Como calcular porcentagem em valores no Excel

Você sabia que as ferramentas do Excel podem transformar aquela tabela chata em algo muito mais otimizado para o uso diário e profissional?

É bastante intuitivo utilizar a organização de programas de edição de tabela como o Excel para organizar muitas coisas, de vida financeira a listas de valores e dimensões para impressão 3D. Mas você sabia que as ferramentas do Excel podem transformar aquela tabela chata em algo muito mais otimizado para o uso diário e profissional?

 

Por ser uma ferramenta para lidar com números, tabelas, informações em quantidade grande, muitas vezes sem essas automatizações por fórmulas matemáticas mudam completamente o tempo de trabalho e o esforço para analisar informações ou até mesmo encontrá-las.

 

Por isso, é importante aprender a utilizar ao menos as mais básicas fórmulas, que permitem uma agilidade grande para o usuário. Uma dessas é a porcentagem de valores em células na planilha.

 

Se você quer saber como calcular porcentagem em valores no Excel, confira este guia.

Calculando porcentagem na tabela do Excel

Como calcular porcentagem em valores no Excel

Porcentagem pode parecer um elemento um pouco complexo da matemática em alguns sentidos. Apesar disso, principalmente se você utiliza a ferramenta de edição de tabela com uma finalidade profissional, a porcentagem pode ser muito útil.

 

Sendo assim, aprender a realizar cálculos de porcentagem automáticos no Excel pode ser bastante útil. Infelizmente não existe uma única fórmula para calcular, pois os usos da porcentagem podem variar bastante dependendo de como é a sua tabela e de quais valores você está tentando extrair a porcentagem.

 

Vale então entender como a porcentagem funciona e como implementá-la nas tabelas de maneira a suprir a sua necessidade.

 

O cálculo da porcentagem é bem simples: você pega a parte do todo, multiplica por 100 e divide pelo todo (a ordem dos fatores aqui não altera o produto). Com ele você pode pegar resultados de somas de colunas ou linhas, ou mesmo valores em colunas diferentes e aplicar a fórmula sempre lembrando o que é a parte e o que é o todo.

 

No Excel, fica dessa forma (sem as aspas): “=A1/B2” onde A1 é a célula da parte e a B2 é a célula do todo. Vale lembrar que essa fórmula funciona diferente de uma conta de porcentagem normal, onde é preciso multiplicar por 100, já que no Excel, essa parte ocorre automaticamente quando a célula é do tipo percentual.

 

Para transformar uma célula normal para uma célula com valores percentuais basta procurar pela aba de opções e mudar o “Tipo do Valor”. Você pode encontrar essa opção no topo da tela do Excel sob o menu de Início ou Editar. Aqui também é possível alterar a posição das casas decimais, caso seja preciso.

 

Também é importante dizer que a célula que mostrará o valor percentual de duas ou mais células, precisa ser diferente das que são usadas na fórmula.

 

Agora que você entende como a fórmula funciona e como aplicá-la, de maneira básica, nas planilhas, basta alterar as células usadas na fórmula e a própria maneira de calcular para adequar ao uso da sua tabela.

 

É possível calcular mudanças de percentagem, percentagem total, quantidade e totalidade por percentagem, oscilação de valores por percentagem e muito mais. Se você gostou de aprender como calcular percentagem no Excel, confira um guia mais completo.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário