Como usar o Pinterest? Principais Funções e Organização da Rede Social

Você sabe como usar o Pinterest? A rede social funciona como um grande painel de imagens, ideias e inspirações para compartilhamento.

Isto é, o conteúdo é dividido em categorias, com uma proposta de que o usuário monte seus quadros com assuntos e temas que mais gosta.

Assim como o Instagram, o Pinterest tem como foco um apelo mais visual, e é usada como fonte de inspiração, especialmente para profissionais que trabalham com arte e design.

Mas você sabe como usar o Pinterest? Neste artigo separamos todas as dicas de como utilizar a rede social. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Pinterest?

Primeiramente, antes de falarmos sobre como usar o Pinterest, é preciso saber o que é a rede social. A plataforma, como já indicamos, funciona como uma vitrine de painéis de ideias e inspirações.

Com isso, o maior foco aqui é na divulgação de imagens para toda a comunidade. A própria plataforma se divulga como um grande catálogo de ideias.

Mas como ela funciona? Em resumo, o Pinterest funciona com ‘recortes’, expondo várias imagens e ideias de acordo com o tema pesquisado.

Dessa forma, é possível montar um tipo de coleção com as imagens e recortes que o usuário preferir.

Como usar o Pinterest

Como criar uma conta no Pinterest?

Ainda antes de falarmos sobre como usar o Pinterest, é preciso saber como criar a sua conta para utilizar a rede social. Assim como outras redes sociais, o processo é bem simples. Basta acessar o site da plataforma.

Em seguida, é necessário buscar pela opção de registro na rede social, que pode ser feito com sua conta no Facebook, Google ou e-mail.

Logo depois, serão disponibilizados alguns temas e assuntos, que o usuário pode escolher aqueles que se encaixem em seu perfil. Isso é feito para que o site possa saber quais painéis e quadros serão apresentados no seu perfil.

Como usar o Pinterest

Agora que você já sabe o que é e como fazer a sua conta, é hora de saber como usar o Pinterest após fazer seu cadastro.

De forma bem simples, podemos dizer que a plataforma funciona através de seus quadros, ou “boards”. É possível criar suas próprias pastas, com imagens e temas da sua preferência.

Para criar sua própria frase, basta acessar seu perfil, clicando no botão ‘+’. Em seguida, é possível definir um nome do sue painel, além de segmenta-lo do jeito que preferir.

Por exemplo, é possível criar uma pasta de inspiração para projetos de reforma e decoração para cada cômodo de sua casa.

Logo depois de criar seu próprio painel, o usuário pode criar também os chamados pins.

Como usar o Pinterest – criando seus pins

Em resumo, é possível definir os pins do Pinterest como um tipo de capa ou marcador visual para o seu conteúdo.

Isto é, cada um dos marcadores possuem um link, o qual pode redirecionar os usuários a um site. É com o pin que é possível pesquisar temas e assuntos de outros usuários, que também podem ser salvos para futuras pesquisas.

Criando painéis e enviando arquivos

Outra das funções que a rede social oferece e que te ajuda a saber como usar o Pinterest é a criação de painéis e envio de arquivos.

Clicando em seu perfil, o usuário pode ser redirecionado aos painéis criados por você, com seus conteúdos ou de seus usuários.

Com isso, é possível organizar todos os conteúdos criados e salvos, separados de acordo com o tema ou assunto. Para enviar fotos e arquivos para a rede social, basta clicar no botão ‘Adicionar +”, localizado no topo da página do usuário.

Em seguida, serão disponibilizadas três opções:

  • Adicionar um Pin – onde é possível enviar uma foto por meio de um link;
  • Enviar um Pin – para enviar uma foto salva no computador do usuário;
  • Criar um painel – onde se pode criar um mural para envio de imagens.

Outras opções de como usar o Pinterest é a ‘repinagem’, na qual o usuário pode repostar uma imagem ou conteúdo postado por outro usuário.

 

Em resumo, saber como usar o Pinterest é bem simples. A rede social é bem interativa e fácil de usar.

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.

Deixe seu comentário