Chrome 71 que combate anúncios abusivos foi liberado para desktops

A equipe do Google Chrome anunciou na última terça-feira, dia 04 de dezembro de 2018, a liberação da versão 71 do Chrome para desktops Windows, Mac e Linux, e que de acordo com o anuncio conta com várias correções e melhorias.

A principal novidade que foi implementada ao Chrome 71 tem o intuito de que o navegador bloqueie publicidade em sites com anúncios abusivos.

O Google classifica uma experiencia como abusiva quando apresenta mensagens falsas, áreas de clique inesperadas, comportamento enganoso do site, phishing, redirecionamento automático, cursor do mouse e malware ou software indesejado.

O Chrome já estava trabalhando para combater redirecionamentos de sites indesejados que resultam em experiências de usuário ruins e inseguras, mas agora o navegador será mais drástico com os sites que utilizam publicidade abusiva.

Sites que forem identificados com anúncios abusivos serão notificados e o proprietário terá um prazo de 30 dias para modificar seu site, no entanto se o proprietário não remover os anúncios abusivos, o Chrome irá bloquear todos os anúncios no site, independentemente de serem classificados como abusivos ou não.

O navegador também exibirá um alerta na tela, aviso de faturamento, sempre que sites que exigirem pagamentos não anunciarem claramente que uma transação paga será efetuada. Além disso, o Chrome inseriu algumas regras da API de áudio da Web no Chrome 71, que tem o objetivo de dificultar que sites utilizem autoplay em vídeos logo que o usuário acesse o endereço.

O Chrome 71 já está disponível para desktops e uma versão para Android foi lançado e estará  disponível no Google Play  ao longo das próximas semanas.

Fontes: Chrome Releases, 9TO5Google e Support Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário