CD Projekt Red – Empresa adota novas medidas após o fracasso de Cyberpunk 2077

Nesta terça-feira (30), a CD Projekt Red anunciou diversas novas estratégias para o futuro da empresa após o grande fracasso que foi o lançamento de Cyberpunk 2077 em dezembro do ano passado.

A fim de evitar outro desastre causado pelo hype desenfreado, como aconteceu com Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red anunciou que vai investir bem menos no marketing para o lançamento de seus próximos jogos.

De acordo com a empresa, agora, as campanhas de marketing só vão começar quando o jogo estiver em seus estágios finais de desenvolvimento, ou seja, quando os títulos estiverem quase pronto para chegar ao mercado.

Além disso, a CD Projekt Red também anunciou a sua intenção de começar a trabalhar em dois títulos AAA para duas franquias diferentes ao mesmo tempo. A ideia é a de começar o desenvolvimento simultâneo em 2022; para isso, a empresa já está contratando uma grande leva de novos funcionários.

Para facilitar o desenvolvimento dos próximos jogos, o motor gráfico da empresa (Red Engine) receberá diversas mudanças. Por exemplo, agora, todos os sistemas do motor serão centralizados, ou seja, recursos como o comportamento dinâmico dos NPCs podem facilmente ser transferidos de um jogo para outro.

Dessa forma, as equipes da companhia conseguem compartilhar experiências e ideias entre si, mesmo trabalhando em jogos diferentes. Isso com certeza vai facilitar a vida dos funcionários durante o desenvolvimento dos próximos jogos.

CD Projekt Red anuncia novas estratégias após o fracasso de Cyberpunk 2077
CD Projekt Red anuncia que pretende trabalhar em dois títulos ao mesmo tempo (Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

Empresa pretende expandir as suas franquias

Outro ponto importante ressaltado pela empresa é a sua intenção de expandir ainda mais as suas franquias.

O plano da empresa é de transformar tanto The Witcher quanto Cyberpunk em marcas universais. Ou seja, adaptar essas franquias em diferentes tipos de mídia, como, por exemplo, jogos mobile, adaptações cinematográficas, animes, action figures, livros, etc.

Com uma série live-action na Netflix, diversos jogos spin-off como Thronebreaker e  um jogo de cartas online competitivo chamado Gwent, a franquia The Witcher já segue esse caminho há um bom tempo.

Para desenvolver ainda mais a marca “The Witcher”, a CD Projekt Red já preparou diversas novidades. Entre elas, um novo jogo mobile chamado The Witcher: Monster Slayer, que permite que os jogadores cacem e matem os monstros mais icônicos da franquia pelas ruas da cidade, bem parecido com Pokemon Go. O jogo ainda não possuí uma data de lançamento.

A intenção da empresa é fazer com que Cyberpunk 2077 siga o mesmo caminho que The Witcher. Para isso, a empresa já confirmou um anime baseado no universo de Cyberpunk produzido pela Netflix. Além disso, podemos aguardar diversos jogos spin-off e até um modo multiplayer para a franquia, embora tudo indique ele não seja lançado.

Entretanto, a empresa ressalta que sua filosofia de desenvolvimentos de jogos continua a mesma. Ou seja, foco total na experiência RPG e em narrativas complexas e envolventes para os seus jogos single-player.

CD Projekt está focada em consertar Cyberpunk 2077

Apesar de seus diversos planos para o futuro da empresa e de suas franquias, o foco principal da CD Projekt Red para 2021 é o de consertar Cyberpunk 2077.

De acordo com o comunicado, todos os funcionários da empresa estão focados em arrumar os problemas do jogo e no desenvolvimentos das DLCs gratuitas. A prioridade máxima da CD Projekt Red é a de cumprir todos as promessas feitas para o jogo em 2021.

Dessa forma, ontem mesmo a empresa lançou o Patch 1.2 para Cyberpunk 2077. A atualização gigantesca pesa cerca de 33 GB e possuí mais de 500 correções de bugs e melhorias para o jogo.

Mas, mesmo assim, a atualização ainda não foi o suficiente para arrumar o jogo 100%, e diversos bugs ainda permanecem no game. Além disso, Cyberpunk 2077 ainda continua extremamente instável nos consoles e ainda não temos previsão de quanto o jogo voltará a ser vendido na PS Store.

Apesar de faltar muita coisa para arrumar em Cyberpunk 2077, a empresa se mostra otimista e dedicada em frente aos desafios.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: IGN e The Verge

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário