Bridgerton | Conheça a série da BBC que inspirou a produção da Netflix

Já se completam quase duas semanas desde que a 2ª temporada de Bridgerton“,  produção viabilizada através de uma parceria entre a Shondaland e a Netflixestreou na plataforma de streaming, e desde então, a série tem estado entre as produções mais assistidas do catálogo em diversos países onde o serviço opera. No Brasil, o drama ainda ocupa o topo do ranking de títulos mais visualizados.

O novo ano da série é uma adaptação do livro O Visconde Que Me Amava“, publicado pela autora norte-americana Julia Quinn no início dos anos 2000. O enredo, então, se debruça sobre o início do relacionamento romântico entre Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) e Kate Sharma (Simone Ashley), personagens cuja relação se inicia através da ideia de um amor proibido.

O que nem todos sabem é que, para além dos livros de Julia Quinn, a série original Bridgerton” é também inspirada em outras produções de sucesso – e dentre todas elas, uma série exibida pela emissora britânica BBC durante os anos 90 se destaca entre as demais. Confira algumas informações sobre o título:

Bridgerton tem a série “Orgulho e Preconceito” (1995) como inspiração

Bridgerton: série da Netflix tem "Orgulho e Preconceito" (1995) como inspiração (Imagem: Reprodução/BBC).
Bridgerton: série da Netflix tem “Orgulho e Preconceito” (1995) como inspiração (Imagem: Reprodução/Netflix/BBC).

Quem conhece os livros de Bridgerton” há mais tempo sabe que a autora Julia Quinn é conhecida como umas das principais herdeiras da tradição literária de Jane Austen, escritora britânica que ganhou o mundo com suas publicações de romance. São inúmeras semelhanças entre as estruturas narrativas utilizadas pelas duas autoras, e diversos livros de Bridgerton” fazem referências diretas a clássicos publicados por Austen, como é o caso da obra Orgulho e Preconceito“.

Uma informação que nem todos os fãs da série sabem é que, para além do livro, uma adaptação televisiva do romance de Jane Austen também inspira a série da NetflixEm uma entrevista concedida ao jornal The Hollywood Reporter durante o último ano, o showrunner da produção da Netflix citou que a série Orgulho e Preconceito” (1995), da BBC, está entre as principais inspirações do drama:

“Eu sempre amei o gênero de época. Existe aquela adaptação de Orgulho e Preconceito da BBC com Colin Firth, com ele saindo da água com sua blusa branca. Eu me lembro de assistir muito aquilo, e aquilo foi inspirador no desenvolvimento da série”.

Bridgerton
Bridgerton: cena da 2ª temporada faz um aceno direto à produção da BBC (Imagem: Reprodução/Netflix/BBC).

A cena citada pelo produtor, inclusive, é referenciada no 5° capítulo da segunda temporada da série, em um momento em que Anthony Bridgerton cai no lago e também sai com uma blusa branca molhada. Em alguns momentos do novo ano, o personagem também zomba de algumas visões que podem ser facialmente associadas ao Sr. Darcy, protagonista da série da BBC.

Conheça “Orgulho e Preconceito”, série da BBC

Orgulho e Preconceito Bridgerton
Adaptação de “Orgulho e Preconceito” marcou a história da TV britânica (Imagem: Divulgação/BBC).

 

Tal como Bridgerton” representa um marco de sucesso para a Netflixa produção Orgulho e Preconceito“, de 1995, também rendeu muitos méritos para o canal britânico BBC. A série, que conta com uma temporada de 6 episódios, foi aclamada pelo público espectador e pela crítica na época, e com isso, garantiu para a produção diversos prêmios renomados, como o BAFTA e o Emmy em categorias técnicas.

Foi a participação nessa série, inclusive, que alavancou a carreira de Colin Firth (O Discurso do Rei; 1917) ao estrelato, garantindo que o ator conseguisse diversos outros papéis de destaque no futuro. Nela, o ator interpreta um dos personagens principais do romance, o Sr. Darcy, que divide tela com a jovem Elizabeth Bennet interpretada por Jennifer Ehle (A Hora Mais Escura; RoboCop).

Bridgerton Orgulho e Preconceito
Colin Firth teve sua carreira consolidada após participação na série “Orgulho e Preconceito” (Imagem: Reprodução/BBC).

A série em questão é uma adaptação fiel do livro de Jane Austen, e acompanha a história das filhas solteiras dos Bennet, uma família rural britânica. Tudo muda quando o Sr. Bingley, um homem de futuro promissor, se muda para a região e se interessa pela irmã Bennet mais velha, Jane. As coisas ficam ainda mais intensas quando Darcy, um amigo arrogante de Bingley, passa a conflitar com a Elizabeth, irmã mais nova dos Bennet, sobre os costumes locais. O que eles não esperavam, talvez, era que esses conflitos pudessem evoluir para outro sentimento.

Apesar de ser considerado um marco na televisão britânica, a série Orgulho e Preconceito“, de 1995, ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil. Usualmente, a maior parte dos conteúdos da BBC acaba integrando o catálogo da Globoplay por aqui, mas no momento de publicação dessa matéria, o título não estava disponível na mesma.

CONFIRA Também:
Bridgerton | 7 detalhes da 2ª temporada que você provavelmente não reparou

E você, já assistiu a 2ª temporada de Bridgerton” na NetflixJá notou referências de outras produções na série original? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a série e todas as outras produções originais da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas nas redes!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar