Aprenda como configurar pela primeira vez o seu smartphone Android

Comprar um celular novo é sempre uma sensação muito gostosa. Mas, logo em seguida, vem aquele processo interessante e chato de configurar tudo. Recolocar as senhas nas contas, baixar novamente os aplicativos e passar todos os contatos.

Apesar de ser chata, essa configuração inicial é muito importante para começar bem o uso do seu novo smartphone. Nessa etapa será preciso informar tudo corretamente e adequar o uso do aparelho ao seu habitual.

Com um celular bem configurado você garante mais agilidade na hora de usar, consegue utilizar mais funcionalidades de forma fácil e deixa ele do seu jeitinho. Com esse tutorial você vai estar preparado e tranquilizado na hora de fazer a migração para o aparelho novo.

 Confira a seguir os principais passos para configurar corretamente o seu smartphone Android pela primeira vez.

Como realizar as configurações iniciais

Ao tirar o smartphone da caixa e ligá-lo pela primeira vez, é normal se sentir um pouco sobrecarregado com a quantidade de opções, termos de uso do Android, baixar todos os aplicativos de novo. 

Mas fica tranquilo que vamos passar etapa por etapa aqui nesse tutorial para você configurar o celular do começo ao fim das etapas iniciais.

Primeiros Passos

Assim que o aparelho ligar e o sistema operacional der os primeiros sinais de vida, você terá que selecionar o idioma para utilização do aparelho. Basta escolher o botão do idioma e prosseguir.

Configuração do Cartão SIM

Atualmente, a maioria dos smartphones vem com um pequeno compartimento na lateral, feito para armazenar e acessar o chip do seu número, o Cartão SIM. Para identificar o compartimento encontre um pequeno furo.

Esse furinho marca a abertura onde será preciso pressionar com a chavezinha de metal para soltar o compartimento para fora do seu encaixe. Essa chave é um metal simples que vem junto com o smartphone na caixa.

Na caixa do celular também é possível encontrar o Manual de Instruções, que contém uma seção sobre o encaixe do Cartão SIM. Escolha as opções indicadas na tela para selecionar o chip como principal do dispositivo.

O celular pode pedir também o PIN do seu chip. Para encontrar esse código pegue a embalagem do cartão SIM. Ele estará impresso na área demarcada. Também é preciso lembrar que o PIN do cartão SIM é diferente do PIN usado como senha pelo celular.

Configuração de Rede

Um dos primeiros passos é entrar com a rede de Wi-Fi que o celular utilizará pela primeira vez. Esse é um dos motivos pelos quais é indicado realizar o processo de configuração inicial onde seja possível utilizar a rede sem fio.

Encontre a rede da sua casa ou local de trabalho na lista de redes detectadas e entre com a senha. Com isso, o celular salvou a primeira rede de internet sem fio e conectará nela novamente de forma automática.

Segurança do Celular

Smartphones são dispositivos muito importantes no nosso cotidiano. Usamos eles para navegar pela internet, resolver problemas, ligar para os amigos, conectar no e-mail do trabalho, abrir o aplicativo do banco e tirar fotos dos nossos entes queridos.

São vários motivos pelos quais você deveria se preocupar, e muito, com a segurança do smartphone. E a primeira maneira de fazer isso é configurar uma senha ou PIN para que só você e as pessoas que confia tenham acesso.

Se o seu modelo de celular vier com opções de biometria ou reconhecimento facial, também são ótimas formas de garantir a segurança. 

Mas no geral, a senha, que pode ser qualquer coisa escrita com números e letras, o PIN, que é uma senha numérica apenas, e o Padrão, que é um desenho feito em uma malha de pontos, são o suficiente para evitar que curiosos desbloqueie a tela.

Configurando a conta Google

A conta da Google é necessária para acessar e utilizar os dispositivos Android, isso porque a empresa responsável pelo sistema operacional é a própria Google. Além disso, conectar com essa conta permite que você use uma porção de ferramentas gratuitas disponibilizadas dentro do sistema.

Se ainda não tiver uma conta no buscador siga as instruções para a criação de uma nova conta. Ela permitirá que você sincronize os dados dos celulares e das contas caso troque novamente de dispositivo ou realize um backup dos arquivos.

Migração de dados

Caso você já tenha a sua conta da Google, basta logar com ela no novo dispositivo e o sistema dará algumas opções para trazer os dados do outro celular. Você pode fazer isso pela internet ou usando as tecnologias mais recentes.

Uma delas é o compartilhamento por proximidade, que permite enviar e receber informações entre dispositivos apenas tocando a parte traseira dos aparelhos.

Personalização

Depois disso o celular vai entrar em configurações mais pessoais e que dizem respeito ao modo como você prefere usar. Aqui estarão opções de notificação, personalização de papel de parede, estilo do relógio, além de configuração de atalhos e outras funções.

Uma personalização comum, que não vem por definição nos celulares, é mostrar as notificações dos aplicativos na tela de bloqueio. Para mudar isso vá para as configurações e procure por “Tela de bloqueio”.

Depois disso seu dispositivo estará prontinho para usar. Baixe novamente os aplicativos que usa e aproveite esse milagre da tecnologia.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário