Black Friday | Como evitar golpes nesta edição de 2021

A Black Friday já está aí e para aproveitar esse grande evento sem dor de cabeça nesse arigo a gente te dá algumas dicas para evitar os golpes. Confira!

Black Friday golpes

A Black Friday já está aí e essa pode ser a melhor época para conseguir o melhor preço para aquele produto que você esperou o ano todo para comprar. Só que infelizmente nem só de descontos vive esse grande evento, e na Black Friday todo o cuidado é pouco para não cair em golpes.

Desde que se tornou o maior evento do comércio brasileiro, anualmente a Black Friday também é a campeã de reclamações nas unidades do PROCON de todo o país. Isso se deve aos diversos golpistas que também se preparam para lucrar muito nessa época do ano.

As vendas digitais são sempre as mais visadas e casos de compras que nunca são entregues e mesmo de roubos de dados são extremamente comuns.

Mas calma: não é por isso que você vai deixar de aproveitar as grandes ofertas dessa data. Só é preciso se atentar a algumas coisas e seguir algumas dicas antes de fechar qualquer compra.

Para te ajudar, a gente separou cinco dicas primordiais que te farão evitar golpes na Black Friday 2021. Confira a seguir.

Sempre confira se a Loja é confiável

Se você vai aproveitar as ofertas online na Black Friday, uma das maiores preocupações deve ser a confiabilidade da loja com a qual você está pretendendo fazer negócio.

Por via de regra, sempre prefira aqueles estabelecimentos que já são conhecidos, no caso, as lojas de marcas que existem há muito tempo, porque são nessas que problemas com compras são menos frequentes.

No entanto, se você achou uma promoção imbatível em um e-commerce que não conhece, sempre pesquise sobre ele antes de comprar. Abra o site do Reclame Aqui, pesquise pelo nome da loja e análise a reputação da mesma. Veja quais são as reclamações mais frequentes e etc.

Caso não a encontre no Reclame Aqui, tente encontrar avaliações de pessoas que já compraram nesse estabelecimento no Google e nas redes sociais. Caso não encontre nada, ou muito poucas informações sobre ela, o melhor é não arriscar e evitar que “o barato saia caro”.

Evite pagar suas compras por Boleto ou Pix

É claro que, com o surgimento do PIX, fazer compras e pagar coisas ficou muito mais fácil. Porém, tente evitar usar esse meio de pagamento na Black e prefira os pagamentos por cartão.

Apesar da facilidade, a verdade é que ainda é muito difícil conseguir restituir uma transferência feita por Pix caso algo dê errado, e, no caso de golpe onde seu produto não chegue, por exemplo, as chances de simplesmente perder o dinheiro pago são realmente grandes.

Os casos de pagamento por boletos são ainda mais perigosos, visto que os golpes desse tipo de documento são alguns dos mais comuns na Black Friday.

Sendo assim, mesmo em lojas grandes e confiáveis, prefira outros meios de pagamento, ok?

Cartões de Crédito virtuais são mais seguros

Muitos casos de roubo de dados de cartões de crédito acontecem também nessa época do ano em compras online.

Sendo assim, para ajudar a proteger ainda mais essas informações, busque efetuar seus pagamentos com os dados de um cartão de crédito virtual.

Hoje em dia praticamente todas as operadoras de cartão oferecem essa facilidade a seus clientes e, para saber se a sua é uma delas, busque informações junto ao seu banco ou mesmo no aplicativo do seu cartão de crédito.

Esse tipo de cartão é mais seguro, porque, ao contrário do seu cartão físico, o virtual muda o número do código de segurança de hora em hora ou pode ser resetado, a depender da instituição da qual você é cliente. Dessa forma, ainda que haja um roubo de informações, o tempo que os bandidos têm para efetuar uma compra com seu cartão é extremamente limitado.

Quando a esmola é demais…

Encontrou um preço muito abaixo de todos os outros estabelecimentos que você andou pesquisando? Desconfie!

Sim, a Black Friday é um evento de grandes descontos, no entanto, a verdade é que boa parte das lojas costumam seguir uma base de ofertas parecidas e se você encontra um mesmo produto muito abaixo dos preços lineares que vem encontrando, as chances de ser furada é grande.

Por via das dúvidas, segue a regra de apostar apenas em lojas muito conhecidas nesses casos, ok?

Em compras presenciais, sempre confira o valor na máquina de cartão

Por fim, quem vai aproveitar a Black Friday para fazer compras presenciais também precisar tomar cuidado, especialmente ao comprar com cartão.

Sempre, sempre, sempre confira o valor da sua compra na máquina antes de efetuar o seu pagamento com cartão. E em caso de o visor da maquininha estar quebrado impossibilitando a visualização no preço, simplesmente desista da compra.

Você nunca sabe quando um espertinho pode ter te cobrado a mais!

CONFIRA Também:

Perto da Black Friday, PlayStation 5 sofre aumento de R$ 100 no Brasil

Para mais dicas sobre a Black Friday 2021 continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário