Como fazer live no Tik Tok: passo a passo

Transmissões ao vivo são uma ótima forma para interagir diretamente com o público por meio das redes sociais.

Por meio delas, é possível ver os comentários dos fãs em tempo real, como se fosse um bate-papo. Assim, o TikTok, uma das plataformas mais populares do momento, também oferece a opção de transmitir “live”.

Uma das características principais do TikTok é que seu conteúdo é composto inteiramente por vídeos, e estes têm um tempo máximo de 60 segundos.

Nesse contexto, as lives também apresentam uma ótima forma de se conectar com os fãs, já que é possível criar vídeos mais longos. 

logo do tiktok
A live do TikTok é uma ótima forma de se conectar com seus seguidores. (Imagem: Reprodução/TikTok)

Descubra a seguir como funciona uma live no TikTok, essa transmissão ao vivo que tem ganhado cada vez mais espaço, faça sua live em todos os meios possíveis.

Como fazer uma live no TikTok

Primeiro, existem algumas regras para poder desbloquear a função de live em sua conta. A primeira é ter mais de 16 anos, e a segunda é possuir mais de 1.000 seguidores.

Além disso, se você possuir mais de 18 anos, poderá desbloquear também a função de enviar e receber presentes durante as lives, assim, obtém todos os meios possíveis.

Caso você atenda a todas as exigências, para iniciar uma live basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Abra o aplicativo TikTok;
  2. Na página inicial, clique no botão de “Criar” (ícone em forma de cruz no centro da barra inferior);
  3. Agora surgirá uma câmera, com várias opções de tempo para gravar seu vídeo. A última opção deve se chamar “LIVE”. Arraste a barra inferior para a direita até encontrá-la;
  4. Então, escolha uma imagem e um título para sua transmissão;
  5. Quando estiver satisfeito, pressione o botão “Iniciar LIVE”;

Quando já estiver transmitindo, você poderá alterar uma série de configurações, como mudar a câmera que está utilizando, ou então adicionar filtros e efeitos.

Além disso, existe a possibilidade de filtrar comentários e adicionar moderadores, para garantir que tanto você quanto os espectadores tenham um momento de descontração seguro. 

É importante destacar que essa modalidade só está disponível para aquelas pessoas que possuem mais 1 mil seguidores em sua conta, sendo assim, limitada apenas para as pessoas que tem certo reconhecimento dentro da plataforma.

Há quem diga que com cerca de 500 seguidores já é possível efetivar essa ação. Além disso, vale a pena lembrar que é preciso ter idade mínima para fazer lives: 16 anos!

Configurações da Live: fique de olho

Depois de clicar na opção “Go Live”, você poderá ver uma tela escrita “Server URL” assim como “Stream Key”. Esses são os dados que você pode usar diretamente no live4.tv de modo a configurar sua conta.

Live4.TV

Se você ainda não realizou essa ação, crie um evento no live4.tv, mas, se você já executou essa ação, basta selecionar a opção de “Gerenciar”. Depois da opção “Vincular contas”, você deve por fim clicar em “+RTMP”.

Você deve inserir a URL e então selecionar a opção “Stream Server” e “Stream Key”, onde ambas são fornecidas pelo TikTok – é preciso que deixe os campos de “login” e também de “senha” em branco.

Por fim, clique na opção de “Salvar”.

Assim, se você quer começar uma transmissão para o evento do Live4.TV, sua transmissão será enviada para todas as contas que tem ligação com o Live4.TV.

Caso queira transmitir para demais contas ou em outros perfis do TikTok ao mesmo tempo, só é preciso repetir o processo acima e assim, vincular as demais contas do TikTok no mesmo evento do Live4.TV, assim, ele aparecerá automaticamente em outras contas.

Dicas para fazer boas lives

A primeira dica é conhecer o seu público, e principalmente o horário em que eles costumam consumir mais conteúdo. Assim, você poderá se programar e garantir que o máximo de seus seguidores possa participar de sua transmissão.

Além disso, é bom considerar qual é o tempo de duração ideal para a live. O TikTok recomenda 30 minutos. 

Outra dica é postar um vídeo no feed pouco tempo antes de entrar ao vivo. Dessa forma, quando seus seguidores estiverem consumindo conteúdo no app e passarem por sua postagem, haverá um pequeno ícone especial no vídeo para avisá-los de que você está em uma live. 

É importante também considerar o local onde você vai transmitir. É importante que haja boa iluminação, um bom background e pouco ruído de fundo, para que você possa ser visto e ouvido com clareza. 

Por essas razões, uma live de sucesso requer preparação e planejamento prévio, tanto do conteúdo quanto de onde e quando você estará ao vivo. Não esqueça de conferir também sua bateria e garantir uma boa conexão de internet. 

Sistema de presentes

Os presentes funcionam como uma maneira de monetizar o TikTok, ou seja, de ganhar dinheiro com a plataforma.

Durante as lives, os seguidores podem enviar presentes para os criadores de conteúdo, que podem então ser resgatados em forma de dinheiro. Tanto para enviar quanto para receber estes presentes, os usuários devem ter mais de 18 anos. 

Para enviar um presente a seu criador de conteúdo favorito, você deve primeiro comprar moedas do app, com dinheiro real. Então, você pode trocar essa moedas por presentes e enviá-los, durante as lives, para o criador.

Se você estiver em transmissão e receber presentes dos espectadores, eles chegarão para você na forma de diamantes. Estes não podem ser trocados, vendidos ou transferidos para outros usuários, já que são exclusivos de quem os recebeu. Estes, então, podem ser trocados por dinheiro, por valores determinados pela plataforma. 

Quantos seguidores têm que ter para fazer live no TikTok?

É preciso que se tenha no mínimo 1.000 seguidores para conseguir fazer uma live no TikTok, porém, algumas pessoas já relataram que conseguiram executar essa ação com muito menos.

Como fazer live no TikTok com 2 pessoas?

O TikTok mostrará quais são os amigos que estão disponíveis e online no momento, sugerindo demais usuários.

Você deve encontrar a pessoa que quer incluir em sua live e assim, clicar em “Convidar”, do lado do nome.

Agora, é preciso esperar no máximo 10 segundos para que o usuário aceite esse convite e assim, se tudo der certo, poderá acessar a live em questão.

Fonte: TikTok

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário