Como tirar vírus de seu celular passo a passo

Vírus são programas maliciosos, que tem a intenção de prejudicar seu aparelho e roubar informações ou até dinheiro. Confira aqui como tirar um vírus do celular, ficar atento aos sinais de problemas e manter sua segurança em dia.

Hoje em dia os celulares se tornaram verdadeiros computadores, e nós baixamos diversos aplicativos e inúmeros arquivos diariamente. Porém, existem alguns sites podem ter softwares maliciosos, que tem a intenção de prejudicar seu aparelho e roubar informações ou até dinheiro. 

Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais de presença de vírus em seu celular e manter as atualizações de segurança do sistema em dia. Entretanto, caso você já esteja com este problema, não se desespere, há solução. Confira a seguir como tirar um vírus do celular.

como remover vírus do celular

Como reconhecer um vírus

Vírus são um tipo de programa que podem ser instalados no seu dispositivo sem a sua permissão, geralmente com intenções maliciosas. Este também funciona como porta de entrada para outros programas prejudiciais, que na maior parte das vezes, tem a intenção de gerar dinheiro para os hackers.

Uma das formas com que eles podem fazer isso é roubando seus dados e senhas, baixar aplicativos e fazer compras sem o seu conhecimento ou te inscrever em assinaturas pagas. Outro caso é também quando os hackers criptografam todos os seus arquivos e bloqueiam o seu dispositivo, pedindo dinheiro em troca de devolver esses dados. Este tipo específico de vírus é conhecido como “ransomware”.

No caso do celular, algumas indicações de que o dispositivo está infectado é lentidão no processamento, descarregamento rápido da bateria e aplicativos travando. Isso porque os vírus ficam constantemente rodando em segundo plano, consumindo memória do seu celular. 

Outro sinal é quando sua conta do plano chega mais alto do que o normal, com gastos exagerados de dados móveis. 

Como remover um vírus

Para tirar um vírus com segurança de seu celular, o primeiro passo é iniciar o sistema no modo de segurança. Para isso, há algumas formas diferentes, dependendo do modelo do seu aparelho. 

Em smartphones Android, pressione e segure o botão de energia, como se fosse desligá-lo, até que as opções de desligamento apareçam. Em seguida, pressione e segure o botão de “Desligar”. O celular reiniciará automaticamente, entrando no modo de segurança.

Para modelos da Samsung, para iniciar o processo é preciso desligar o aparelho. Em seguida, pressione e segure simultaneamente o botão de energia e o de diminuir o volume, até que sinta uma vibração. Solte apenas o botão de energia. Em seguida, o celular iniciará automaticamente no modo de segurança. 

Por fim, se o seu celular for um iPhone, clique o botão de aumentar volume rapidamente, e em seguida o botão de diminuir volume. Tendo feito isso, pressione e segure o botão de energia até que o celular reinicie. Dessa forma, ele iniciará no modo de recuperação.

Com o celular neste modo, apenas os aplicativos do sistema poderão rodar, enquanto os outros processos ficam desativados. Nesse momento, é seguro desinstalar todos os aplicativos indesejáveis e que estejam causando problemas. 

Para sair do modo de segurança e retornar ao sistema normal, nos celulares Android basta reiniciar o aparelho, enquanto para iPhones é necessário repetir o processo com os botões de volume. 

Como evitar a presença de vírus

Após resolver o seu problema com vírus, há alguns passos que o usuário pode tomar para evitar novas situações de risco. O primeiro deles é evitar clicar em qualquer link desconhecido, e ignorar mensagens suspeitas falando sobre problemas na conta do banco, prêmios ou promoções. 

Outra sugestão é utilizar sempre senhas fortes e complicadas, que são mais difíceis de hackear. Por exemplo, usar combinações de letras em vez de palavras, misturar números, letras e símbolos são boas maneiras de criar uma senha segura. 

Por fim, é possível baixar um programa de antivírus para celular, assim como se faz para computador, como o Avast. Esses aplicativos ajudam a monitorar comportamentos estranhos no seu celular, conferir a segurança de conexões de internet e reconhecer ameaças. 

Quer mais dicas de como cuidar do seu celular? Então leia também: Quer saber como reiniciar e restaurar o celular? Pois confira aqui

Fonte: Norton

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário