Como desativar o Windows Defender do seu computador!

O Windows Defender fica te incomodando muito? Pois então veja aqui esse tutorial que irá te ensinar como desativar o Windows Defender!

O seu Windows Defender fica te incomodando muito? Pois então veja aqui esse tutorial do Tech News Brasil que irá te ensinar de um jeito fácil e rápido  como desativar o Windows Defender do seu computador!

Se você utiliza Windows 10 ou Windows 11, não há problema, pois mesmo os métodos sendo diferentes, nós vamos explicar como desativar o Windows Defender nas duas versões e você não deverá ter dificuldade em seguir as instruções.

Por que desativar o Windows Defender?

O Windows Defender da Microsoft nem sempre funciona do jeito certo. Às vezes, ele pode ter mau funcionamento, bugs, impedir que outras coisas que não são ameaças ao computador não funcionem etc.. Ou então caso você queira deixá-lo funcionando em segundo plano e utilizar outro antivírus que seja melhor que o Windows Defender.

Seja qual for o caso, veremos abaixo o que fazer para desativá-lo e, caso você queira, como ativá-lo novamente.

Mas vale lembrar que o computador ficará mais vulnerável a vírus e outras coisas que podem danificá-lo, então é bom você baixar outro antivírus ou, caso haja algum programa ou aplicativo que você deseja executar, mas que o Windows Defender não deixa, é bom desativá-lo só quando você for utilizar esse programa ou aplicativo.

Como desativar o Windows Defender no seu computador! (Imagem: Tadas Sar/ Unsplash)
Como desativar o Windows Defender no seu computador! (Imagem: Tadas Sar/ Unsplash)

O que fazer para desativar o Windows Defender

Se você deseja desativá-lo para baixar outro antivírus, basta baixá-lo no seu computador e, ao instalá-lo, o seu PC vai desativar o Windows Defender automaticamente e passar a usar o novo antivírus.

Mas, caso você queira desativá-lo completamente, siga as instruções abaixo:

Windows 10

  1. Clique na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo da tela, ou aperte a tecal Windows no teclado;
  2. Digite Configurações e aperte a tecla Enter;
  3. Em seguida, clique em “Atualização e segurança” e depois em “Windows Defender“;
  4. Desative a proteção em tempo real, a proteção baseada na nuvem e o envio automático de amostra junto com qualquer outra configuração ativa no setor do Windows Defender.

Windows 11

  1. Acesse as configurações;
  2. Clique em “privacidade e segurança“;
  3. Depois clique em “firewall e proteção de rede“;
  4. Selecione “rede pública“, “rede domínio” ou “rede privada” e desmarque a opção “ativado“.

Usando o DefenderControl

Mesmo que você tenha desativado o Windows Defender, ainda existe a possibilidade de ele ser reativado sozinho. Caso você queira impedir que isso aconteça, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o DefenderControl (zip);
  2. Após ter baixado o arquivo (que veio compactado), clique em DefenderControl.exe;
  3. Espere até o arquivo abrir e depois clique em “Desabilitar Windows Defender” e pronto: o Windows Defender está desativado e não voltará a ser ativado a não ser que você queira;
  4. Caso você queira ativá-lo novamente, abra o Defender Control novamente e clique em “Habilitar Windows Defender”.

Ativando o Windows Defender novamente

Caso você não queira usar o Defender Control, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Para Windows 10, vá nas configurações, depois em “atualização e segurança”, depois em “Windows Defender e ative tudo o que estiver desmarcado;
  2. Para Windows 11, vá nas configurações, depois em “privacidade e segurança”, em seguida em “firewall e proteção de rede” e vá nas redes que estão desativadas e ative o Windows Defender novamente.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Como mudar a senha do WiFi – Passo a Passo!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

1 comentário

  • […] Gostou de ler? Pois aproveite e confira também: Como desativar o Windows Defender do seu computador! […]

Deixe seu comentário