Como localizar um celular Android perdido ou roubado

Apesar dos celulares serem objetos muito pessoais, que estão conosco praticamente o tempo todo, não é incomum acabar perdendo ou esquecendo em algum lugar. Isso quando você não dá a sorte de ser assaltado no caminho de casa, o que esperamos que nunca aconteça, mas acaba sendo uma realidade muito presente.

E é para esses casos infortunados da vida que o celular vem equipado com algumas funcionalidades interessantes que possibilitam o localizar o seu celular. Não é um processo tão simples assim, e precisa que algumas condições sejam cumpridas, mas também não é ciência de foguetes e pode ser facilmente feito.

Se você quer acompanhar um pequeno tutorial de como localizar o celular perdido, confira o artigo a seguir.

Encontrando o IMEI

como localizar um celular perdido ou roubado

O primeiro passo para encontrar o celular perdido, imaginando que nenhum tipo de preparação para essa eventualidade tenha sido feita, é pegar o código de identificação do seu dispositivo.

Esse código é o IMEI ou International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamento Móvel em uma tradução livre) e é como se fosse o CPF do seu celular. Quando o seu dispositivo é montado, ainda nas fábricas, o IMEI é emitido e fica registrado permanentemente não somente no sistema, mas também na parte física do modelo.

Ter o código de IMEI do seu celular, em caso de roubo ou perda, é muito importante pois se fornecido às autoridades pode resultar no rastreamento do serviço de telecomunicações que o dispositivo, nas mãos de outra pessoa, possa estar acessando, mesmo com o chip trocado.

Para conseguir o código IMEI é bastante simples, ainda mais simples se ainda houver acesso ao dispositivo que você precisa localizar. Como a maioria não tem, imaginemos que este acesso não é possível.

Procure pelo IMEI na caixa do celular, geralmente a embalagem vem com os códigos do modelo impresso nas laterais ou na parte traseira. Se não encontrar, ou se você não tem a sorte de ter em mãos a caixa do celular, basta ligar para a sua operadora de serviços de telecomunicação e requisitar dos registros a numeração IMEI do seu dispositivo.

Se você gostaria de entender um pouco melhor como conseguir recuperar o código IMEI ou se você não possui o código em mãos ou não sabe como consegui-lo, pode consultar o nosso passo-a-passo de como encontrar, salvar e utilizar o código neste link.

Usando o Google Find My Device

Como o nome diz, o Google Find My Device é um sistema da Google para dispositivos mobile Android, celulares ou tablet, que permite rastrear e acessar funções remotas no seu celular, contanto que ele ainda esteja ligado.

Basta acessar o site Android Find e realizar o login com a mesma a conta principal utilizada no dispositivo que você deseja rastrear. Se ele ainda estiver ligado, você poderá utilizar funções remotas como enviar um alerta de que você é o dono do celular, tirar fotos com as câmeras frontais, além de tocar o telefone sob comando.

Em casos mais extremos em que não será possível localizar o celular, o Google Find My Device também oferece uma opção de autodestruição. A função vai desabilitar o celular e apagar toda a informação dentro do seu dispositivo de armazenamento.

Informando as autoridades

Em casos de roubo, assalto ou furto, o mais importante a se fazer é avisar as autoridades públicas responsáveis. Vá até uma delegacia com todas as informações do dispositivo, incluindo principalmente o código de IMEI que você encontrou, se encontrou.

Também é bastante útil para as autoridades fornecer informações da operadora de telecomunicações que você utilizava com aquele dispositivo. Essas informações podem ser facilmente solicitadas por telefone ou e-mail.

Todo esse conjunto de dados ajudará a polícia a identificar possíveis culpados e até a recuperar o dispositivo, mesmo que esse seja um resultado não muito realista, não custa ter fé.

Fonte: HT Tech

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário