Como fazer a sua retrospectiva do Instagram

O Playback é liberado em dezembro e possibilita a lembrar dos melhores acontecimentos registrados nos seus stories ao longo do ano.

O Instagram, assim como outros aplicativos de rede social, permite que os usuários criem uma retrospectiva dos stories. Essa função junta várias postagens em um filme grande que mostra, com uma música, tudo o que o seu perfil postou na seção de stories para os outros usuários.

 

Assim como os stories, essa montagem das postagens fica visível apenas para os seguidores da sua conta ou pode ser enviada privativamente para os contatos na lista de melhores amigos, ou individualmente. 

 

Se você quer aprender como fazer a sua retrospectiva do Instagram, confira o guia a seguir.

Retrospectiva do Instagram

Como fazer a sua retrospectiva do Instagram

A funcionalidade de retrospectiva no Instagram é como um evento do aplicativo. Geralmente ela só é liberada em dezembro e é utilizada justamente para possibilitar a lembrança dos melhores acontecimentos registrados nos seus stories ao longo do ano.

 

Sendo assim, comumente é preciso esperar até o final de ano para que o aplicativo habilite a função de retrospectiva. Infelizmente, apenas alguns perfis mais especiais possuem o acesso antecipado ao Playback, que é o nome da função de retrospectiva dos stories.

 

Mas o lado bom é que se eles estão fazendo isso, logo logo o aplicativo habilita a função para o público e você também será capaz de criar as suas montagens de stories. Para quando esse dia chegar, confira o guia a seguir que ensina como ver a retrospectiva do Instagram.

Como criar a retrospectiva do seu Instagram

Quando o recurso está habilitado, o Playback permite que você reveja os 10 melhores stories do seu perfil no Instagram. Infelizmente esses stories são selecionados por padrão pelo próprio sistema de avaliação de publicações interno da Meta, empresa responsável pela rede.

 

Entretanto, é possível, depois que a seleção dos 10 stories é feita, alterar a seleção pré-determinada do Instagram. Você pode escolher postagens para retirar da lista, as que você não curtiu e não quer que façam parte da retrospectiva, para que o próprio app substitua por outra.

 

Infelizmente, não é possível selecionar quais stories você quer que entrem nessa função, apenas os que você quer retirar. Isso porque, em determinados perfis, são muitos stories postados ao longo de um ano, até mesmo em um dia, o que deixaria praticamente impossível, para o armazenamento de dados da Meta, salvar todas essas postagens para serem selecionadas ao final do ano.

 

Confira a seguir os passos para criar e configurar o seu próprio Playback no Instagram.

Passo 1

Você saberá se a função de retrospectiva foi ativada no seu perfil quando uma notificação aparecer na tela inicial do aplicativo informando sobre essa funcionalidade temporária. Quando aparecer, clique na notificação, no botão de “Ver retrospectiva” e vá para a próxima tela.

 

Alternativamente você pode acessar a retrospectiva pelos próprios stories. Quando vir algum perfil que criou e postou a montagem  de Playback, clique na postagem e procure pelo mesmo botão de “Ver retrospectiva”.

Passo 2

Quando chegar no menu de criação da montagem com os 10 stories selecionados, clique em “Continuar” para poder ver quais postagens estão presentes. Para passar pelos stories basta pressionar nos cantos da tela como se fosse uma coletânea de stories normal.

Passo 3

Cada storie da lista selecionada para a retrospectiva poderá ser escolhido ou rejeitado, a seu gosto. Basta pressionar o botão de “Retirar do Playback” nos stories que você não curtiu e outro será selecionado no lugar do que foi retirado. Pressione “Próximo” para passar por todas as postagens.

Passo 4

Pronto! Agora é só terminar a seleção, passar por todos os stories da montagem e compartilhar o seu Playback com os amigos, com os contatos da lista de melhores amigos ou mesmo encaminhar para os perfis que você deseja pela mensagem direta.

 

Gostou de saber como ver e criar a retrospectiva do Instagram? Confira mais guias como esse no TechNews.

 

Fonte: PlaycrazyGame

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário