Como fazer uma assinatura digital em PDF

Se você quer saber como fazer uma assinatura digital para um documento PDF gratuitamente, confira o guia.

Se você já precisou utilizar os serviços de um cartório, sabe como é arcaico o processo de manter uma assinatura oficial, pessoal ou empresarial, para uso em documentos e contratos. E isso sem nem falar no valor absurdo que é preciso gastar para oficializar tudo.

 

Por sorte a internet chegou chegando nesse século e está mudando tudo, todos os paradigmas e processos que antes dependiam de papel e muitas mãos, agora passam a ser automatizados, democratizados e até barateados pela facilidade de se utilizar essa ferramenta, que, convenhamos, já está na mão de todo mundo.

 

Existem alguns sites e aplicativos que permitem que você crie uma assinatura digital oficial diretamente de casa, sem gastar nada. Se você quer saber como fazer uma assinatura digital em PDF, gratuitamente, confira o guia a seguir.

Como fazer uma assinatura digital em PDF

Como fazer uma assinatura digital em PDF

Primeiramente é preciso entender como funciona o processo de validação de qualquer assinatura pela parte jurídica e legal da coisa. Toda assinatura possui um tipo de certificado que garante a sua autenticidade e serve até como um tipo de “cola” para verificação da assinatura verdadeira.

 

E as assinaturas digitais seguem a mesma lógica. Para que a sua assinatura digital seja válida judicialmente ela precisa do respaldo de um certificado digital. Esse certificado precisa ser comprado em um tribunal responsável e validado para o uso pessoal da sua senha e da sua assinatura.

 

Infelizmente, para conseguir a liberação de um certificado de assinatura digital é preciso entrar em um longo e chato processo de liberação para com os tribunais responsáveis. Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse processo, acesse o link

 

Aqui, trataremos apenas do processo de registro e criação de uma assinatura digital gratuita, que então poderá ser utilizada para comprovação documental e contratual, assim que o certificado da mesma for emitido.

 

Para criar a sua assinatura digital em PDF, siga os passos a seguir:

Passo 1

PDFs são tipos de documentos digitais que permitem a inclusão de informações escritas, sonoras, visuais e até mesmo uma maior segurança em relação a outros formatos de arquivo.

 

Mas para se visualizar, editar e criar PDFs é preciso que o Adobe Acrobat Reader, o programa da empresa responsável pelos PDFs, esteja atualizado. Sendo assim, certifique-se de que os programas necessários para lidar com esse tipo de arquivo estejam atuais.

Passo 2

Com o software atualizado, você poderá abrir o arquivo que deseja assinar. Ao abrir, o arquivo permite que você acesse opções de assinatura no menu “Preencher e assinar”. Acesse e procure pela opção de “Assinar com certificado”.

 

É aqui que entra o certificado da assinatura digital que comentamos anteriormente. É possível assinar um documento sem o certificado, mas ele não será visto como legítimo em casos jurídicos, então tome cuidado. Se você precisa que seja respaldado pela justiça, garanta o seu certificado de assinatura digital.

Passo 3

Agora, com a opção de assinatura selecionada, escolha o local onde a assinatura será exposta no documento, se preciso escolha mais de um local. Ao selecionar, uma área ficará demarcada no documento, mostrando as opções de assinatura disponíveis no seu programa e os certificados registrados naquela assinatura que podem ser incluídos no documento.

Passo 4

Depois de escolher os locais onde a assinatura ficará, e os certificados que acompanharão o documento, será preciso salvar o arquivo para que a assinatura seja confirmada. Depois disso é só enviar para quem precisa ou imprimir o documento já assinado.

 

 Fonte: Sajadv

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário