Clubhouse: conheça a nova rede social de conversas por voz

O Clubhouse é a nova rede social que promete competir com gigantes como Facebook e Twitter. Mas você sabe como a plataforma funciona?

Atualmente, a rede social ganhou holofotes com a participação de figuras como Elon Musk, Oprah Winfrey e até mesmo Mark Zuckerberg, tem um foco no compartilhamento de mensagens de voz. Saiba mais!

Clubhouse
Clubhouse: saiba mais sobre a rede social do momento (Imagem: Reprodução/Unsplash)

O Clubhouse: como funciona?

Lançado em maio do ano passado, o Clubhouse foi criado por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davison, empresário do Vale do Silício. Contudo, a rede social só ganhou força a partir de dezembro.

Apesar de ser uma rede social como qualquer outra, o diferencial está na comunicação. Isto é, as interações na plataforma são feitas por áudio.

Assim, depois de acessar o aplicativo – que só pode ser feito por meio de convite – o usuário preenche seu perfil pessoal. Em seguida, é possível seguir para “tópicos de interesse”.

Coma  seleção dos tópicos, a plataforma vai sugerir grupos de bate-papo relacionados aos interesses do usuário.

Podcast interativo

Em resumo, o Clubhouse funciona como um verdadeiro podcast aberto e interativo. Com os grupos de bate-papo, a rede social permite a interação entre diversas pessoas através de mensagens de voz.

Assim, é possível discutir sobre os assuntos de interesse com quem faça parte daquele grupo. Além disso, o usuário pode criar grupos particulares, fechados apenas para convidados.

Vale destacar que tudo acontece 100% por voz, mas é estritamente proibido gravar as conversas dos grupos. Os áudios enviados à plataforma não ficam armazenados, e são excluídos com o tempo.

Rede social tem grupos que vão de assuntos do momento até networking (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Descontração e networking

Com isso, o Clubhouse abre espaço para conversas dos mais variados tipos. Isto é, além de conversas sobre assuntos do momento, os grupos também discutem sobre trabalho e networking.

Assim, além de um espaço de descontração, o Clubhouse também serve como uma plataforma para uso profissional. As salas do app podem chegar a mais de cinco mil participantes simultâneos.

Isso tudo com o controle do criador do bate-papo, que pode autorizar o uso de microfones dos participantes e permitir ou não a entrada de mais usuários.

Clubhouse: do anonimato ao topo

Mas ao que se deve o recente sucesso do Clubhouse? O que fez da plataforma uma desconhecida uma das mais faladas atualmente?

Só para se ter ideia, à época do seu lançamento, em maio de 2020, a rede social contava com 1,5 mil usuários.

Contudo, segundo o The Guardian, o ponto de virada do app foi com a participação de Elon Musk. O dono da Tesla e da SpaceX entrou na rede social para um bate-papo com Vlad Tenev, CEO do Robinhood,

Dessa forma, a plataforma alcançou muito mais pessoas, e conta, atualmente, com mais de 600 mil usuários.

Como fazer parte da nova rede social?

Mas como fazer para entrar no Clubhouse? Apesar de a forma mais fácil de acessar o app seja por convite, os interessados em fazer parte da plataforma podem baixar o aplicativo.

Assim, após fazer o download, você entra em uma lista de espera sincronizada com os contatos do telefone.

Além disso, até o momento, o Clubhouse está disponível apenas para usuários do iPhone (iOS). Ainda não há previsão de lançamento para o Android.

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário