Como criar sua chave PIX – faça transferências e pagamentos grátis

Um dos assuntos mais comentados recentemente nas redes sociais é o PIX, por causa da facilidade de transferências e pagamentos instantâneos e ainda sem cobrança de taxas. E tanto buzz não é sem razão, entusiastas especulam – PIX irá transformar movimentações bancárias na forma como conhecemos e nossos hábitos de compras – no ambiente físico ou digital.

Acredita-se que em alguns meses, milhões de brasileiros devem estar utilizando o PIX, a ferramenta foi desenvolvida pelo Banco Central, dada a alta demanda de transferência de baixos valores. A partir de hoje (5) já é possível cadastrar sua chave, mas as operações somente darão início no dia 16 de novembro.

E você, já aderiu? Preparamos aqui um tutorial para cadastramento de sua chave PIX, para que logo comece a realizar suas transferências e pagamento sem taxas – em segurança – e usufruir das vantagens desse sistema.

Aguardando o lançamento da Disney+? Venha se divertir então nesse Teste – Qual personagem da Disney mais parece com você?

Como criar a sua chave PIX

Importante! Para pessoas físicas será possível criar apenas 5 chaves PIX e, para pessoas jurídicas serão 20 chaves por conta, então esteja seguro que fez a escolha certa das contas na hora de efetuar o cadastro. 

Para criar sua chave PIX a pessoa, ou empresa, deverá procurar as instituições financeira onde possui conta, por meio do internet ou agência física. A maioria dos bancos estão atuando nesse sentido, oferecendo até planos e benefícios para angariar o maior número de contas.

Depois de efetuado o cadastro, a instituição escolhida enviará um código e-mail ou SMS – dependendo a modalidade eleita. Você pode escolher por uma dessas quatro identificações para criar sua chave PIX – novamente seja pessoa física ou empresa:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Número de celular
  • Chave aletória 

A chave aleatória poderá ser criada sem informar nenhum dado pessoal, podendo ser composta por números, letras ou símbolos. Funcionará como um login gerado aleatoriamente e identificará a conta destino que receberá o recurso.

Confira abaixo alguns dos benefícios do PIX:

Divulgação/Banco Central

Principais dúvidas sobre o PIX

Posso trocar uma conta cadastrada com chave?

Será possível mas através de uma requisição de portabilidade, onde a pessoa deverá contactar a instituição inicialmente cadastrado, e também com a futura, para o qual deseja efetuar a alteração.

Posso cancelar minha chave?

Sim, também poderá ser cancelado. Por lei, as empresas são obrigadas a atender no horário de Brasília, das 8 às 20h. Para criar, alterar ou excluir uma chave, mas é provável que as empresas ofereçam até atendimentos personalizados. O Banco Central alerta que, caso a instituição financeira negue o pedido, isso é considerado como um crime. 

É verdade que haverá dois tipo de QR Code? 

Sim, o Dinâmico e o Estático, como ilustrado abaixo.

Divulgação/Banco Central

Para realizar transações será necessário criar uma chave?

Não é obrigatório, mas recomendável. Pois a chave é quem determinada a velocidade dessa transação, estimada em 10 segundos. Ao realizar transações sem o cadastramento da chave, apenas informando dados da conta – é possível gerar uma demora no processamento.

Live – Já cadastrou sua chave Pix?

O Banco Central fez uma live hoje nas redes sociais, falando mais sobre o PIX e respondendo os internautas. Se ficar alguma dúvida, comenta no post!

Mais novidades no aplicativo mais utilizado no mundo, confira: Mensagens Temporárias do WhatsApp – descubra como elas vão funcionar.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário