Começa bloqueio de celulares irregulares nas regiões Norte Nordeste e Sudeste

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última quarta-feira, dia 20 de março de 2019, que a partir do próximo domingo, dia 24 de março de 2019, será iniciado o bloqueio de celulares irregulares, sem certificação, nos estados da região Norte, Nordeste e Sudeste.

De acordo com a Anatel, a medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07 de janeiro de 2019, nos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá da região Norte; Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia na região Nordeste; e nos estados de Minas Gerais e São Paulo da região Sudeste.

Um celular irregular não possui o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor.

O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários.”, explicou a Anatel.

Vale destacar que o bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar segurança aos usuários, acaba ainda combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

A ação faz parte do projeto Celular Legal da Anatel e já se encontra em sua última etapa. Conforme dados da Agência já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

Ressaltamos que a Anatel iniciou o envio de mensagens de alerta sobre o bloqueio em 07 de janeiro de 2019. Para consultar a situação de um aparelho basta acessar o site do projeto Celular Legal, também é possível acessar planilhas com dados por estado.

Fonte: Anatel

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário