Como ligar e desligar facilmente a lanterna do celular

É seguro dizer que os celulares dominaram o mundo. Cada pessoa carrega consigo as ferramentas mais importantes, além de uma infinidade de funcionalidades e conectividades. E nos celulares estão implementadas algumas funções bem úteis, caso da lanterna.

Sendo uma das funções mais básicas e ainda sim mais úteis, é difícil encontrar um modelo de celular que não tenha algum tipo de lanterna disponível para uso. 

Geralmente feitas com LEDs, o que permite uma luminosidade forte com pouco uso de energia, as lanternas geralmente possuem algum tipo de comando para facilitar ligar e desligar.

Sendo assim, se você quer saber como desligar facilmente a lanterna do celular, confira o guia a seguir.

Botão nas configurações

Como ligar e desligar facilmente a lanterna do celular

Todos os celulares Android e iOS possuem funções de lanterna embutidas por padrão. Sendo assim, é simples encontrar o comando para ligar e desligar diretamente nos menus de tela inicial.

No caso dos dispositivos Android a configuração fica logo naquele menu que você puxa da parte superior do celular, a aba de notificações. Ao descê-la, deve estar bem visível o botão no formato de uma lanterna de mão. 

Ao pressioná-lo você ativa a lanterna e, ou será levado a uma tela de aplicativo da própria lanterna, às vezes com configurações de cor, intensidade e um botão para ligar e desligar. Se o seu modelo não tiver isso, basta puxar a mesma tela de menu da parte superior e pressionar o mesmo botão que você apertou para ligar a luz.

Ok Google

Celulares Android mais modernos vêm com a configuração de assistente de voz da Google ativada. Para utilizar, basta dizer em voz alta, perto do celular, “Ok Google”, e o aplicativo da assistência aparecerá na tela com a sua “conversa” com o Google.

Nessa função, é possível utilizar comandos de voz para executar ações do seu dispositivo. Isso serve para abrir aplicativos, mandar mensagens para contatos salvos, realizar buscas de termos e até ligar e desligar a lanterna.

Para isso, basta dizer, com a função de comando de voz ativa, claro, “Ok Google, ligar lanterna” e “Ok Google, desligar lanterna” para desativar a funcionalidade.

Aplicativo de lanterna

Agora, se você quer uma experiência mais customizada, ou talvez até mais estilosa de uso da lanterna, é possível encontrar uma variedade enorme de aplicativos que cumprem esse papel.

Os aplicativos de lanterna geralmente são gratuitos, a maioria deles, e implementam várias funções para o uso da lanterna. Neles é possível ligar e desligar a luz, alterar as cores, ativar funções de desligamento automático e muito mais. Basta acessar o a loja de aplicativos do seu modelo e procurar por “lanterna”.

Gestos de ativação

Essa dica é para quem tem celulares Android, principalmente modelos da marca Motorola, que sempre traz para os seus modelos algumas funcionalidades que podem ser ativadas e desativadas com o auxílio de gestos físicos.

O gesto mais comum para ativação da lanterna geralmente pode ser reproduzido ao chacoalhar o celular de um lado para o outro. Infelizmente não são todos os modelos que trazem essa funcionalidade, e ela pode variar dependendo do celular que você possui.

A dica aqui é dar uma pesquisada no manual ou nas próprias configurações de gestos do smartphone para descobrir se ele possui essa funcionalidade e que tipo de gesto a ativa. Em alguns modelos é possível até mesmo alterar o gesto e o que ele faz no sistema.

Não é preciso nem comentar como é útil poder ligar e desligar a lanterna sempre que for preciso e sem nem precisar olhar para a tela. Isso é aquele tipo de ajuda que você precisa quando menos espera, quando está mexendo com alguma coisa e tem as mãos ocupadas, ou mesmo para que alguém possa ligar a lanterna no seu lugar sem precisar acessar o dispositivo.

Gostou de saber como ligar e desligar facilmente a lanterna do seu celular? Confira mais dicas como essa no TechNews

Fonte: Make Use Of

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário