Como fazer uma reclamação na Anatel | Melhores formas de contato

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é um dos órgãos reguladores de serviços essenciais aqui no Brasil. É por ela que se podem fazer reclamações a respeito dos serviços de comunicação nacionais, principalmente quando diz respeito a operadoras de telefonia.

E todo mundo sabe como são as operadoras de serviço telefônico, não é mesmo? Quando se precisa de um plano, uma assinatura, uma instalação, são bem prestativos, mas tenta cancelar um plano, assinatura ou serviço para ver como elas rapidinho dificultam a sua vida.

Para controlar isso e manter nas mãos dos clientes o controle sobre o serviço pelo qual pagam, foi criada a Anatel. Quando um problema com a operadora se torna insolúvel, dá pra apelar para o órgão controlador para realizar uma reclamação assim conseguir algum progresso no processo.

Se você quer saber como fazer uma reclamação na Anatel e quais são as melhores formas de contato, confira o guia a seguir.

Anatel, como pode ser útil?

Como fazer uma reclamação na Anatel | Melhores formas de contato

Infelizmente depois que o serviço de telefonia foi privatizado completamente no Brasil, o cliente nunca mais conseguiu ter paz juntamente a um serviço de qualidade. Isso porque as poucas empresas que oferecem serviços telefônicos não estão nem um pouco preocupadas com a qualidade do produto e a satisfação do cliente, mas sim com o lucro.

Sendo assim, temos problemas de atendimento, problemas de instalação, problemas com a qualidade do serviço, serviços que não são muito baratos e acessíveis, além de uma incrível falta de consideração quando um problema acontece.

Seria de se imaginar que quando você é um cliente pagante, deveria existir uma prioridade em mantê-lo satisfeito, mas não é assim com essas empresas mercenárias. Daí vem a Anatel, garantindo que essas empresas sejam obrigadas a atender e resolver os problemas dos consumidores.

Isso porque, sendo um órgão regulador e fiscalizador, a Anatel tem o poder de encarregar multas e sanções a essas empresas, se as metas de resolução de problemas e atenção com o cliente não forem atingidas.

Por onde reclamar?

Para fazer uma reclamação na Anatel, você pode utilizar os meios oficiais a seguir, que são as melhores formas de contato:

Aplicativo de smartphone

Disponível para celulares Android e iOS (Apple), o aplicativo da Anatel é a maneira mais completa de realizar reclamações, acompanhar as suas queixas e receber informações úteis a respeito dos serviços de telefonia e etc.

Para utilizar basta acessar a loja de aplicativos do seu sistema (PlayStore para Android e AppStore para iOS) e procurar por “Anatel Consumidor”. O aplicativo deve ser o primeiro na lista de busca, mostrando a logo do órgão.

Nesse aplicativo será necessário entrar com login e as informações do seu contrato com as operadoras reguladas pela Anatel. 

 

Com uma conta feita e o login realizado, você poderá acessar funcionalidades como acompanhamento de reclamações realizadas, denúncias, pedidos de informação e sugestões, além de uma variedade de instruções que podem ser úteis na hora de enfrentar problemas com as tão amadas operadoras.

Website

Com funcionalidades muito parecidas com as do aplicativo, também é possível fazer reclamações na Anatel pelo site, em qualquer navegador pelo computador ou pelo celular.

Aqui será possível registrar denúncias e reclamações, pedir informações e realizar sugestões de melhoria para as operadoras reguladas. Também será preciso realizar um cadastro de usuário para utilizar esse serviço.

Telefone

Agora, se você prefere falar diretamente com um atendente da Anatel para fazer as reclamações, é possível utilizar o número de telefone 1331 para registrar reclamações, acompanhá-las e até mesmo requisitar informações sobre as operadoras.

A central de atendimento por telefone fica disponível para os consumidores de segunda a sexta feita em horário comercial, das 8 às 20 horas. Vale lembrar que a ligação é gratuita para todo o território nacional e o tempo de espera para o atendimento é curto, variando de 1 a 5 minutos.

Gostou de saber como fazer uma reclamação na Anatel e quais são os melhores meios de contato? Confira mais dicas no TechNews.

Fonte: Governo do Brasil

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário