Bridgerton | Por que Eloise tem dividido a opinião dos fãs da série?

Desde o dia 25 de março, quando a 2ª temporada de Bridgerton” estreou no catálogo da Netflixa série original tem estado no topo do ranking de produções mais assistidas da plataforma de streaming. Focada na história de Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) e Kate Sharma (Simone Ashley), a temporada é uma adaptação do livro O Visconde Que Me Amava”.

Para além do romance principal, um dos núcleos que se destacou bastante no novo ano da série foi o de Eloise Bridgerton (Claudia Jessie), que tem dividido a opinião dos fãs da série nas redes sociais. Sabendo disso, o Sobre Sagas levantou alguns elementos que fazem a personagem dividir tantos pensamentos entre o público. Confira:

Eloise Bridgerton vai de encontro ao romance idílico da série

Bridgerton
Lado contrastante de Eloise pode ser lido como anticlímax (Imagem: Reprodução/Netflix).

O primeiro ponto a ser notado sobre Eloise Bridgerton é que, ao contrário da maioria das mulheres de sua época, ela vai de encontro a essa ideia de um romance idílico, onde se casar com um homem apropriado é uma grande virtude. Durante a 2ª temporada de Bridgerton“, em uma conversa com Kate Sharma (Simone Ashley), ela chega a levantar a possibilidade até mesmo de não se casar um dia.

Esses pensamentos acabam fazendo com que, em determinados arcos, Eloise Bridgerton se contraste com a direção que a própria série está tomando. É como se as regras impostas pela sociedade de Mayfair não encontrassem ressonância na personagem, e enquanto todas as outras acabam se curvando uma hora ou outra para a dinâmica de um mercado de casamentos tradicional, Eloise resiste em ver o matrimônio como uma escolha, e não uma obrigação.

Bridgerton
Na série, Eloise é quem mais se impõe contra as regras do mercado de casamentos (Imagem: Reprodução/Netflix).

Nesse ponto, entra também as expectativas de uma parcela dos fãs da série: ao embarcarem em uma temporada, existem os espectadores que querem ver personagens diversos que compartilham suas formas de ler o mundo. Para aqueles que, assim como Eloise, compartilham ideais de igualdade de gêneros, a ironia e a irreverência da personagem servem como um deleite especial da produção.

Existem, contudo, fãs que ao assistirem Bridgerton” querem embarcar nesse ideário idílico e romântico de um amor de novela, e qualquer elemento que se contraponha à ideia desse amor perfeito (mas irreal) passa a ser visto como uma pedra no sapato. Para esse público, Eloise Bridgerton pode ser lida como uma personagem anticlímax – nesse sentido, Sir Phillip Crane pode ajudar bastante no futuro.

Ironias e personalidade forte

Apesar de agradar muitos, personalidade forte da personagem decepciona alguns espectadores (Imagem: Reprodução/Netflix).

Outro ponto que faz com que Eloise Bridgerton se destaque é sua personalidade forte e sua retórica em contestar outras pessoas com ironia. Não que as outras personagens de “Bridgerton” não apresentam características marcantes e saibam se impor nos momentos corretos, mas Eloise Bridgerton incorpora essa irreverência e não pensa duas vezes antes de expressar o que pensa.

Essa maneira irônica e ácida que a personagem enxerga o mundo e expressa suas opiniões é, novamente, um divisor de água: há quem acredite que, ao fazer isso, Eloise Bridgerton contribui para uma sociedade mais igualitária para as mulheres e inspira suas irmãs mais novas a lutarem pelo que pensam, e também há quem acredite que, em certos pontos, a personagem deveria guardar seus pensamentos para si próprias.

Nesse ponto, Eloise pode ser vista como um trunfo para a produção da série, que certamente é composta por pessoas de viés progressista. O fato de uma personagem tida como feminista causar incômodo em determinadas pessoas pode acrescentar em muito nas reflexões desse público, o que torna “Bridgerton” mais complexa.

Eloise na 2ª temporada de “Bridgerton”

Bridgerton | Por que Eloise tem dividido a opinião dos fãs da série?
Arco de Eloise na 2ª temporada decepcionou alguns fãs do título (Imagem: Reprodução/Netflix).

Para além do seu temperamento forte – marcante desde o primeiro ano da série – algo que tem dividido os fãs de Bridgerton” foi o arco de Eloise durante a 2ª temporada. Como era de se esperar, a personagem segue seu pensamento político e acaba participando das reuniões de grupos reacionários no novo ano do título, mas é sua relação com sua amiga Penélope que tem dividido a opinião entre os fãs.

Ao se tratar desse núcleo, a personagem não apenas vai de encontro ao que é apresentado pelos livros da saga, mas em alguns momentos acaba sendo contraditória com o que ela acredita. E essa contradição se apresenta, algumas vezes, na rivalidade feminina estabelecida entre ela e Penélope durante a 2ª temporada – mais especificamente no final da série.

Tal como Eloise, a personagem Penelope Featherington também enxerga o mundo de forma diferente, e apesar do seu caráter menos reacionário, ela também é uma vítima de uma sociedade patriarcal. Mesmo que tenha escondido sua identidade e exposto Eloise em relação aos seus encontros com rebeldes, há quem questione se o conflito entre as duas ao final da 2ª temporada encontra respaldo no que a série tem apresentado em suas personalidades até então.

Certamente existe o público que – ciente de como as ações de Penélope afetaram Eloise – acredita nas motivações de Eloise ao ser ríspida com sua melhor amiga. Mas existe também o público que acredita que, sendo uma mulher madura e com consciência social, Eloise lidaria de forma mais evoluída com a situação. Esse veredito, entretanto, fica agendado para as temporadas futuras da série, que devem embasar melhor as ações da personagem.

CONFIRA Também:
Bridgerton | Por que a 2ª temporada tem dividido opiniões entre os fãs?

E você, faz parte do time que gosta ou não de Eloise Bridgerton? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a personagem e o futuro de Bridgerton“, fiquem constantemente ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar