Chapéu Seletor | De quais casas de Hogwarts seriam esses personagens?

Uma das franquias cinematográficas de maior sucesso da história do cinema está completando 20 anos de lançamento em 2021! O filme Harry Potter e a Pedra Filosofal“, que estreou nos cinemas brasileiros em novembro de 2001, foi capaz de levar milhares de telespectadores aos cinemas e reunir uma legião de fãs que acompanharam cada ano de Harry Potter em Hogwarts.

Quem já conhece a estrutura da escola de magia e bruxaria e o enredo da franquia sabe que, assim que chegam no castelo, os alunos de Hogwarts são selecionados para quatro casas distintas pelo Chapéu Seletor, artefato mágico capaz de ler os principais traços de personalidade dos alunos. As quatro casas, são: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa.

Para comemorar os 20 anos da franquia nos cinemas, o Sobre Sagas resolveu personificar o Chapéu Seletor e selecionar personagens importantes de diferentes sagas para as casas de Hogwarts. Confira:

Katniss (Jogos Vorazes): Grifinória

Katniss Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Katniss Everdeen: protagonista de “Jogos Vorazes” seria selecionada para a Grifinória (Imagem: Divulgação/Lionsgate).

Por ser uma personagem tão complexa quanto os demais dessa lista, é claro que Katniss Everdeen, a protagonista de Jogos Vorazes“, apresenta características que a enquadrariam em diversas casas de Hogwarts. Uma que se faz constante em todo o desenvolvimento de sua trajetória, entretanto, é a coragem.

Desde que sua irmã foi selecionada para participar da 74ª edição dos jogos, Katniss abriu mão de todos os seus medos e convicções para substituí-la na brutal concepção. Em todas as outras vezes que a coragem da personagem foi colocada em risco – seja para enfrentar a tirania do Snow ou para acertar uma flecha em Alma Coin – a protagonista não titubeou em escolher o que acha certo. É por esse motivo que ela seria selecionada para a Grifinória, a casa da bravura.

Bella (Crepúsculo): Lufa-lufa

Katniss Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Bella Swan é um belo exemplo de uma estudante da Lufa-lufa (Imagem: Reprodução/Summit).

Isabella Swan, a protagonista da saga de livros Crepúsculo”, é uma das personagens cujo arco de amadurecimento é um dos mais evidentes dessa lista. Da garota insegura que se apaixona por Edward até a mãe capaz de tudo para defender sua filha, uma das características que mais ressaltam à personalidade de Bella é o valor que ela dá para as pessoas que ama.

Durante todo seu desenvolvimento, é possível perceber que tudo que a personagem mais quer é ter uma vida feliz com as pessoas que gosta. Seja um vampiro comprometido com uma dieta vegetariana ou um lobisomem de proporções monstruosas, a personagem é sempre leal aos seus princípios e tenta – em todas as ocasiões – dar o seu melhor para aqueles que a rodeiam. São por esse motivos que a casa Lufa-Lufa seria o lar da personagem.

Annabeth (Percy Jackson): Corvinal

Katniss Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Annabeth Chase, filha da deusa da sabedoria, seria facilmente selecionada para a Corvinal (Imagem: Reprodução/Viria)

Essa discussão já rendeu muito conteúdo para os fãs de Percy Jackson. Isso porque, tal como Hermione Granger, em diversos momentos a coragem e a bravura de Annabeth Chase sobressaem-se frente às suas características natas de uma Corvina legítima por nascimento, já que é filha de ninguém menos que a própria Atena, deusa da sabedoria.

O que define Annabeth como uma integrante da Corvinal, entretanto, vai além do seu vasto conhecimento sobre teorias e estratégias de batalha: sua mente e espírito sem limites – o que fez com que ela se tornasse uma talentosa arquiteta – teriam impressionado a própria Rowena Corvinal. Com uma filha de Atena em seu corpo, a casa da águia não passaria sufoco na competição pela Taça da Casas.

Cersei (Game of Thrones): Sonserina

Katniss Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Cersei Lannister, a rainha dos Sete Reinos, faria sucesso em sua passagem pela casa Sonseria (Imagem: Divulgação/HBO).

É difícil pensar na ambição e na sede pelo poder dos Lannister sem se lembrar da Sonserina, lar daqueles que fazem o que é necessário para alcançar seus objetivos. Essa seria, inclusive, uma descrição perfeita da personagem Cersei Lannister, da série original Game of Thrones“.

Durante todas as oito temporadas do drama, Cersei provou ser uma pessoa capaz de tudo – até cometer crimes – para proteger aqueles que ama e manter-se no poder. Apesar de ser constantemente esnobada pelos homens que a rodeiam, como Robert Baratheon Tywin Lannister, a jovem leoa conseguiu se manter viva e no olho do poder de Westeros por diversos anos, sendo a última rainha viva a sentar no Trono de Ferro. Por essas e mais outras, Cersei ganharia destaque na casa da serpente.

Frodo (O Senhor dos Anéis): Grifinória

Katniss Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Frodo Bolseiro seria integrante da Grifinória caso fosse para Hogwarts (Imagem: Divulgação/WB).

É preciso de muita coragem para que, sendo uma das menores criaturas que existem, um hobbit do condado deixe sua pacata vida para trás na tentativa de salvar a todos que habitam na Terra Média. A coragem e a bravura de Frodo Bolseiro marcou a história da literatura fantástica após sua jornada como protetor do Um Anel, onde habita um pedaço da alma de um vilão capaz de destruir tudo aquilo que existe.

Em todos os momentos que foi colocado à prova, Frodo Bolseiro não hesitou em carregar seu fardo e cumprir a missão que lhe foi dada. Apesar de seu companheirismo e altruísmo serem exemplo até para os lufanos natos, não há outro lugar em Hogwarts melhor para Frodo do que a casa dos bravos e corajosos.

Peeta (Jogos Vorazes): Lufa-lufa

Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Peeta Mellark seria um excelente exemplo de estudante da Lufa-lufa (Imagem: Divulgação/Lionsgate).

Ao lado da bravura heroica de Katniss Everdeen, sempre existiu alguém que apoiou e se colocou na frente dela até mesmo nos momentos mais difíceis. Não há, portanto, outras palavras melhores para descrever Peeta Mellark do que leal e companheiro.

Desde o início da saga, o altruísmo e a capacidade de se colocar no lugar dos outros foram características inerente ao Peeta, que também sempre buscou aquilo que os lufanos mais estimam: a paz e o sossego ao lado daqueles que ama. É por esse motivo – e diversos outros – que o jovem padeiro encontraria os seus na casa do texugo.

Carlisle (Crepúsculo): Corvinal

Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Carlisle Cullen e toda a sua experiência de vida encontrariam lugar na Sonseria (Imagem: Divulgação/Summit).

É claro que o fato de ter vivido centena de anos contribui bastante para o amadurecimento de qualquer personagem – e que inteligência e estratégia seria o mínimo a se esperar do líder do clã dos Cullen. Para além do seu conhecimento técnico, que faz o experiente Carlisle lidar bem dom diversas situações cotidianas, o vampiro sempre se destacou por sua sabedoria e espírito sem limites frente às situações que lhe foram impostas. São por esses motivos que o vampiro encontraria um lar perfeito na Corvinal.

Coriolanus Snow (Jogos Vorazes): Sonserina

 Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Coriolanus Snow, o futuro presidente de PANEM, é um ótimo exemplo de aluno da Sonserina (Imagem: Divulgação/EW).

Uma das principais conquistas dos fãs de Jogos Vorazes no último ano foi, inquestionavelmente, o livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes“, obra spin-off que conta a história de origem de Coriolanus Snow. É nesse livro que os fãs da franquia tiveram a oportunidade de conhecer alguns acontecimentos que levaram o futuro presidente ao auge de sua ambição e sede pelo poder.

O mesmo acontece na trilogia de Jogos Vorazes“, onde o presidente consegue suprimir todas as suas emoções humanas na tentativa de manter-se no poder e garantir a manutenção de um sistema que explora algumas classes enquanto outras vivem de luxos e regalias. É inquestionável, portanto, que se fosse um bruxo, Snow  ganharia destaque como um dos alunos da Casa da Serpente.

Pedro Pevensie (Nárnia): Grifinória

O Rei Pedro, o Magnífico, faria parte da casa Grifinória caso fosse para Hogwarts (Imagem: Divulgação/Disney).

Desde que foi introduzido, em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa“, Pedro Pevensie se viu em frente a um desafio duplo: além de explorar um universo completamente novo, cujas premissas ainda eram desconhecidas por ele, Pedro era também o responsável por garantir a segurança e a união dos seus irmãos. Sua coragem e bravura, portanto, foram elementos sempre presentes em sua personalidade de guerreiro.

Foram inúmeras as vezes que, frente aos seus inimigos, Pedro Pevensie não hesitou em seguir pelo caminho mais árduo para proteger aqueles que amam. Sua lealdade a Aslam e ao trono de Nárnia também foram traços que marcaram sua vida desde suas primeiras descobertas até o título de Rei Pedro, o Magnífico“. É por essa e por outras que ele seria um excelente exemplar de grifino.

Grover (Percy Jackson): Lufa-lufa

Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Grover Underwood, o sátiro da saga “Percy Jackson”, seria selecionado para a Lufa-lufa (Imagem: Divulgação/Viria)

De todos os membros dessa lista, poucos personagens seria um exemplo melhor de amizade e lealdade do que Grover Underwood, sátiro que desde O Ladrão de Raios” fez de tudo o que estava a seu alcance para proteger o jovem Percy Jackson e todos aqueles que ama.

Apesar de sua obstinação natural pelo meio ambiente e da coragem para enfrentar seus inimigos – o que também o colocariam como um bom membro da Grifinória – não haveria outro lugar melhor para Grover do que a Lufa-Lufa, casa onde moram as pessoas leais e honradas, cujos sensos de justiça e de lealdade sempre foram elementos centrais nos desenvolvimentos.

Ciri (The Witcher): Corvinal

Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
Princesa Cirilla de Cintra seria selecionada para a Corvinal caso fosse para Hogwarts (Imagem: Divulgação/Netflix).

Uma das personagens de maior destaque na saga de livros The Witcher” é a Princesa Cirilla, interpretada por Freya Allen na série da Netflix. Tal como boa parte dos nomes dessa lista, Ciri é uma das personagens cuja complexidade torna difícil encaixá-la em uma única casa, mas seu espírito sem limites e destreza para lidar com situações difíceis certamente a enquadrariam facilmente na Corvinal, casa que recebe os estudantes com a mente aberta e que veem na sabedoria uma resposta para todos os seus conflitos.

Jack Sparrow (Piratas do Caribe): Sonserina

Sagas Hogwarts Chapéu Seletor
O Capitão Jack Sparrow seria um dos grandes nomes da Sonserina, caso fosse para Hogwarts (Imagem: Divulgação/Disney).

Desde que o primeiro filme da franquia foi lançado, um dos principais motivos para o sucesso de Piratas do Caribe” tem nome e sobrenome: Jack Sparrow. Com toda sua ironia e trejeitos marcados por uma caracterização impecável, o jovem pirata muitas vezes colocou seus objetivos na frente do de outras pessoas, o que fez com que ele coletasse uma longa lista de tesouros e uma lista mais longa ainda de  inimigos.

Para se manter vivo, Jack Sparrow teve que apostar sempre em sua ambição nata de um comandante pirata para alcançar conquistas ainda maiores. Além disso, o capitão nunca hesitou em abrir mão de alguns bens – ou até amigos – para atingir seus objetivos. É por esse motivo que, sem sombra de dúvidas, o jovem Jack seria um dos membros de destaque da Sonserina.

Thomas (Maze Runner): Grifinória

Thomas, o protagonista de “Maze Runner”, seria um estudante da Grifinória (Imagem: Divulgação/Fox).

Outro nome dessa lista que se destaca pela sua coragem e bravura é o Thomas, que inclusive se aproxima bastante do jovem Harry Potter em alguns pontos – como o fato de estar constantemente perdido. O amadurecimento do personagem, entretanto, faz com que ele utilize estratégia e coragem para solucionar conflitos cada vez mais desafiadores do enredo. Apesar de também apresentar característica de um bom Corvino, os traços principais da personalidade do garoto certamente o enquadrariam bem na Casa do Leão.

Sam (O Senhor dos Anéis): Lufa-lufa

O companheirismo e a lealdade de Samwise o colocariam como membro da Lufa-lufa (Imagem: Divulgação/Warner Bros).

É impossível pensar em Frodo Bolseiro, o protagonista de O Senhor dos Anéis“, sem imaginar na figura de um amigo que, independente da situação, manteve-se sempre ao seu lado. Já se sabe que todo hobbit, por definiam, nutre um valor excessivo pela paz, pelo sossego e pelos bons momentos ao lado de quem ama – o que colocaria quase todo o Condado na Lufa-Lufa. Samwise Gamgee, entretanto, vai além.

Seu amor pelo que acredita e altruísmo fez com que herói colocasse de lado seu próprio orgulho e crenças por diversas vezes. Foi isso, inclusive, que garantiu que ele levasse Frodo aos confins de Mordor mesmo quando o personagem estava possuído pelo Um Anel e convencido a deixar Sam de lado. A próprioa Helga se orgulharia de ter alguém como Samwise Gamgee em sua casa.

Sherlock (Sherlock Holmes): Corvinal

O detetive Sherlock Holmes faria parte da casa Corvinal em Hogwarts (Imagem: Divulgação/BBC).

Outro personagem de sagas que certamente ganharia um destaque imenso na Casa da Águia seria o famoso detetive Sherlock Holmes. Para além de sua intuição fantástica – baseada em centenas de livros e experiências com diversas culturas – o pensar fora da caixa sempre foi uma das marcas registradas do famoso detetive, que marcou a história da literatura de ficção. Seu espírito sem limites e seu pensamento dedutivo certamente o enquadrariam como um corvino de renome.

Edmundo (Nárnia): Sonserina

A ambição de Edmundo certamente o colocaria na Sonserina, caso fosse para Hogwarts (Imagem: Divulgação/Disney).

Um dos arcos de amadurecimento mais chamativos de As Crônicas de Nárnia” é, inquestionavelmente, o do personagem Edmundo Pevensie, que conhece o universo em “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupas” e se torna, posteriormente, o Rei Edmundo, O Justo.

Uma das características que marcam o personagem é sua ambição e o seu desejo por sempre descobrir novas coisas e coletar conquistas. São essas características, inclusive, que fazem com que ele seja manipulado pela Feiticeira Branca e se vire contra seus próprios irmãos. Posteriormente, o herói chega a ser arrepender de suas ações, mas a astúcia e a ambição que o levaram até ali ainda ficam marcados em sua personalidade, o definindo como um perfeito sonserino.

Um outro filme que você pode acompanhar e gostar se já tem interesse pelo universo de Harry Potter, é: Monstros Fantásticos e Onde Habitam!

CONFIRA Também:
Harry Potter | Atores retornam para Hogwarts em teaser do especial de 20 anos

E você, concorda com as definições de nosso Chapéu Seletor? Ou mandaria algum desses alunos para uma casa diferente? Compartilhe suas opiniões com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre o universo Harry Potter e suas sagas preferidas, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar