Como salvar fotos com segurança | Aprenda a armazenar na nuvem

Com as câmeras se tornando rapidamente portáteis e cada vez mais comuns na tecnologia do dia-a-dia, se torna também comum ter toneladas de fotos guardadas no PC e no celular. Mas será que essas fotos não estariam mais seguras na nuvem?

Componentes eletrônicos como os de armazenamento do computador e do celular estão sempre suscetíveis a danos e até a parar de funcionar completamente de um minuto para o outro, e a chance aumenta cada vez mais conforme o dispositivo envelhece.

Como garantir então que as fotos de família daquela viagem inesquecível para Pindamonhangaba estejam totalmente seguras em seu armazenamento? Confira o guia a seguir para várias dicas de como salvar fotos com segurança na nuvem.

Armazenamento físico

Como salvar fotos com segurança | Aprenda a armazenar na nuvem

Apesar de todo componente eletrônico possuir sim uma chance maluca de simplesmente estragar no meio do uso, até mesmo antes de conseguir realizar um backup, isso não é o mais comum.

Conforme a tecnologia avança, fica mais segura, mais barata e mais compacta, esses dispositivos também se tornam mais confiáveis. Sendo assim, a dica, se você ainda está apegado ao lado físico do armazenamento e não quer abrir mão de saber exatamente onde estão suas fotos, um drive externo pode ser a sua solução.

Drives de armazenamento não são muito caros e a verdadeira vantagem deles é o espaço que é possível utilizar. Se você precisa de algo barato, a opção é um HD externo que tem uma velocidade de transmissão de dados bem razoável e um espaço por dólar bem vantajoso pra quem quer muito espaço por um preço baixo.

Agora, se você quer algo mais rápido, e talvez não faça questão de tanto espaço assim, um SSD externo provavelmente é o que você procura. Um pouco mais caro que os HDs, os SSDs são absurdamente rápidos, sendo possível transferir gigas e mais gigas de informação em frações de minuto.

E finalmente, se você não precisa armazenar tanta informação, talvez um pen-drive seja suficiente. Os drives portáteis de armazenamento já possuem capacidades bem elevadas, sendo possível encontrar dispositivos bem compactos com espaços grandes que podem ser uma solução legal para guardar algumas fotos, vídeos e até documentos importantes.

Armazenamento em nuvem

Agora, se você não quer se preocupar, muito menos correr riscos, então confie e vá para o universo do armazenamento de fotos em nuvem. O princípio aqui é não ter que possuir os meios físicos que armazenam as informações, mas precisar apenas interagir com a interface de um sistema e contar com espaço virtualmente infinito que nunca dará problema.

O armazenamento em nuvem possui diversas vantagens sendo as principais o acesso universal aos arquivos, a falta de preocupações com manutenção e a vida útil dos dispositivos, além de ser possível ter uma capacidade quase infinita de espaço para guardar qualquer tipo de informação.

Além disso, o armazenamento virtual, ou em nuvem, também dispõe de grande variedade de empresas e marcas que disponibilizam esse serviço. Algumas empresas oferecem ferramentas embutidas ao armazenamento, como é o caso do Google Drive, outras são simplesmente uma interface para guardar arquivos, caso do DropBox.

Ambos os serviços citados anteriormente são bastante recomendados para dar uma explorada nesse novo tipo de armazenamento. Basta acessar o site, criar uma conta e desfrutar de até 50gigas de armazenamento gratuito logo de cara.

A vantagem é que se você precisar de mais espaço, basta contratar o serviço, pagando mensalidades até bem acessíveis, e liberar mais centenas de gigas. Ademais, como é um serviço 24h online, você pode acessar de qualquer lugar, por qualquer dispositivo, contato que tenha conexão e a sua conta.

Fonte: Positivo

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário