After: Depois do Desencontro | Crítica: Com drama além do casal, terceiro filme é o melhor da franquia

Nós já vimos "After: Depois do Desencontro" e nesse artigo você confere nossa opinião sobre o terceiro filme dessa franquia que estreia hoje.

After: Depois do Desencontro

“After: Depois do Desencontro”, terceiro filme da franquia After estreia nesse dia 2 de setembro em todo o país, e nós aqui do Sobre Sagas já vimos o longa na íntegra e te contamos o que achamos da produção.

Apesar de alguns clichês que podem fazer revirar os olhos na sala de cinema, com a inserção de dramas que acabam indo além do relacionamento do casal protagonista, o terceiro filme da franquia conseguiu enriquecer seu roteiro, quando comparado aos dois primeiros, e é o melhor até agora.

Começando pelo aparecimento de um personagem importante da vida de Tessa, que acaba deixando mais claro o passado conturbado que a garota teve na infância. De certo modo, a inserção desse personagem na história do modo como ele é, faz o espectador compreender melhor a tolerância que a mocinha tem em relação aos desvios viciosos de seu namorado.

Não que isso justifique a facilidade complacente da personagem em perdoar os atos tóxicos do companheiro, porém, amplia a visão de que o convívio desde cedo com situações semelhantes com outra pessoa que ela gostava muito, pode estar por trás dessa aceitação problemática, ainda que o roteiro deixe essa percepção sub-entendida sem explora-la didaticamente.

Além disso, o desenvolvimento do relacionamento de Hardin Landon (seu meio-irmão) também é um ponto a se destacar, ainda que as cenas sejam extremamente curtas.

Em um filme com tantos momentos tensos entre o casal protagonista e seus patriarcas, as breves interações entre os dois personagens, acabaram sendo um sopro de ar fresco na trama. Muito disso, se deve a escalação do maravilhoso Chance Perdomo (o Ambrose de O Mundo Sombrio de Sabrina) que substitui muito bem, Shane Paul McGuie, antigo intérprete do personagem, após os conflitos na agenda do ator.

Apesar desses pontos positivos, nem tudo saiu tão bem. Alguns furos na história são muito visíveis, e conotam que esse filme foi pensado para o espectador que leu os livros da série. Um bom exemplo disso é quando Landon está conversando com Tessa e diz que o sonho dela sempre foi se mudar para Seatle.

Nos dois primeiros filmes não há uma sugestão muito forte sobre isso, dessa forma, para quem apenas vê os longas, essa afirmação parece um pouco deslocada. Vários outros casos como esse acontecem ao longo do filme e podem deixar alguns espectadores com a sensação de que alguma parte da história ficou faltando. 

After: Depois do Desencontro

Para além desse problema, talvez o maior incômodo da franquia em si e não apenas desse terceiro filme, seja a questão tóxica do relacionamento entre os protagonistas sendo romantizada em vários momentos.

Nesse terceiro filme, ao menos na primeira parte, esse nível de relacionamento abusivo acaba elevado ao máximo. Isso porque a crise inicial do casal é que Tessa recebeu uma grande proposta de trabalho em outra cidade, mas Hardin se opõe veementemente a ir com ela e ainda tenta fazer uma certa chantagem emocional para que ela não vá.

Pois bem, apesar de enervante, angustiante e difícil de admitir, a verdade é que a história acaba não fazendo nada além de trazer para a tela o que é a realidade de vários relacionamentos da vida real.

A questão da impulsividade frequente de Tessa, a necessidade de controle de Hardin, a falta de comunicação e o ciúme doentio de ambos é similar ao de muitos casais por aí, inclusive que você e eu desaprovamos, mas muitas vezes temos em nossos círculos de amizade.

Dessa forma, a própria questão da toxidade não é exatamente o problema do enredo, mas sim, a forma como ela é tratada em vários momentos.

Por exemplo [SPOILER] algumas das cenas íntimas que acontecem entre o casal em “After: Depois do Desencontro” são colocadas em momentos inapropriados quando um dos personagens acabou de ser extremamente babaca, ou fez algo prejudicial ao outro. [SPOILER]

Isso acaba romantizando toda a situação, como se tirasse a importância do constrangimento que se acabou de passar, remetendo ao ditado ultrapassado e ditatorial que diz que “O amor tudo suporta”.

Em contrapartida, após a metade do filme, devido a uma decisão importante, o relacionamento dos protagonistas acaba entrando em modo de amadurecimento e muitas situações explosivas passam a ser atenuadas. Isso, ainda que não resolva todos os problemas citados, facilita continuar acompanhando a jornada de ambos, mesmo com alguns elementos batidos no roteiro (que podem irritar um pouco).

after depois do desencontro críticaPara além de toda essa questão, é bom saber que “After: Depois do Desencontro” não é aquele romancezinho leve e bem-humorado de se assistir.

Na verdade, boa parte do filme é repleta de tensão e dramas de dar inveja em autor de novela das 8. [Spoiler] especialmente o final com a descoberta bombástica que Hardin faz sobre sua mãe [Spoiler]. E isso não é ruim, apenas não espere ir ao cinema para assistir mais uma versão de A Barraca do Beijo“.

Com um final que deixa um enorme gancho para a continuação da franquia, concluímos que, ainda que não seja um filme que vai agradar todos os gostos, “After: Depois do Desencontro” cumpre bem sua proposta e certamente irá satisfazer bastante tanto quem gostou dos dois primeiros filmes, quanto quem leu os livros da franquia, podendo abrir caminho para outros fãs de romance.

Confira o trailer de “After: Depois do Desencontro”

CONFIRA Também:

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Todos os filmes e séries que você deve assistir antes da estreia

E então, você vai assistir “After: Depois do Desencontro” no cinema? Depois volta aqui, ou acessa as nossas redes sociais para contar para a gente o que achou, hein!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

1 comentário

  • Olá. Na minha opinião o melhor filme foi o primeiro. No segundo e no terceiro, eles mecheram muito na história, trocando situações de personagens para outro. Entendo que a história em si dos livros é grande e detalhada, mas acho que ficou bem abaixo da expectativa para quem leu os livros… e acredito que para quem não leu, existem cenas que com certeza não ficam claras.
    É uma pena, pq desde o primeiro filme o Hardin é demonstrado como o príncipe incompreendido, quando na vdd ele era uma pessoa bem ruim e mesmo ele sendo apaixonado pela Tessa ele era um péssimo namorado, o relacionamento era muito tóxico.
    Fiquei surpreso tb, por terem sumido com os amigos de faculdade neste terceiro filme, e uma cena muito importante no livro não foi demonstrada no filme…
    Mas amo essa série da Anna Todd, e mesmo com esses furos vou assistir todos os filmes.

Deixe seu comentário