Como recuperar conta Google para quem esqueceu a senha ou precisa fazer verificação

A conta Google é quase indispensável, afinal, é com ela que você poderá acessar vários serviços: o Gmail, YouTube, agenda, fotos e os demais serviços que a conta Google oferece. Por isso, é compreensível o desespero ao perder uma senha.

Se isso aconteceu com você primeiramente tenha calma, pois é possível recuperar uma conta Google, mesmo que não tenha cadastrado o e-mail de recuperação e número de telefone para o envio do código de verificação na tentativa preliminar de recuperação da conta.

Quando fazer a recuperação da conta Google?

Existem duas situações para fazer a recuperação de uma conta Google: quando o sistema bloqueia o seu login te pedindo a verificação para liberar o acesso, ou caso tenha esquecido sua senha.

Existem várias formas de recuperar uma conta Google, aqui iremos te mostrar o passo a passo de cada uma delas.

Mas, antes de começar, lembre-se que o seu endereço do Gmail é também a sua conta Google -afinal, o lema da empresa é ter todos os serviços integrados numa única conta.

Como recuperar conta Google

Esqueci minha senha da conta Google:como recuperar?

Caso tenha esquecido a senha do Gmail, você precisa percorrer dois caminhos. São eles:

  • Recuperar sua Conta do Google ou o serviço do Gmail por meio de algumas perguntas, confirmando assim que a conta é realmente sua;
  • Redefinir sua senha do zero. Dessa forma, será preciso escolher uma senha mais sorte e que não tenha usado anteriormente.

Mas como fazer isso? Aqui vai o passo a passo:

  1. Acesse a conta do Google, que é: https://accounts.google.com/signin/recovery;
  2. Digite então o seu endereço de e-mail correspondente a conta do Gmail ou o número do telefone que está associado a ela;
    como fazer recuperação de conta google
  3. Depois, coloque a última senha que você se lembra da conta.  Em qualquer uma das ações, um e-mail será enviado para o endereço do qual definiu como recuperação, dessa forma, será solicitada uma confirmação de acesso em seu smartphone em que a conta do Google está conectada no momento;redefinir senha conta google
  4. Caso não lembre de nenhuma delas, clique na opção “Tentar de outro jeito”;
  5. Desta vez, coloque o seu número de telefone para assim receber um código de verificação.
    esqueci minha senha google
  6. Caso a recuperação ainda não estiver funcionando porque você não recebeu o SMS ou não está com o seu smartphone, procure a opção “Não estou com meu smartphone”;recuperaçaõ conta google SMS
  7. Caso não possa fazer o uso do seu smartphone acesse a opção “tentar outro jeito” para optar por outra alternativa. Certamente você terá que responder à novas perguntas de segurança,  como “Qual é seu cantor favorito?”. Procure responder da forma correta, da mesma forma como cadastrou.
    perguntas conta google
  8. No caso de nenhuma das opções funcionar, você vai se deparar com a seguinte tela:não consegui recuperar a conta google

Em geral, o sistema de recuperação de contas do Google não pode ser muito fácil – caso contrário, invadir suas informações também seria.

Por isso, o sistema de perguntas e verificações da empresa estabelece pesos para as várias perguntas feitas ao longo do processo. Estas perguntas são informações que você comprova ao longo da recuperação, como:

  • Qual a última senha que você se lembra;
  • Endereço do e-mail de recuperação;
  • Código enviado para e-mail de recuperação;
  • Número de telefone cadastrado na conta;
  • Código enviado via SMS;
  • Justificativa para não conseguir acessar a conta.

Não consegui recuperar minha conta Google, o que devo fazer?

Na maior parte das vezes em que você tem o acesso a uma conta Google bloqueada é porque o sistema identificou o seu acesso numa rede diferente.

Ou seja, ao acessar o computador de uma lan house, de um escritório que nunca usou anteriormente ou de um computador novo e ainda não configurado a chance do Google te pedir verificações é enorme.

Neste caso, será preciso usar um dos métodos de verificação para conseguir garantir ao sistema que o seu acesso é seguro.

Caso todos os passos descritos até aqui falhem você ainda poderá recorrer à alternativa de acessar a sua conta de uma rede já conhecida – como seu celular ou o seu notebook pessoal, por exemplo.

Ao fazer isso, conseguirá fazer login normalmente. E para evitar que seja pego em novas armadilhas use o tutorial abaixo para atualizar suas informações de segurança e garantir que sempre poderá verificar a sua conta.

Confira também:

Como atualizar informações de segurança da conta Google

Como você pode perceber fica muito difícil recuperar uma conta Google sem ter um número de celular e e-mail de recuperação cadastrados.

Por isso, se você sempre ignora os avisos do Gmail para cadastrar essas informações, saiba que deveria dar mais atenção a este aviso amigo.

Para configurá-lo manualmente faça o seguinte:

  1. Acesse a página da sua conta Google no link: https://myaccount.google.com/?tab=kk
  2. Faça login usando o seu e-mail e senha;
  3. Acesse a aba “Informações pessoais”;
  4. Na página “Informações de contato” inclua seus e-maisl de verificação;
  5. Na aba “Telefone” inclua o seu número de celular atualizado com número DDD;
  6. Pronto, ao atualizar a página você poderá usar estas informações como métodos de verificação.

Caso queira manter sua conta ainda mais segura vale a pena acessar o menu “Segurança” e personalizar conforme as diretrizes que deseja.

Confira também:

Como recuperar conta do Google Excluída?

Mesmo que você já tenha excluído uma conta Google ainda é possível recuperá-la, caso queira. O procedimento serve para as contas que foram deletadas até 30 dias antes da recuperação.

Para desfazer a exclusão o procedimento é o mesmo para recuperação de contas que ensinamos logo acima: acessar a página de login, inserir o endereço  e recuperar usando alguma informação de verificação.

Caso consiga habilitar o salvamento será preciso cadastrar uma nova senha para fazer login.

como recuperar gmail

Dicas para concluir as etapas de recuperação da conta do Google

  • É indicado que você responsa o maior número possível de perguntas, mesmo que não tenha a certeza sobre qual seja a resposta certa. Procure dar seu palpite ao invés de tentar pular para demais perguntas;
  • Utilize um dispositivo e local conhecido, como um computador, smartphone ou tablet do qual você costuma fazer login com muita frequência; Use o mesmo navegador – seja ele o Chrome ou o Safari -, ou, esteja em um local do qual sempre faz login, como seu trabalho ou em casa;
  • Procure ser exato ao digitar senhas e respostas de segurança – os detalhes são essenciais -, evite erros de digitação e tenha atenção para diferenciar letras maiúsculas e minúsculas;
  • Caso seja pedido que você coloque a última senha que se lembra, procure aquela que está mais fresca em sua cabeça;
  • Caso uma pergunta de segurança for realizada, chute a resposta que achar mais condizente.

Ficou alguma dúvida sobre como recuperar a sua conta Google? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário

três × 5 =