Celular desliga sozinho? Veja o que pode ser e como resolver

Atualmente, os smartphones são parte essencial da nossa vida, trazendo diversas ferramentas que facilitam o dia-a-dia. Por isso, quando eles começam a apresentar defeitos, pode ser uma dor de cabeça. Um dos problemas mais comuns é quando o celular desliga sozinho, sem nenhuma razão aparente.

Nesse caso, existem algumas razões que podem levar a esse desligamento, e algumas delas você pode resolver facilmente. Para outras, porém, pode ser mais indicado levar o aparelho numa assistência técnica. Confira a seguir as causas mais comuns para celular que desliga sozinho e o que fazer em cada uma delas.

celular desliga sozinho o que fazer

Bateria

Com o passar do tempo, os smartphones têm cada vez mais recursos e ferramentas mais poderosas. Como consequência, é preciso uma bateria cada vez maior para fornecer energia para todas estas ferramentas, sendo uma parte essencial para o funcionamento dos dispositivos. 

Por isso, quando esta não consegue fornecer energia suficiente ou do modo correto para o sistema, o celular pode desligar. Uma das soluções para isso é simplesmente carregar o aparelho, por pelo menos uma hora. Caso o celular não pareça estar carregando, pode-se tentar uma tomada diferente, ou então tentar outro carregador. 

Se essas ações ainda não resolverem, o problema pode estar no próprio aparelho. Uma opção é que a entrada de energia, onde se conecta o cabo do carregador esteja com algum problema. Por outro lado, o problema pode estar na própria bateria, caso em que a solução seria substituí-la. Para ambas, o mais indicado é pedir a ajuda de um profissional da assistência técnica.

Sistema

Além da bateria, outra questão que pode causar o desligamento inesperado dos smartphones são bugs e glitches de software. Estes podem causar instabilidade e lentidão no sistema, além de drenar a bateria mais do que o necessário.

Por isso, as empresas de smartphone como Samsung, Apple e Google estão continuamente trabalhando para trazer atualizações que resolvam estes problemas. Dessa forma, uma solução para este problema é garantir que o seu celular esteja com a última versão do sistema disponível.

Para conferir se há updates, abra o menu de configurações e clique na opção “Atualizações do Sistema”. Em seguida, selecione “Verificação de Atualizações”.

Botão de Energia

Um defeito simples que pode estar causando o desligamento de seu smartphone é no botão de energia. Este, que é usado para bloquear a tela, ligar, desligar ou reiniciar o aparelho, pode estar com algum mau contato, mau posicionado ou com alguma sujeira pressionando o botão constantemente. 

Dessa forma, como os celulares são programados para reiniciar após alguns segundos segurando o botão, o sistema pode estar recebendo o comando para desligar ou reiniciar. 

Nesse caso, uma solução é verificar se a capinha do celular tem o tamanho adequado, está bem colocada e limpa. Se este não for o problema, o defeito pode estar no próprio botão, e o indicado é levar o aparelho para uma assistência técnica. 

Memória e CPU

A memória e o CPU são as peças que funcionam como o cérebro do smartphone. Porém, elas têm capacidade limitada para processar informações e rodar aplicativos. Dessa forma, caso seu celular desligue enquanto você está tentando jogar algo ou usar algum aplicativo específico, o problema pode ser esse. 

Nessa situação, a solução é limitar o uso de aplicativos simultâneos, limpar a memória recente de aplicativos ou tentar rodar os jogos em configurações mais baixas. Outra opção é identificar o aplicativo que está causando o problema e desinstalá-lo. 

Há ainda uma outra opção que você pode tentar em casa, que é restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. Para isso, é aconselhável fazer um backup dos seus dados antes, já que o processo apagará todos os seus arquivos e aplicativos do celular. Em seguida, acesse o menu de configurações, vá até “Sistema” e então “Opções de Redefinição”. Por último, clique em “Redefinição de Fábrica”. 

Leia também: Galaxy S22 já tem data de lançamento confirmada pela Samsung

Fonte: Android Central

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário