Veja como liberar espaço no seu celular

Se o seu celular está com pouco espaço na memória, descubra aqui o que fazer para liberar espaço e consertar o problema.

Você está com pouco espaço no seu celular? Ele está com pouca memória? Então veja aqui o que você pode fazer para liberar bastante espaço no seu celular sem nenhum problema. Garantimos que, depois dessas dicas, o seu celular vai ter espaço de sobra para poder ser usado!

Por que liberar espaço no celular?

Todos os celulares possuem uma quantidade limitada de memória e espaço de armazenamento, que vão ficando cada vez menores devido à grande quantidade de aplicativos, imagens e conteúdos que vão sendo adicionados. E, conforme o espaço dentro do celular vai diminuindo, ele começa a ficar mais lento e ter mais dificuldade em realizar tarefas que exigem mais memória.

Então é muito importante tomar cuidado com a quantidade de memória restante do seu celular para evitar que ele fique com problemas. Por isso é importante liberar espaço na memória dele de tempos em tempos, livrando-se de aplicativos, arquivos e mídias que você já não utiliza mais.

Como liberar espaço no celular?

Liberar espaço no celular parece algo difícil de se fazer, mas, na realidade, é algo realmente muito simples. Basta acessar as configurações do celular e ir na opção “armazenamento” ou “memória” (depende do modelo do aparelho).

Acessando essa opção, o sistema irá mostrar a quantidade de memória usada e a quantidade que ainda está disponível para uso.

A forma de liberar espaço pode variar um pouco dependendo do seu celular, mas não há muita diferença entre um aparelho e outro. A seguir, listaremos algumas opções para liberar espaço na memória do celular.

Deletar aplicativos que você não usa

Aplicativos consomem muita memória do celular, portanto é sempre bom manter apenas os que são mais necessários para você.

A forma mais simples de resolver esse problema é acessar o seu aparelho e excluir um por um dos menos usados, principalmente jogos, já que eles normalmente são os que mais ocupam espaço.

Também é uma ótima opção deletar apps que já vêm pré-instalados no celular quando você o compra, pois muitas vezes eles são pouco interessantes aos proprietários.

Limpar a galeria de imagens e vídeos

Sempre que alguém te manda uma imagem ou vídeo pelo WhatsApp, o celular salva e mantém o arquivo na galeria. Até aí tudo bem, mas o problema é que, quanto mais imagens e vídeos ficam salvos no celular, seja por que alguém te mandou ou por que você mesmo salvou, a memória do celular vai cada vez mais ficando menor.

Então, é sempre bom deletar fotos, imagens, vídeos e prints antigos que você não deseja mais guardar.

Limpar a memória cache

Para quem não sabe, a memória cache é um tipo de memória que vem em qualquer celular e computador que tem como função melhorar o desempenho do chip do processador acelerando a velocidade de operação do sistema.

Cada celular e computador vêm com uma certa quantidade de memória cache. A forma de limpar o cache pode variar um pouco dependendo do tipo de celular, mas não há muita diferença entre os modelos.

O excesso de memória cache pode se tornar um problema caso haja falta de espaço na memória do celular, pois a ela ocupa um espaço considerável, e todos os aplicativos do celular usam uma certa quantidade de memória cache.

É relativamente simples de se limpar a memória cache: basta acessar configuração de cada aplicativo, ir na aba de memória/armazenamento e apertar na opção “limpar cache”. Dessa forma a memória cache será removida, liberando assim mais espaço para o celular.

Remover o excesso de arquivos

Quando um aplicativo é deletado, nem todos os arquivos daquele aplicativo são excluídos. Alguns acabam ficando dentro da memória do celular, ocupando espaço.

Um app que ajuda a limpar esses arquivos perdidos é o ES File Explorer, que pode ser instalado diretamente pela App Store. Ao Instalar o aplicativo, ele irá mostrar a quantidade de espaço que esses arquivos perdidos ocupam dentro do seu celular e você poderá excluir tais arquivos pelas ferramentas que vêm com o app.

Há também outros arquivos que ficam ocupando espaço sem necessidade do celular, os arquivos de download, que, como o nome já diz, são arquivos de imagens, vídeos e mais outras coisas que foram baixadas e salvas no celular e que acabaram ficando lá, esquecidos e roubando espaço. Por isso é sempre bom ir nas configurações do celular e procurar os arquivos que estão ocupando espaço sem necessidade.

Outro tipo de arquivo que fica ocupando espaço do seu aparelho são os arquivos duplicados, ou seja, arquivos que por acaso foram duplicados uma ou mais vezes. Um aplicativo que ajuda a remover esses tais arquivos é o Go Files, agora chamado apenas de Files. O aplicativo analisa todos os arquivos duplicados e faz com que eles possam ser excluídos todos de uma vez.

Usar aplicativos que ajudam a liberar espaço

Veja agora uma lista com cinco aplicativos que ajudam a liberar espaço no celular:

  • Google Files
    O Google Files é um aplicativo que permite ao usuário manter o celular limpo e com bastante espaço na memória, ajudando também no gerenciamento de arquivos e na organização do celular.
  • CCleaner
    Esse aplicativo, além de fornecer as opções de liberar espaço na memória, também permite liberar espaço na memória cache e RAM, além de manter o usuário informando nas informações da bateria, CPU e RAM etc.
  • KeepClean
    Este aplicativo oferece ao usuário opções de fácil uso e boas melhoras ao abrir espaço na memória do celular. Além disso, também melhora a memória RAM, reduz o gasto de bateria e deixar o celular otimizado para jogos.
  • Cleaner for Android
    O app, além de ser grátis, oferece ao usuário a chance de fazer backups dos seus aplicativos, liberar espaço facilmente, consumir pouca bateria e muito mais.
  • Norton Security e Antivirus
    Esse app é bom para quem não quer ter problemas com vírus ou com roubos. O app oferece ao usuário proteção contra vírus (além de remover os que já estão presentes no dispositivo). Ah, e é claro, também ajuda a liberar espaço do aparelho!

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Celulares bons e baratos. Modelos para comprar em 2022

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário