Como verificar se um site tem autoridade: conheça os principais parâmetros

Um conhecimento importante que quem trabalha com a criação de websites ou Marketing Digital precisa ter é saber como verificar se um site tem autoridade ou não.

Isso é essencial pois o processo de verificação de autoridade um site ajuda em dois pontos. O primeiro deles é na estratégia de link building de uma página. Receber links de domínios com pouca autoridade pode ser ruim para a sua estratégia, além de desperdiçar recursos.

Já o segundo motivo é que esse conhecimento ajuda a verificar se suas estratégias estão dando resultado e o que funciona ou não para aumentar a autoridade de uma página.

Quer saber como verificar se um site tem autoridade ou não? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é a autoridade de um site?

Se você tem estudado sobre SEO, link building e como ficar em primeiro lugar nos resultados do Google, provavelmente ouviu falar em “autoridade do domínio”. O que isso significa especificamente?

Imagine que você é o Google e, portanto, recebe uma série de pedidos de buscas. Por exemplo, uma pessoa pergunta “Quem ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2014?”.

Nessa hora, você precisa verificar todos os sites que seus robôs já percorreram em busca dessa informação. No entanto, você encontra uma divergência:

  • um site especializado em cinema, que é reconhecido pelo público como um dos principais do mundo sobre o assunto, diz que a vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2014 foi Cate Blanchett.
  • um site que fala sobre diversos assuntos diferentes, tem pouca audiência e foi marcado como propagador de fake news diz que não houve uma cerimônia do Oscar em 2014.

Qual site você apresenta para o seu usuário? Com certeza, a primeira opção. Afinal, trata-se de um site especializado, reconhecido e que oferece informações reais.

Isso é a autoridade do domínio, um tipo de métrica que ajuda a dar mais peso e confiabilidade às informações de um site.

Tecnicamente, o Google afirma que não usa a autoridade de um domínio nos seus resultados de busca, mas um engenheiro da empresa já afirmou que certos fatores “muito similares” são considerados sim.

Uma pesquisa do Ahrefs, no entanto, comprova que há uma correlação bem forte entre a força do domínio de um site e as suas palavras-chave ranqueadas em boas posições no Google.

Como verificar se um site tem autoridade?

Existem muitas ferramentas que ajudam quem quer saber como verificar se um site tem autoridade. Algumas dessas ferramentas são pagas, outras gratuitas. Há uma certa divergência na fórmula de cálculo delas, mas normalmente os resultados são bem parecidos.

Confira abaixo 3 ferramentas que ajudam a verificar a autoridade de um domínio:

  • SEM Rush: O SEM Rush é uma das mais famosas ferramentas de marketing digital do mercado. Atualmente, ela permite que usuários cadastrados de graça façam algumas poucas buscas por dia, o que revela a autoridade de alguns domínios;
  • Ubersuggest: O Ubersuggest é uma ferramenta elaborada por Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital. Ela também permite que algumas pesquisas gratuitas sejam feitas diariamente;
  • Ahrefs: O Ahrefs é a maior autoridade quando o assunto é autoridade de sites. Essa é a ferramenta mais usada pelos profissionais de marketing nessa área.

Existe como verificar a autoridade de um site sem ferramentas?

Sim e não. Caso você não queira usar as ferramentas citadas acima, há como fazer uma análise de cada domínio por conta própria. No entanto, o problema dessa ação é que não há como ter números concretos de domínio de um site.

O que as ferramentas fazem é usar robôs que percorrem a Internet para poder medir a quantidade de links que um site recebe, quantidade estimada de visitas, vê o posicionamento do domínio em várias palavras-chave… enfim, levantam dados que são impossíveis de se levantar sozinhos.

Por isso, o uso de ferramentas para esse tipo de cálculo é muito mais preciso, rápido e confiável.

No entanto, você pode olhar alguns elementos básicos para presumir uma autoridade de um site. Veja algumas dicas a seguir:

  1. Sites de notícias, governamentais e educativos têm mais autoridade;
  2. Qual a idade do domínio? Domínios mais velhos são mais confiáveis;
  3. Popularidade do domínio. Páginas mais populares recebem são vistas como mais confiáveis.

Como aumentar a autoridade de um site?

Quando você identificar um site com maior autoridade no Google, poderá estabelecer uma estratégia de link building com ele, especialmente se for de uma área relevante para o seu próprio domínio.

Isso é importante pois a quantidade de links recebidos é o principal fator que aumenta a autoridade de um site perante o Google.

Quanto mais autoridade, maior a posição da página nos resultados de busca. E, se lembrarmos que o Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais, o tráfego orgânico obtido pode ser significativo.

E aí, aprendeu como verificar se um site tem autoridade ou não? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário