Counter Strike Global Offensive comemora 10 anos de atividade

O Counter Strike comemora 10 anos em agosto. Lançado em agosto de 2012, o jogo completa uma marca histórica e encabeça o cenário de e-sports.

Um dos jogos mais clássicos de tiro já feitos, o CS:GO, comemora esse mês o seu décimo aniversário. Lançado em agosto de 2012, o jogo completa uma marca histórica para um jogo de tiro em live-ops da Valve, que manteve sua relevância e ainda encabeça o cenário competitivo de e-sports do mundo.

Antes dele, o CS 1.6 era a versão vigente, que na época já tinha sido considerado bem datado. Para melhorar a vida dos jogadores e ampliar o cenário competitivo, a Valve criou o Global Offensive e trouxe mais mecânicas, gráficos melhorados, armas novas e um balanceamento de jogo otimizado que deixou seu antecessor no chinelo.

Do 1.6 Source para o Global Offensive

Counter Strike Global Offensive comemora 10 anos de atividade

Anunciado já em 2011, no final do ano, o novo Counter Strike chegaria para mudar todo o cenário do game, para todos os jogadores já que o 1.6 estava rolando desde muitos anos antes. E já era um jogo bastante datado e travado, com mecânicas antigas, da época dos Half Life, já que começou como um mod do shooter.

E aí foi batata, todos os fãs do jogo começaram a ficar desesperados pela nova experiência, querendo muito uma chave de acesso antecipado para dar uma conferida em todo o conteúdo novo e único que viria por aí.

A hype era totalmente justificada, já que o CS era um jogo que movia multidões, jogadores de lan house, na época que essas existiam, se reuniam para disputar mapas, salvar reféns e dar muitos tiros com as diversas armas de fogo que o jogo disponibilizou.

E todos esses jogadores poderiam, dali alguns meses, conferir todas as mudanças feitas no conteúdo já existente, assim como novas armas, mapas, personagens, modos de jogo e muito mais.

Para dar uma amenizada nessa vontade toda dos fãs, no mesmo ano em que foi anunciado, a Valve já prometeu e organizou a primeira grande partida profissional competitiva. Foram rodadas mais breves, com um jogo ainda se ajeitando para sair, mas que moveu multidões de espectadores.

Nessa partida se criaram nomes míticos do jogo, que ficaram para a história como cArn, GeT_RiGhT e o famoso n0thing. Essa partida foi disputada em uma versão remodelada de um dos mapas mais queridos de todos os tempos, vindo diretamente do 1.6, a Dust2.

Fãs movendo o jogo

E coincidiu, bem agora no aniversário de 10 anos do jogo, que um fã desenvolveu uma nova versão do CS:GO para os jogos modernos. O moder e programador conseguiu pegar o jogo já existente e recriá-lo em uma versão mais moderna do motor usado.

Essa versão vem em um momento em que a comunidade já não entende porque a Valve, empresa responsável pela saga CS, ainda não atualizou os sistemas do jogo para a Source 2, engine que sucede a que é usada para o CS:GO ainda atualmente.

O russo conseguiu reunir todos os conteúdos do jogo aniversariante e atualizá-lo para a sucessora da engine, permitindo que o jogo funcionasse melhor, e tivesse algumas melhorias em armas, desempenho e até mesmo nas mecânicas. O desenvolvedor prometeu divulgar essa versão abertamente no GitHub para a comunidade.

Infelizmente esse é um projeto que a Valve não abraçou até o momento, e parece que nem pretende.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário