Como recuperar conta Google para quem esqueceu a senha ou precisa fazer verificação

A conta Google é quase indispensável, afinal, é com ela que você poderá acessar vários serviços: o Gmail, YouTube, agenda, fotos e os demais serviços que a conta Google oferece. Por isso, é compreensível o desespero ao perder uma senha.

Se isso aconteceu com você primeiramente tenha calma, pois é possível recuperar uma conta Google, mesmo que não tenha cadastrado o e-mail de recuperação e número de telefone para o envio do código de verificação na tentativa preliminar de recuperação da conta.

O processo é muito mais simples e muito mais rápido de conseguir ser feito do que você imagina, por isso, veja aqui um tutorial completo do que deve ser feito e repita em sua casa o quanto antes.

[lwptoc numeration=”none” numerationSuffix=”dot” title=”Resumo do Conteúdo”]

Quando fazer a recuperação da conta Google?

Existem duas situações para fazer a recuperação de uma conta Google: quando o sistema bloqueia o seu login te pedindo a verificação para liberar o acesso, ou caso tenha esquecido sua senha.

Existem várias formas de recuperar uma conta Google, aqui iremos te mostrar o passo a passo de cada uma delas.

Mas, antes de começar, lembre-se que o seu endereço do Gmail é também a sua conta Google -afinal, o lema da empresa é ter todos os serviços integrados numa única conta.

Por isso é tão importante fazer o resgate dessa informação o quanto antes, do contrário, não conseguirá acessar nenhum dos tão importantes acessos ali disponíveis.

Como recuperar conta Google

Esqueci minha senha da conta Google: como recuperar?

Caso tenha esquecido a senha do Gmail, você precisa percorrer dois caminhos. São eles:

  • Recuperar sua Conta do Google ou o serviço do Gmail por meio de algumas perguntas, confirmando assim que a conta é realmente sua;
  • Redefinir sua senha do zero. Dessa forma, será preciso escolher uma senha mais sorte e que não tenha usado anteriormente.

Mas como fazer isso? Aqui vai o passo a passo:

  1. Acesse a conta do Google;
  2. Digite então o seu endereço de e-mail correspondente a conta do Gmail ou o número do telefone que está associado a ela;
    como fazer recuperação de conta google
  3. Depois, coloque a última senha que você se lembra da conta.  Em qualquer uma das ações, um e-mail será enviado para o endereço do qual definiu como recuperação, dessa forma, será solicitada uma confirmação de acesso em seu smartphone em que a conta do Google está conectada no momento;redefinir senha conta google
  4. Caso não lembre de nenhuma delas, clique na opção “Tentar de outro jeito”;
  5. Desta vez, coloque o seu número de telefone para assim receber um código de verificação.
    esqueci minha senha google
  6. Caso a recuperação ainda não estiver funcionando porque você não recebeu o SMS ou não está com o seu smartphone, procure a opção “Não estou com meu smartphone”;recuperaçaõ conta google SMS
  7. Caso não possa fazer o uso do seu smartphone acesse a opção “tentar outro jeito” para optar por outra alternativa. Certamente você terá que responder à novas perguntas de segurança,  como “Qual é seu cantor favorito?”. Procure responder da forma correta, da mesma forma como cadastrou.
    perguntas conta google
  8. No caso de nenhuma das opções funcionar, você vai se deparar com a seguinte tela:não consegui recuperar a conta google

Em geral, o sistema de recuperação de contas do Google não pode ser muito fácil – caso contrário, invadir suas informações também seria. Por isso, quando pensar em reclamar sobre essa “burocracia”, lembre-se que é tudo para o seu próprio bem.

Por isso, o sistema de perguntas e verificações da empresa estabelece pesos para as várias perguntas feitas ao longo do processo. Estas perguntas são informações que você comprova ao longo da recuperação, como:

  • Qual a última senha que você se lembra;
  • Endereço do e-mail de recuperação;
  • Código enviado para e-mail de recuperação;
  • Número de telefone cadastrado na conta;
  • Código enviado via SMS;
  • Justificativa para não conseguir acessar a conta.

Lembre-se de tentar anotar todas elas ou colocar informações das quais sejam facilmente verificadas em momentos como esse, assim, você fica livre de eventuais problemas.

Como recuperar conta do Google com outro número de telefone?

Infelizmente essa opção não está disponível, sendo assim, caso queira recuperar sua senha com outro meio de contato que não esteja cadastrado ali no seu perfil, não há essa possibilidade.

Por isso, é sempre recomendado deixar seus dados atualizados, como é o caso do seu número de telefone ou o e-mail de recuperação, algo que o Gmail está sempre te lembrando ao realizar o seu login.

Por isso, caso vá fazer a alteração do seu telefone ou número de celular, vá atualizar o quanto antes dentro de todos os seus aplicativos do próprio Google, além de demais serviços atrelados.

Não consegui recuperar minha conta Google, o que devo fazer?

Na maior parte das vezes em que você tem o acesso a uma conta Google bloqueada é porque o sistema identificou o seu acesso numa rede diferente, principalmente quando acontece a pergunta clássica “não lembro a senha”.

Ou seja, ao acessar o computador de uma lan house, de um escritório que nunca usou anteriormente ou de um computador novo e ainda não configurado a chance do Google te pedir verificações é enorme.

Neste caso, será preciso usar um dos métodos de verificação para conseguir garantir ao sistema que o seu acesso é seguro.

Caso todos os passos descritos até aqui falhem você ainda poderá recorrer à alternativa de acessar a sua conta de uma rede já conhecida – como seu celular ou o seu notebook pessoal, por exemplo.

Ao fazer isso, conseguirá fazer login normalmente. E para evitar que seja pego em novas armadilhas use o tutorial abaixo para atualizar suas informações de segurança e garantir que sempre poderá verificar a sua conta.

Confira também:

Como atualizar informações de segurança da conta Google?

Como você pode perceber fica muito difícil recuperar uma conta Google sem ter um número de celular e e-mail de recuperação cadastrados.

Por isso, se você sempre ignora os avisos do Gmail para cadastrar essas informações, saiba que deveria dar mais atenção a este aviso amigo.

Para configurá-lo manualmente faça o seguinte:

  1. Acesse a página da sua conta Google no link;
  2. Faça login usando o seu e-mail e senha;
  3. Acesse a aba “Informações pessoais”;
  4. Na página “Informações de contato” inclua seus e-maisl de verificação;
  5. Na aba “Telefone” inclua o seu número de celular atualizado com número DDD;
  6. Pronto, ao atualizar a página você poderá usar estas informações como métodos de verificação.

Caso queira manter sua conta ainda mais segura vale a pena acessar o menu “Segurança” e personalizar conforme as diretrizes que deseja.

Confira também:

Como recuperar conta do Google Excluída/antiga?

Mesmo que você já tenha excluído uma conta Google ainda é possível recuperá-la, caso queira. O procedimento serve para as contas que foram deletadas até 30 dias antes da recuperação, veja aqui como recuperar conta do Google esqueci a senha.

Para desfazer a exclusão o procedimento é o mesmo para recuperação de contas que ensinamos logo acima: acessar a página de login, inserir o endereço  e recuperar usando alguma informação de verificação.

Caso consiga habilitar o salvamento será preciso cadastrar uma nova senha para fazer login.

como recuperar gmail

Como mudar o número de recuperação do Google?

Se você mudou seu número de telefone do Google e não quer ter o problema de recuperação no número errado, veja abaixo como mudar o seu número de recuperação do Google:

  • Vá até a opção myaccount.google.com, localizada no painel de navegação, mais precisamente do lado esquerdo, e então clique em “Segurança”;
  • Agora, na página você deve clicar em “Telefone de recuperação”;
  • Clique depois no ícone do lápis, digite o novo número e por fim, clique em “Atualizar”.

Agora você já possui o seu número atualizado, o que é excelente para evitar demais problemas futuros.

Dicas para concluir as etapas de recuperação da conta do Google

  • É indicado que você responda o maior número possível de perguntas, mesmo que não tenha a certeza sobre qual seja a resposta certa. Procure dar seu palpite ao invés de tentar pular para demais perguntas, principalmente no caso de se perguntar “qual é a minha senha do Google?”;
  • Utilize um dispositivo e local conhecido, como um computador, smartphone ou tablet do qual você costuma fazer login com muita frequência; Use o mesmo navegador – seja ele o Chrome ou o Safari -, ou, esteja em um local do qual sempre faz login, como seu trabalho ou em casa;
  • Procure ser exato ao digitar senhas e respostas de segurança – os detalhes são essenciais -, evite erros de digitação e tenha atenção para diferenciar letras maiúsculas e minúsculas;
  • Caso seja pedido que você coloque a última senha que se lembra, procure aquela que está mais fresca em sua cabeça;
  • Caso uma pergunta de segurança for realizada, chute a resposta que achar mais condizente.

Ficou alguma dúvida sobre como recuperar a sua conta Google? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

3 comentários

  • Alguém roubou minha conta de mim

  • Minha conta nao tá logando e não tá indo a senha

  • Recebi esse smartphone de alguém. A minha duvida é: como acessar minha conta Google sem realizar login? Já mudei vavaria varizes . E mesmo assim. Não me dar acesso a conta do Google. Me deletaram sem que recebesse! Agora precisando muito acessar o YouTube pois na conta do Google.

Deixe seu comentário