Conheça os melhores navegadores para usar no PC em 2021

Os navegadores são uma das principais portas de acesso à internet e geralmente são um dos aplicativos que mais usamos no nosso dia a dia. Por isso, é importante escolher um que se adapte ao seu tipo de uso e tenha os melhores recursos disponíveis.

Entre os fatores mais relevantes a se considerar na hora de escolher estão a velocidade de performance e a segurança dos seus dados. Em adição a estes, há ferramentas adicionais, facilidades da interface e capacidade de customização que diferem de navegador para navegador.

Conheça a seguir os melhores navegadores para PC em 2021

CHROME

O Google Chrome é o navegador mais utilizado na comunidade digital, com mais usuários do que todos os outros desta lista somados.  

Um dos maiores benefícios desse browser é o suporte cross-plataforma. Por meio dele, o usuário pode logar em sua conta do Google no Chrome de diferentes dispositivos e transferir históricos, abas, barra de favoritos, senhas, entre outros. 

Além disso, o Chrome também tem compatibilidade com o Chromecast, e é um dos browser mais fáceis para compartilhar conteúdo com sua televisão.

Outro recurso inovador é o agrupamento de abas, que auxilia a organizar o navegador. Dessa forma, o usuário terá mais facilidade de encontrar o que procura em meio a todos os sites abertos. 

Outra vantagem de utilizar o navegador da Google é sua enorme biblioteca de extensões. Por ser tão completa, muitas outras empresas adaptam seus navegadores para poderem fazer uso dela também.

Apesar dessas qualidades, uma das desvantagens do Chrome é seu alto consumo de memória RAM. Isso dificulta o uso em máquinas com hardware mais fraco, deixando a experiência lenta e limitada.

Como tentativa de resolver isso, a Google adicionou um recurso de congelar abas que não estão sendo utilizadas, de modo que consumam menos memória

MOZILLA

O Mozilla Firefox é um dos melhores navegadores disponíveis hoje, principalmente por seu compromisso com a segurança e privacidade do usuário. Ao utilizá-lo, você é avisado se seu e-mail foi vazado, há bloqueio de popups que pedem autorização para enviar notificações e também bloqueio de rastreio por “fingerprinting”. 

Além disso, os desenvolvedores têm como objetivo criar uma experiência intuitiva e acessível, mesmo para novos usuários. Isso é uma grande vantagem se o usuário não tem facilidade em utilizar ferramentas digitais, como o público mais velho.

EDGE

O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows, e era conhecido por ser extremamente lento. Entretanto, esse cenário mudou e a nova versão do Edge é uma das mais rápidas disponíveis no mercado. 

Por ser baseado em Chromium, esse browser suporta as mesmas extensões que o Google Chrome, mas consome consideravelmente menos memória RAM, tornando-o mais leve que o concorrente. 

Ele traz diversos recursos interessantes, como a função “Ler em voz alta”, que permite maior acessibilidade, gerente de senhas e bloqueador de anúncios embutido. Além disso, ele oferece a possibilidade de enviar mídia diretamente para um dispositivo Chromecast

Um recurso inovador que esse navegador apresenta é a possibilidade de fazer download de páginas da web, que podem ser abertas em uma janela separada. Dessa forma, a página abrirá como um aplicativo separado, sem precisar carregar o navegador inteiro. Essa ferramenta é muito útil para abrir e-mails, documentos da nuvem ou redes sociais

OPERA

Já o Opera traz bloqueador de anúncios e VPN embutidos, ferramenta CryptoWallet para operações financeiras e uma barra lateral com diversas funções. Entre elas, há acesso rápido a redes sociais e mensagens instantâneas, serviços de streaming de música, histórico, configurações e favoritos

Além disso, também na barra lateral, há a função Flow, através da qual o usuário pode compartilhar conteúdo entre celular e computador. Por último, nesta barra existe um página de notícias personalizadas de acordo com as preferências do usuário.

Para gamers, o navegador oferece uma versão especial chamada Opera GX, com funções direcionadas para esse público. Neste navegador, as novidades são integração à TwitchTV, suporte à Razer Chroma e gerenciador de RAM e CPU.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário