Como numerar as páginas no Microsoft Word

O Word é uma ferramenta muito útil da Microsoft, um grande editor de texto, completo e profissional. Mas são tantas ferramentas, opções e configurações que às vezes pode até ser difícil encontrar o que você precisa, tipo como numerar as páginas de um documento.

Isso porque existem muitos casos em que se faz necessária uma página de título ou descrição, talvez uma apresentação do tema ou assunto discutido adiante. E geralmente a numeração acontece já desde a primeira página, a menos que você saiba onde mudar isso.

Se você quer saber, confira o guia a seguir e entenda como numerar as páginas no Word.

Passo 1

Como numerar as páginas no Microsoft Word

Com o documento do Word aberto, procure pela aba de opções lá em cima na tela e encontre a opção de “Inserir” ou “Insert”.

Passo 2

Na barra de opções maior, logo abaixo da aba que você selecionou o Insert, procure pela opção de “Numeração de página” ou só “Numeração”, ou “Page Number” em inglês.

Passo 3

No menu de cascata que apareceu logo abaixo da opção de Numeração, escolha onde você deseja que a numeração esteja localizada nas páginas do documento. Assim que você fizer a escolha, o sistema gerará a paginação automaticamente no seu documento.

Agora, se você deseja que a numeração comece apenas na segunda página, siga os passos subsequentes.

Passo 4

Assim que você selecionou o estilo de paginação que deseja, e esse estilo foi aplicado no documento, um novo menu de seleção será disposto na parte superior do aplicativo, abaixo da aba de opções.

Se você deseja que a numeração comece apenas na segunda página, procure pela opção de “Primeira Página Diferente” ou “Different First Page” e marque a caixa de seleção. Isso fará com que a numeração apareça somente a partir da segunda página.

Essa opção também fará com que o primeiro número seja o “2” porque ainda é a segunda página. Se você quer que o primeiro número seja o “1” mesmo na segunda página, siga para o próximo passo.

Passo 5

Na parte superior, onde você selecionou a opção de numeração com página inicial diferente, procure pelo botão de “Número da Página” que deve estar localizado na parte esquerda da barra de opções.

Nesse botão, um menu de cascata vai aparecer, onde será preciso selecionar a opção de “Formatar número da página” ou “Format Page Number”. Ao clicar nessa opção, uma telinha de configurações vai aparecer no centro da tela do aplicativo e do documento.

Na nova telinha que aparece, procure pela seção de “Numeração da página” ou “Page Numbering” e marque a opção de “Começar em” ou “Start at”. Na caixa de valores ao lado, mude para que a numeração comece em 0.

Fique a vontade para alterar quaisquer configurações que achar válidas nesses menus apresentados e, quando estiver satisfeito, pressione “Fechar Cabeçalho e Rodapé” para finalizar o processo de edição de paginação e voltar para a edição do texto do documento.

Gostou de saber como numerar as páginas no Word? Encontre mais conteúdos e dicas no TechNews.

Fonte: Microsoft

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário