Como encontrar imagens por meio de pesquisa no celular

Geralmente, quando utilizamos os motores de busca como Google e Bing, podemos realizar pesquisas de termos, frases e links de maneira que o resultado pode mostrar sites e texto, ou, se você selecionar a pesquisa por imagem, imagens relacionadas à pesquisa.

Mas, se você não sabe, as ferramentas de busca também oferecem a possibilidade de realizar uma pesquisa por imagem. Na prática, isso quer dizer que ao invés de fornecer o termo para o motor de busca, você mostra uma imagem e, pela imagem, serão exibidos resultados relacionados.

Se você quer saber como pesquisar por imagem no celular, confira as dicas a seguir.

Pesquisa por imagem

Como encontrar imagens por meio de pesquisa no celular

Se você não sabia da existência da pesquisa por imagem, continue lendo. Essa é uma ferramenta muito boa para conseguir encontrar a origem de fotos por dentro da internet, ou simplesmente procurar por imagem semelhantes à que você forneceu inicialmente.

Sendo assim, se você esqueceu da onde veio uma imagem, ou se você quer encontrar imagens relacionadas ou simplesmente parecidas, basta utilizar a função de pesquisa por imagem no Google ou em qualquer motor de busca grande.

Para usar essa ferramenta é bem simples, basta acessar o site do Google Imagens e seguir os passos:

Passo 1

Procure pelo botão de câmera, cinza e pequeno, na própria barra de pesquisa. Ao clicar no botão, que é a opção de pesquisa por imagem, a barra de busca vai mudar de cara e você será apresentado a duas abas. 

Passo 2

A primeira, que deve abrir sozinha, é a pesquisa por URL, que é o endereço digital daquela imagem. Se você quiser utilizar essa opção, fique a vontade, ela vai funcionar tão bem quanto a outra.

Mas o que queremos mesmo é a segunda opção que é a opção de pesquisa por imagem propriamente dita. Ali, você entra com o arquivo diretamente realizando um upload e o motor vai analisar e buscar as opções de resultado baseado naquela imagem.

Sendo assim, troque para a aba de upload, se for a que você deseja usar.

Passo 3

Na aba de upload agora, você só precisa encontrar o botão de subir o arquivo para iniciar o processo de upload. Assim que você apertar o botão, uma tela de seleção de arquivo vai aparecer. Nessa tela, procure pelo local de armazenamento em que a imagem se encontra no seu dispositivo e confirme.

Depois de confirmar, os resultados serão mostrados na tela.

Como pesquisar por imagem no celular

Agora, se você quiser fazer esse processo totalmente no celular, será preciso alguns requisitos. Isso porque, se você quer usar a melhor ferramenta, o Google, que é a mais indicada pois mostra mais resultados, será preciso baixar e instalar o navegador do Google, o Chrome.

Para isso, vá até a loja de aplicativos do seu dispositivo, a Play Store se você usa Android e a App Store para smartphones da Apple, e procure pelo navegador Google Chrome. Depois de instalá-lo, abra e vá para o link do Google Imagens, o mesmo que usamos anteriormente.

No site do Google Imagens, repita os passos anteriores para acessar a aba de pesquisa por imagens, utilizando a URL ou fazendo o upload do arquivo. A vantagem de utilizar essa ferramenta no celular é poder tirar fotos com a câmera do dispositivo e pesquisá-las imediatamente da mesma forma.

Gostou de saber como realizar uma pesquisa por imagem no celular e no computador? Confira mais guias e dicas no TechNews.

Fonte: Medium

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário