Conheça as últimas tendências de tecnologia na criação de cartões de visitas

Há muitos elementos que compõe o marketing pessoal de qualquer pessoa e/ou empresa, mas nenhum tem tamanha importância quanto o cartão de visita. Dessa forma, todos que buscam aprimorar seu marketing estão atrás das tendências para cartões de visita.

E bem, a tecnologia não deixou para trás esse pequeno, mas essencial, componente do marketing. Na verdade, os cartões de visitas também evoluíram, seja no corte, no formato, no acabamento ou mesmo na aplicação da tipografia.

Você quer saber quais são as últimas tendências para cartões de visita, certo? Então prossiga com a leitura e entenda mais sobre!

Tendências para cartões de visita: por que ainda tão essencial?

 Mesmo com toda a inserção da gráfica no meio online, os cartões de visitas continuam essenciais para o marketing por um simples motivo: primeiro contato. Nenhuma ferramenta é tão incisiva para interação do que um cartão.

Claro que um cartão de visita só é poderoso quando feito sob medida para os clientes. É necessário atenção para detalhes como:

  • Credibilidade e qualidade implícita;
  • Bom logotipo;
  • Ser sucinto e direto com as informações;
  • Apostar num bom material, formato e acabamento.

Entretanto, há mais um detalhe por ver durante a produção dessa ferramenta: as tendências para cartão de visita!

Tendências para cartões de visita: o que torna um cartão de visita moderno?

 Valendo da tradição, o cartão de visita é o ritual sagrado para apresentação da empresa, de forma a aumentar a lista de contatos e clientes. No entanto, o público evoluiu, assim como o mercado – e o cartão de visita fez a mesma coisa.

Dessa forma, certas tendências alcançaram grande destaque entre gráficas online.

Cartão de visitas impresso em letterpress

A interação do cliente com o cartão não precisa ser apenas visual, mas também tátil. Dessa forma, o letterpress, que se encontrava em desuso, voltou a se tornar tendência com sua impressão em baixo-relevo.

Pode parecer um detalhe pouco útil, mas chama fisicamente a atenção do cliente.

Handmade

 Chamar a atenção do cliente através do letterpress se torna ainda mais interessante com uma técnica que simula escrita cursiva. Sim, uma letra que aparenta ter sido feita de maneira artesanal chama bastante atenção, pois o cliente vê empenho já pelo cartão.

Assim, o handmade se tornou uma tendência para cartões de visita.

Mescla de texturas

Falando em interação com o sentido tátil do cliente, a mescla de diferentes texturas num único cartão tem chamado atenção. Através do estranhamento sensorial ao transitar de um material ao outro, o cliente acaba sendo cativado a levar um cartão.

Cortes personalizados

Imagina um cartão em formato de bolo para uma empresa de doces? Ou então um cartão em formato de carro para alguém que trabalha de Uber? Pois é, uma das tendências mais comuns é a aposta em cartões de visita criativos no tipo de formato.

Afinal, se seu negócio não pede por rigidez, por que não apostar num cartão mais personalizado?

Material diferenciado para confecção

Essa tendência faz parte de outra tendência ainda maior: maior conscientização ambiental da sociedade. Dessa forma, é comum o uso de elementos biodegradáveis ou reciclados, de maneira a chamar atenção positiva do público.

Cartões criativos

Como um cartão pode ser criativo? Através de imagens ou mesmo mensagens capazes de cativar o público. O primeiro tipo tem tomado cada vez mais espaço do cartão de visita tradicional, com as imagens tendo relação direta com o serviço da empresa.

Enquanto isso, o uso de mensagens criativas pode ser um atrativo por si só ou ser colocado junto de um formato personalizado de cartão. De qualquer forma, deve ser algo instigante para que o público entre em contato com a empresa.

E qual a última tendência realmente tecnológica para cartões de visita?

 Cartão de visita digital e interativo! Essa é a nova tendência para cartões de visita, que tem se adaptado ao conceito digital. Sendo totalmente ecológico (afinal, zero de material), esse cartão é feito no formato PDF e é distribuído via redes sociais, como WhatsApp.

Dessa forma, é uma das principais tendências para cartões de visita, pois é ágil, eficiente e abrangente em sua captação. Afinal, você pode acessar todas as informações que o cartão apresenta em apenas um clique.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário