Como fazer portabilidade para a Tim – Mudar número para Tim

Quer saber como fazer uma portabilidade para a Tim? Então, confira aqui nesse tutorial do Tech News Brasil!

Quando você troca de operadora, o seu número também é trocado. E se você não quiser perdê-lo, é só fazer uma portabilidade. Se abriu essa matéria, é porque provavelmente está querendo fazer portabilidade para a Tim. Pois saiba que a operadora oferece algumas formas diferentes para realizar o processo, que pode demorar até cinco dias.

Vale a pena dizer que não é possível fazer a portabilidade com DDD (código de área de Discagem Direta à Distância de dois dígitos) diferente, ou seja, você não poderá fazer a troca em regiões diferentes. E, ao contrário de outras operadoras, a Tim não cobra nada pela portabilidade.

Vamos ver os diferentes modos para fazer a portabilidade para a Tim:

Como fazer a portabilidade para a Tim pela Internet

  1. Entre no site  tim.com.br e acesse a parte “portabilidade”;
  2. Você poderá escolher entre os planos Tim Black ou Tim Controle, com ambos oferecendo um bônus de 2GB por mês durante um ano de portabilidade;
  3. Escolha qual plano você deseja e clique em “contratar agora”;
  4. Finalmente, marque a opção “quero manter o meu número atual da Tim ou trazer meu número de outra operadora”. Em seguida, preencha as informações necessárias para realizar a compra.

Um cartão SIM da Tim será enviado gratuitamente para você utilizar enquanto a portabilidade não é concluída. Você manterá o seu número antigo e terá acesso aos serviços e planos que foram contratados.

Como fazer portabilidade para a Tim - Mudar número para a Tim (Imagem: Reprodução/ Minha Operadora)
Como fazer portabilidade para a Tim – Mudar número para a Tim (Imagem: Reprodução/ Tim)

Fazendo a portabilidade para a Tim em uma loja

Lojas Tim são muito comuns, em todo lugar você vê uma. E obviamente é possível fazer a portabilidade por uma delas. Para realizar a portabilidade, você deve levar seu documento de identidade, seu CPF e um comprovante de residência.

Após apresentá-los ao atendente, basta informar o seu número de telefone, escolher qual plano você deseja comprar e pedir para fazer a portabilidade. Agora é só esperar até que a portabilidade seja concluída.

Realizando a Portabilidade por um SMS

Esse método é bom para quem tem e usa um chip da Tim e que não quer trocar de número. Se é isso que você quer, veja os passos:

  1. Insira o Tim chip no seu celular;
  2. Envie um SMS usando a palavra “manter” para o número 4441;
  3. Responda o SMS que foi enviado para você com o seu número antigo e informe que você deseja fazer a portabilidade;
  4. Você receberá um código de confirmação. Caso você só tenha um celular, você deverá trocar o chip, pegar o código e realizar a troca novamente;
  5. Finalmente, responda o código de confirmação afirmando que você deseja fazer a portabilidade.

Dentro de alguns dias, a portabilidade será concluída e você poderá continuar usando o seu número antigo. Mas, até lá, você deverá usar o número novo que foi dado a você.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Como espelhar iPhone na TV – Veja como fazer

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário