Capa para Facebook – Dicas para Fazer sua Capa: dimensões, limites e muito mais!

A capa para o Facebook, em inglês chamada “cover” ou “banner”,  é um detalhe muito importante para sua página, seu perfil ou seu grupo. Ela é a primeira coisa que o usuário vai ver ao acessar seu perfil.

No artigo de hoje, daremos algumas dicas para você criar uma capa decente no Facebook! Veja por que ela é importante,  descubra quais as dimensões recomendadas e muito mais!

Por que a capa é tão importante?

A capa da sua página, do seu perfil ou do seu grupo no Facebook é muito importante. Na hora de personalizar a aparência da página, nem todos dão à capa a sua devida atenção.

A capa do Facebook é importante porque ela é, geralmente, a primeira coisa que o usuário vai ver acessar sua página. Seja na versão de desktop, seja na versão mobile.

 

O conteúdo da sua página pode até ser excelente. Porém, não tendo uma capa bonita e com as dimensões corretas, você dificilmente atrairá novos seguidores, pois causará uma má impressão logo de cara.

Aquela ideia de que não se pode julgar o livro pela capa pode até ser válida para outras coisas. Porém, seus seguidores certamente construirão suas primeiras impressões através da capa da sua página!

Dimensões da capa para o Facebook

Na hora de criar sua capa para o Facebook, é preciso ter em mente as dimensões recomendadas pela própria rede social. E essas dimensões variam de acordo com a finalidade da capa: se ela é para um perfil pessoal, para uma página ou para um grupo no Facebook.

Confira a seguir quais são as dimensões dos diferentes tipos de capa para o Facebook:

  • Capa para perfil pessoal no Facebook: 851 pixels de largura e 315 pixels de altura
  • Capa para página no Facebook: 820 pixels de largura e 312 pixels de altura
  • Para grupo no Facebook: 820 pixels de largura e 428 pixels de altura
  • Para dispositivos mobile, as dimensões recomendadas são:  640 pixels de largura e 380 pixels de altura*

*Você não necessariamente precisa criar uma capa específica para desktop e outra específica para mobile. Isso porque o ajuste é automático. Criando uma capa com as dimensões recomendadas, as chances de ela ser automaticamente redimensionada para a versão mobile são grandes.

Dicas para criar capas para o Facebook

Neste artigo, não focaremos em dicas técnicas e específicas de design. Caso você não tenha nenhuma familiaridade com design gráfico, recomendamos que você invista algum dinheiro na contratação de alguém especializado nisso. É um investimento bastante válido, já que a capa é bastante importante, como vimos anteriormente.

Em vez disso, daremos algumas dicas mais genéricas, que podem ser até mesmo óbvias, mas que nem todos têm em mente na hora de criar capas para o Facebook. Confira as dicas a seguir!

Inclua a sua marca na capa

Pode parecer óbvio, mas nem todos fazem isso: incluir a marca da empresa, do estúdio, do artista etc. na capa. Você pode, por exemplo, incluir um logo, uma foto do estabelecimento ou até mesmo utilizar as cores da sua empresa na capa.

Por exemplo, se as pessoas conhecem sua empresa ou o seu produto pelas cores vermelha e branca, utilize bastante estas cores em sua capa.

Já conhece o recurso de Stories do Facebook? Conheça aqui como funcionam os Stories no Facebook!

Certifique-se de que sua capa esteja OK nos dispositivos mobile

Embora o ajuste da capa para os dispositivos mobile seja automático, nem sempre a capa fica OK no celular ou no tablet. Muitas vezes, no processo de transição de uma plataforma para outra, a capa perde qualidade, fica desorganizada, informações importantes ficam escondidas etc..

Recomendamos, portanto, que você teste ao máximo a aparência da sua capa em dispositivos mobile. Isso porque aproximadamente 96% dos usuários do Facebook acessam a plataforma por dispositivos mobile. Ou seja, é importantíssimo atender este público!

Certifique-se de que o conteúdo da sua capa esteja na “safe zone”

A “safe zone” é a área visível tanto na versão de desktop quanto na versão mobile. É onde você pode incluir as informações, os dados, os contatos, o logo etc., pois nada será perdido ao se passar de uma plataforma para outra.

Confira abaixo uma representação simples de onde está localizada a chamada “safe zone” da capa do Facebook.

A parte branca da imagem acima é a chamada “safe zone”, ou seja, a zona segura onde você pode incluir as informações da sua capa. Sua capa perderá tudo o que está dentro das áreas alaranjadas.

Portanto, não inclua informações importantes nas partes que estão para fora da área branca!

Gostou das dicas? Pois conte para a gente o que você achou delas aqui nos comentários! Além disso, clique aqui e confira a nossa seção exclusiva com notícias, artigos e tutoriais relacionados a redes sociais!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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