Como calcular porcentagem em valores no Excel
Você sabia que as ferramentas do Excel podem transformar aquela tabela chata em algo muito mais otimizado para o uso diário e profissional?
É bastante intuitivo utilizar a organização de programas de edição de tabela como o Excel para organizar muitas coisas, de vida financeira a listas de valores e dimensões para impressão 3D. Mas você sabia que as ferramentas do Excel podem transformar aquela tabela chata em algo muito mais otimizado para o uso diário e profissional?
Por ser uma ferramenta para lidar com números, tabelas, informações em quantidade grande, muitas vezes sem essas automatizações por fórmulas matemáticas mudam completamente o tempo de trabalho e o esforço para analisar informações ou até mesmo encontrá-las.
Por isso, é importante aprender a utilizar ao menos as mais básicas fórmulas, que permitem uma agilidade grande para o usuário. Uma dessas é a porcentagem de valores em células na planilha.
Se você quer saber como calcular porcentagem em valores no Excel, confira este guia.
Calculando porcentagem na tabela do Excel
![Como calcular porcentagem em valores no Excel](https://technewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Como-calcular-porcentagem-em-valores-no-Excel.jpg)
Porcentagem pode parecer um elemento um pouco complexo da matemática em alguns sentidos. Apesar disso, principalmente se você utiliza a ferramenta de edição de tabela com uma finalidade profissional, a porcentagem pode ser muito útil.
Sendo assim, aprender a realizar cálculos de porcentagem automáticos no Excel pode ser bastante útil. Infelizmente não existe uma única fórmula para calcular, pois os usos da porcentagem podem variar bastante dependendo de como é a sua tabela e de quais valores você está tentando extrair a porcentagem.
Vale então entender como a porcentagem funciona e como implementá-la nas tabelas de maneira a suprir a sua necessidade.
O cálculo da porcentagem é bem simples: você pega a parte do todo, multiplica por 100 e divide pelo todo (a ordem dos fatores aqui não altera o produto). Com ele você pode pegar resultados de somas de colunas ou linhas, ou mesmo valores em colunas diferentes e aplicar a fórmula sempre lembrando o que é a parte e o que é o todo.
No Excel, fica dessa forma (sem as aspas): “=A1/B2” onde A1 é a célula da parte e a B2 é a célula do todo. Vale lembrar que essa fórmula funciona diferente de uma conta de porcentagem normal, onde é preciso multiplicar por 100, já que no Excel, essa parte ocorre automaticamente quando a célula é do tipo percentual.
Para transformar uma célula normal para uma célula com valores percentuais basta procurar pela aba de opções e mudar o “Tipo do Valor”. Você pode encontrar essa opção no topo da tela do Excel sob o menu de Início ou Editar. Aqui também é possível alterar a posição das casas decimais, caso seja preciso.
Também é importante dizer que a célula que mostrará o valor percentual de duas ou mais células, precisa ser diferente das que são usadas na fórmula.
Agora que você entende como a fórmula funciona e como aplicá-la, de maneira básica, nas planilhas, basta alterar as células usadas na fórmula e a própria maneira de calcular para adequar ao uso da sua tabela.
É possível calcular mudanças de percentagem, percentagem total, quantidade e totalidade por percentagem, oscilação de valores por percentagem e muito mais. Se você gostou de aprender como calcular percentagem no Excel, confira um guia mais completo.
Deixe seu comentário