Como excluir ou desativar sua conta do Instagram passo a passo

Seja por sentir que está gastando tempo demais olhando postagens e a vida das pessoas, ou por uma questão de segurança, saiba que é possível excluir uma conta do Instagram e o processo é bem rápido e intuitivo.

Ao mesmo tempo, se você não se sente muito seguro em deletar completamente a conta, sendo que muitas pessoas guardam fotos, vídeos, informações e principalmente recordações valiosas no Instagram, existe a possibilidade de desativar a conta ao invés de excluí-la.

Excluir a conta é mais permanente e vai apagar todas as informações que existiam ali, enquanto a desativação apenas desabilita aquela conta até que você deseje ativá-la novamente.

Se você quer saber certinho como excluir ou desativar uma conta do Instagram, continue lendo, é bem simples e rápido.

Como excluir minha conta do Instagram?

Como excluir ou desativar sua conta do Instagram passo a passo

É muito importante ter a clareza de que o processo de exclusão da conta é permanente e vai deletar dos registros e servidores do Instagram todos os dados pessoais. Isso inclui a conta, o arroba, fotos, vídeos, comentários, curtidas e seguidores, além da lista de contatos.

Além disso, o seu arroba será novamente considerado disponível, então poderá ser usado por outras pessoas se elas criarem as contas com essa mesma informação. Sendo assim, esteja certo de que isso é o que você realmente quer antes de dar continuidade ao processo.

Mas, se ninguém pegou o seu nome, ainda será possível utilizá-lo novamente ao criar outra conta, contanto que nenhuma outra pessoa tenha registrado uma conta com aquele mesmo nome nesse meio tempo.

Outro ponto importante para entender nesse processo de exclusão de contas é que se uma conta for removida ou banida por violar ou quebrar as cláusulas das Diretrizes da Comunidade, o usuário não poderá criar outra conta ou se cadastrar novamente com o mesmo nome.

Com tudo isso em mente, vamos ao que interessa. Confira a seguir os passos para excluir sua conta do Instagram.

Passo 1

O primeiro passo será acessar a conta que você deseja excluir pelo navegador, seja no celular mesmo, ou no PC. Não é possível excluir pelo próprio aplicativo, pois lá a opção não existe. Apenas entre no site do Instagram e faça o login pelo navegador na conta que deseja excluir.

Passo 2

Quando fizer o login, um menu com várias opções aparecerá no canto esquerdo da tela. Neste menu estarão listadas várias opções para controle e edição do seu perfil. Ali, encontre a opção de “Excluir sua conta”.

Passo 3

Ao selecionar a opção de exclusão, um menu suspenso aparecerá com algumas opções para justificar a sua exclusão e, assim, informar o aplicativo dos motivos pelos quais está deixando de usar.

Passo 4

Depois de selecionar o motivo pelo qual está excluindo a conta do Instagram, lembrando que o processo poderá ser feito igualmente independente do motivo declarado, entre com a senha da conta novamente para confirmar a exclusão.

Pronto, depois de digitar a senha você será questionado novamente se deseja excluir permanentemente seu perfil do Instagram. Toque em “Excluir” e finalize o processo.

Como desativar temporariamente minha conta do Instagram?

A grande diferença entre excluir e desativar a conta é que na segunda opção todas as suas informações, como o perfil, fotos, contatos, comentários, curtidas e seguidores, apenas ficarão ocultos enquanto a conta estiver desativada, retornando à plataforma assim que você decidir retomar a conta ativa.

O processo de desativação de perfil no Instagram precisa ser realizado através de um navegador também. Não é possível acessar as opções de exclusão ou desativação da conta pelo aplicativo normalmente.

Sendo assim, faça o login da conta que deseja desativar no Instagram pelo navegador e procure a opção “Perfil” e em seguida “Editar perfil”. Dentro do menu de edição de perfil, role até encontrar o botão de “Desativar minha conta temporariamente”, que fica no canto inferior direito da tela.

Aqui também será preciso justificar o motivo de sua desativação. Só depois de declarar sua motivação e digitar a senha da conta novamente é que sua conta será desativada. Para finalizar o processo basta pressionar em “Desativar conta temporariamente”.

Fonte: Instagram

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário