Como justificar o voto pela internet e evitar multas

Votar é um processo democrático muito importante mas, mesmo que seja obrigatório, às vezes não é possível comparecer e, sendo assim, será preciso justificar o seu voto, sua ausência na votação. Por sorte, atualmente é possível justificar o voto pela internet e evitar multas.

Se por acaso você não puder comparecer ao colégio eleitoral e acabar por perder a eleição, a justificativa é obrigatória. Isso se você quiser escapar da multa que, embora pequena, é emitida quando não há justificativa e precisa ser quitada antes da próxima eleição.

Se você quer entender como justificar o jogo pela internet e assim evitar multas, confira o guia a seguir.

Como justificar o voto pelo e-Título

Como justificar o voto pela internet e evitar multas
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

A maneira mais simples de ficar por dentro de todo processo eleitoral, os documentos e datas envolvidos é baixar o aplicativo do e-Título. Por iniciativa do Supremo Tribunal Eleitoral, o aplicativo foi implementado e publicado, tornando mais fácil acessar as informações relacionadas ao processo eleitoral.

No aplicativo é possível conferir as informações do título de eleitor, das localidades de voto durante as eleições como colégios aos próximos passos no processo de retirada do título, renovação ou segunda via.

E no aplicativo também é possível justificar o voto. Vale lembrar que a justificativa é obrigatória para todos os indivíduos que possuem a obrigação de votar, ou seja, todas as pessoas que tenham entre 18 e 65 anos.

A justificativa só será necessária em caso de não comparecimento ao seu local de voto durante a eleição. Essa ausência pode se dar por mudança de domicílio eleitoral, quando se muda de cidade e o domicílio ainda não foi alterado seguindo a mudança, ou mesmo por falta no dia da votação por doença, urgências ou etc.

É possível baixar o aplicativo e-Título em qualquer celular, pelas lojas PlayStore para Android e AppStore para celulares iOS, ou iPhones. Quando abrir o app pela primeira vez será preciso registrar o seu login e senha utilizando as informações do seu título.

No aplicativo será possível conferir a via digital do título, o requerimento de justificativa eleitoral (RJE), emitir a certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais, além da consulta da guia de recolhimento da união (GRU), a consulta do local de cotação e a inscrição como mesário.

Depois de baixar o aplicativo e-Título no seu celular, abra e faça o login. Lá dentro, procure pela opção de justificativa eleitoral e dê entrada no processo de justificativa. Siga os passos indicados no próprio aplicativo para realizar o requerimento com sucesso.

Como justificar o voto pela internet

Além do aplicativo também é possível utilizar o site do Sistema Justifica, site que possui função bem parecida à do aplicativo. Lá você poderá consultar informações associadas ao seu colégio eleitoral e ao título de eleitor, além de prazos e processos.

Basta acessar o site pelo link Sistema Justifica e iniciar o processo de requerimento de justificativa. Depois de iniciado, você acompanha os passos indicados na página para completar o processo. Se quiser consultar o requerimento basta acessar o mesmo link e escolher a opção de consulta.

Caso você falte à votação no dia de eleição e não justifique, seu título de eleitor fica a mercê de processos compensatórios pelo governo. Sendo assim, não será possível tirar passaporte, certificado de alistamento, documentos de identificação ou comprovação, além de ser impossível iniciar qualquer processo público de concurso ou envolvimento político.

Importante ressaltar que o processo de justificativa deve ser realizado apenas em exceções, sendo importante o ato de votar e decidir os rumos da democracia brasileira como um povo unido.

Fonte: TSE

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário