Como mostrar os FPS nos jogos da Steam

E muitas vezes, mesmo abrindo a Steam todo dia, muita gente não sabe de algumas ferramentas que o aplicativo disponibiliza para seus usuários, o que inclui mostrar os FPS enquanto você joga.

Atualmente, a Steam é uma das, se não a plataforma de games mais utilizada pelos jogadores em todo o mundo. E muitas vezes, mesmo abrindo a Steam todo dia, muita gente não sabe de algumas ferramentas que o aplicativo disponibiliza para seus usuários, o que inclui mostrar os FPS enquanto você joga.

 

Os FPS ou Frames Per Second (Frames Por Segundo) é uma contagem que ajuda os jogadores a saber como o jogo está desempenhando naquele dispositivo. Isso é muito útil para quem joga no PC principalmente, mas pode ser também para os jogadores de console.

 

Se você quer entender como mostrar os FPS nos jogos da Steam, confira o guia a seguir.

Contagem de Frames

Como mostrar os FPS nos jogos da Steam

Quando você executa um software como um jogo, que utiliza muito pesadamente os elementos de processamento do dispositivo como processador, placa de vídeo e as memórias, é comum encontrar alguns problemas ou gargalos que prejudicam a experiência de jogo.

 

Sendo assim, em PCs principalmente, é comum habilitar algumas funções de monitoramento do sistema e do software para saber como o dispositivo está lidando com a execução daquela experiência em questão.

 

A mais comum e uma das mais úteis ferramentas disponíveis são os contadores de FPS. O princípio de um software de entretenimento como um jogo é ler as linhas de código e traduzir todos os sistemas integrados ali para uma visualização clara dos cenários, personagens, ícones e tudo que é preciso para que o jogo funcione bem.

 

Toda essa visualização e os elementos que constituem um game são atualizados no monitor, ou na TV, em tempo real. Como um filme, um jogo simula movimentos, como as animações e efeitos, em quadros por segundo, ou frames por segundo. Um frame é uma representação dos elementos naquele momento.

 

O que o contador de FPS faz é mostrar ao usuário a razão dos frames por segundo. Quantos frames ou quadros são mostrados em cada segundo de jogo naquelas configurações para aquele visor específico, no caso geralmente monitores.

 

São as taxas de quadros, ou FPS, que definem a qualidade de execução daquele software. Se a taxa estiver baixa, o jogo provavelmente não está rodando em condições ideais, o que pode ser um problema de hardware, ou mesmo da própria otimização dos gráficos do jogo, que é o que acontece em muitos títulos desses que lançam em estágios Beta ou Pré-lançamento.

 

Como mostrar os FPS nos jogos da Steam

Por uma questão de fluidez e de como os nossos olhos percebem os frames de um jogo ou animação, o mínimo ideal para se jogar um jogo atual é acima dos 30 FPS. Com 30 frames, você perceberá o jogo como em um filme, que geralmente tem uma taxa de 24 frames por segundo, nos padrões de cinema mais clássicos.

 

O ideal, para que a experiência de jogo seja bem agradável e bem fluida, é uma taxa de atualização de frames de mais de 60 FPS. Com 60 frames por segundo o seu jogo fica bem próximo do que ele deveria ser quando os desenvolvedores criaram a experiência.

 

Se os seus frames não estão do jeito como você desejaria, é sempre possível na maioria dos jogos, dar uma mexidinha nas configurações de vídeo para reduzir o uso de processamento de imagem que o jogo exige. Claro, isso também vai deixar o jogo um pouco menos bonito.

 

Agora, se nem depois de mexer nas configurações a taxa de frames ficou melhor, aí talvez seja melhor pensar em um upgrade para o seu PC, quem sabe uma placa de vídeo ou mais memória RAM.

 

Mas para que seja possível acompanhar essa taxa de atualização de quadros, a Steam disponibiliza uma ferramenta de visualização in-game (no jogo) que fica sobreposta em todos os títulos originais que você estiver jogando pela Steam. Para habilitar o contador de FPS, siga os passos a seguir.

Passo 1

Considerando que você já tem uma conta na Steam, e que você está logado na sua conta no aplicativo de desktop da Steam, na página inicial, procure a aba de “Steam”, lá em cima no canto superior esquerdo.

Passo 2

 

Na lista que aparecer logo abaixo da aba de Steam, encontre a opção de Configurações e acesse o menu de configurações do aplicativo.

Passo 3

Dentro do menu de opções das Configurações, procure pela opção de “Em jogo”, na lista de opções na parte esquerda da janela que abriu.

Passo 4

Ao clicar na opção Em jogo, uma tela nova aparecerá na janela com várias opções de ferramentas que podem ser usadas dentro dos jogos como o Painel Steam e o Big Picture. O que você procura aqui é a opção de “Contador de quadros por segundo (FPS)” que vai estar escrito bem pequeno e meio jogado no meio das outras configurações.

 

A opção de contador de quadros possui um menu de drop-down logo abaixo que deve estar com a configuração “Desativado”. Para mostrar os FPS nos jogos da Steam é só clicar nesse botão e mudar a opção para a localização da tela que você deseja que o contador seja mostrado.

 

Fonte: PC Mag

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário