Saiba como configurar uma senha no seu celular Android ou iPhone

Veja aqui como manter suas informações em segurança com uma senha!

Hoje em dia, nossos smartphones carregam informações preciosas sobre nossa vida, incluindo grande parte de nossas conversas pessoais, de trabalho e até contas de banco. Por isso, é importante manter a segurança de todos esses dados, sendo que uma forma simples e fácil de fazer isso é colocar uma senha no seu celular. 

Os próprios sistemas, seja para Android ou iOS, já oferecem configurações fáceis e seguras para sua senha, e é possível escolher entre vários tipos de código diferentes. Além disso, caso você queira segurança extra, é possível também colocar senhas em cada um dos seus aplicativos.

Como adicionar uma senha no Android

Geralmente, assim que você configura o celular pela primeira vez, o sistema já sugere que você insira uma senha. Porém, se você pulou este passo ou desativou a senha em algum momento, o processo para adicionar esse código é muito simples. 

Se o seu celular utiliza o sistema Android, como smartphones da Samsung, Motorola e Xiaomi, o primeiro passo é abrir o menu de configurações. Em seguida, role a tela até encontrar a opção de “Segurança”, onde você encontrará a seção de “Segurança do Dispositivo”. 

O próximo passo é clicar em “Bloqueio de tela”, e o smartphone te mostrará todas as opções disponíveis. Em “Nenhum”, seu celular permanecerá sem senha, e poderá ser desbloqueado por qualquer um, desbloqueando diretamente para a tela inicial. Com “Deslizar”, seu celular também não terá senha, mas haverá uma tela de bloqueio que deve ser deslizada para chegar à tela inicial. 

Por outro lado, há três opções que pedem um código para desbloqueio do celular. A primeira opção, “Padrão”, consiste em um desenho que conecta 9 pontos na tela; Já o “PIN” é uma senha numérica, que deve ter 4 ou mais casas. Por fim, a “Senha” é uma senha alfanumérica, que permite criar códigos com o teclado completo. 

Como adicionar senha no iPhone

Da mesma forma que o Android, os iPhones também possuem uma forma fácil e rápida de configurar senhas. O primeiro passo é abrir o menu “Ajustes” e clicar em “Face ID ou Touch ID e Código”. Em seguida, clique em Ativar Código e então “Opções de Código”. 

Segundo a própria Apple, as opções mais seguras são Código Alfanumérico Personalizado ou então o Código Numérico Personalizado, que correspondem à Senha e PIN no Android. 

Em ambos os sistemas, após configurar sua senha de código, qualquer que seja a opção escolhida, você pode adicionar outras camadas de segurança. Por exemplo, é nos mesmos menu de “Segurança” ou “Face ID/Touch ID e Código”, há as opções de adicionar suas digitais ou então o desbloqueio com o rosto. 

Adicionar senha em aplicativos

No Android, você pode utilizar aplicativos de terceiros para configurar senhas em qualquer app. Porém, como isso significa dar um acesso importante a estes programas, é essencial escolher um que seja seguro. Um exemplo é o Norton App Lock, uma marca de antivírus que possui um aplicativo dedicado para criar estes bloqueios de senha. 

O app pode ser encontrado no Google Play Store, e é muito fácil de ajustar. Quando você abrir o programa, basta escolher os aplicativos que deseja bloquear, e então configurar a nova senha.

Infelizmente, no iOS, a plataforma não permite que os aplicativos interfiram tanto em outros programas. Dessa forma, caso você precise dessa senha, há alguns apps que já vem com suas próprias configurações de bloqueio, como o WhatsApp. 

Neste caso, abra o mensageiro e procure pelo menu de Configurações. Em seguida, clique em “Conta”, “Privacidade” e em seguida “Bloqueio de tela” ou “Bloqueio por impressão digital”. Por fim, basta ativar esta opção e na próxima vez que alguém quiser acessar o app, precisará de sua digital ou Face ID. 

Fontes (1/2/3)

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário