Comédia dramática da Dinamarca tem uma legião de fãs na Netflix. Você deveria conhecer…

Não é de hoje que somos apaixonados por produções que trazem professores inspiradores e espirituosos, não é mesmo? Desde Escritores da Liberdade até Merlí, essa é uma temática sempre deliciosa de acompanhar e uma série da Netflix que acabou se tornando popular por causa disso é a dinamarquesa Rita.

Com uma protagonista fora dos padrões, a série se tornou um grande sucesso internacional após ser distribuída pela Netflix e não é difícil encontrar diversos educadores na internet indicando a produção.

Com cinco temporadas, a série já foi encerrada e é um prato cheio para quem busca uma boa comédia repleta de pontos inspiradores para maratonar.

Confira a seguir mais detalhes sobre Rita.

Sobre Rita da Netflix

Comédia dramática da Dinamarca tem uma legião de fãs na Netflix. Você deveria conhecer...

Nessa série dinamarquesa, a professora Rita Madsen não é nada do que se espera de alguém com sua profissão.

Com a justificativa de que escolheu ser professora para “proteger seus alunos dos pais”, ela é do tipo que não segue muito as regras e não acredita em moralismos.

Apesar disso, seu lado mãe também passa por diversos desafios. Com três filhos em fases diferentes, ela se desdobra para conseguir atender as necessidades de cada um, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser divorciada, desbocada e com um “quase” vício em álcool.

Confira o trailer da primeira temporada abaixo:

Produção

A série Rita estreou originalmente na Dinamarca em fevereiro de 2012 pelo canal TV2, e é de criação de Christian Torpe.

Com o sucesso que as duas temporadas iniciais da série conseguiram internacionalmente, a Netflix fechou uma parceria com a TV2 para produzir às três últimas temporadas do programa, tornando-o um orginal Netflix.

Dessa forma, a produção foi concluída em 2020, com um total de 40 episódios e cinco temporadas, todas disponíveis no streaming.

Elenco

Com o sucesso que produções da Dinamarca vem fazendo no Brasil pode ser que você reconheça alguns dos atores de Rita de outros filmes e séries do país.

O protagonismo da série é de responsabilidade de Mille Dinesen, atriz dinamarquesa de 47 anos que é muito famosa em seu país por longas-metragem e outras séries.

Além dela, Lise Baastrup é quem interpreta a melhor amiga de Rita, Hjørdis, e também é a única, além de Dinesen, a ter aparecido em todos os 40 episódios da séries.

Outros nomes que compõe o elenco de Rita são Carsten Bjørnlund, Ellen Hillingsø, Nikolaj Groth, Morten Vang Simonsen, Sara Hjort Ditlevsen e Kristoffer Fabricius.

Por que vale a pena assistir Rita na Netflix?

Quem nunca teve um professor preferido na escola ou faculdade que ocupava essa posição porque surpreendia em cada aula? Seja pela forma de explicar as coisas, ou por ser o completo oposto do que se esperava?

Bem, essa é basicamente a definição de Rita, a professora “fora dos padrões” que todo mundo já quis ter.

Com um discurso poderoso sobre a educação das crianças, e principalmente de seus pais, ela é daquele tipo que não passa a mão na cabeça de seus alunos, mas que faz de tudo para garantir o bem deles, seja dentro ou fora da escola.

Por outro lado, Rita é quase toda errada em sua vida pessoal, e tenta se equilibrar na corda bamba que são suas relações amorosas e com seus filhos, demonstrando aquele lado humano que sempre nos conquista em produções desse gênero.

Enfim, essa é a série perfeita para quem está buscando um humor realmente divertido, porém, repleta de lições importantes sobre relações familiares e com o próximo.

Cheia de abordagens relevantes sobre problemas sociais e aceitação do diferente, Rita é aquela série necessária para se olhar com mais empatia para alguns assuntos. Uma produção ótima, que merece ser vista pelo maior número de espectadores possível.

CONFIRA Também:

As polêmicas de Cuphead Show: A nova animação da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar