Carteira de Trabalho Digital – Como funciona? Como fazer?

Esse tutorial do Tech News Brasil explicará a você o que é e como fazer uma carteira de trabalho digital!

Nos últimos anos, a Carteira de Trabalho Digital tem se tornado algo cada vez mais importante e mais comum na vida dos trabalhadores, servindo como alternativa à carteira impressa. E, se você já tem algum contato com o mercado do trabalho, você sabe que ter uma carteira de trabalho é algo muito importante. Essa matéria do Tech News Brasil explicará para você todos os detalhes importantes sobre a carteira de trabalho digital.

O que é uma Carteira de Trabalho?

Uma carteira de trabalho é um documento de alta importância utilizado para documentar e comprovar quando uma pessoa está trabalhando ou quando ela consegue um novo emprego. Nela são gravadas as seguintes informações da vida profissional de um trabalhador: seu cargo, data de contrato, férias, salário etc.

A carteira de trabalho foi criada em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome Carteira Profissional. Durante a época da sua criação, o Brasil estava tendo uma grande atividade industrial crescente, então a carteira de trabalho foi criada para passar a regulamentar a vida dos trabalhadores no comércio e na indústria, sendo assim mais fácil garantir os direitos profissionais dos trabalhadores.

Em 1969, a Carteira Profissional passou a ser chamada Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, com a finalidade de atualizar e modernizar o documento, pois a carteira possui várias informações sobre a vida do trabalhador. Com isso, outros documentos, como a Carteira de Trabalho do Menor, a Carteira Profissional do Trabalhador Rural e a própria Carteira Profissional foram unidas em uma só.

Carteira de Trabalho Digital - Como funciona? Como fazer? (Imagem: Reprodução/ Escobar Advogados)
Carteira de Trabalho Digital – Como funciona? Como fazer? (Imagem: Reprodução/ Escobar Advogados)

Por que a Carteira de Trabalho Digital foi criada?

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, existe desde 2017, mas só em 2019 que ela se tornou oficialmente uma alternativa à CTPS física, graças à Lei da Liberdade Econômica, que foi criada para aumentar a liberdade de empreendedorismo no Brasil. A CTPS digital também faz parte do plano do governo de digitalizar alguns processos, tornando o acesso às informações do trabalhador mais rápido.

Antes da criação da CTPS digital, um dos problemas que os portadores da CTPS física relatavam era que, com o passar do tempo, acabava sendo necessário solicitar uma segunda via da carteira devido à falta de espaço para preencher as informações, por causa da deterioração do documento ou até mesmo caso ela fosse perdida.

Pelo fato das informações do trabalhador estarem anotadas somente na carteira e na empresa que ele trabalha, o trabalhador precisava ir até a empresa para recuperar seus dados. E, nas empresas, o problema mais relatado era o grande fluxo de carteiras, pois era necessário recolher o documento para fazer qualquer alteração nele. Quando a CTPS foi criada, a integração de informações facilitou o processo de alteração dos dados.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

Além das regras impostas pela Lei da Liberdade Econômica, a Portaria N° 1065 também impõe regras sobre o funcionamento da CTPS digital. Segundo a portaria, todas as pessoas registradas no CPF (cadastro de pessoas físicas) possuem uma carteira de trabalho digital, sendo necessária somente a sua ativação.

Assim que a carteira de trabalho digital for ativada, o trabalhador terá acesso às suas informações pelo aplicativo no celular ou pelo site do governo. E, ao contrário da CTPS física, a digital não possui um número específico, fazendo com que a empresa possa fazer alterações utilizando somente o CPF do indivíduo.

Você deverá ter um cadastro no site do governo para ter acesso à sua CTPS digital. Ao acessá-lo siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site e clique em “obter carteira de trabalho”;
  2. Você deverá inserir seu CPF e sua senha;
  3. Você terá algumas opções na tela, clique em “Carteira de Trabalho Digital”;
  4. Em seguida, você será direcionado para um questionário com 5 perguntas sobre a sua vida como trabalhador;
  5. Após ter respondido o questionário, você receberá uma senha temporária para a CTPS digital, que deverá ser trocada após o primeiro uso;
  6. Após a conclusão do cadastro, você poderá conferir a sua carteira pelo aplicativo ou pelo site servicos.mte.gov.br.

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Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

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