Curiosidade: por que Kaz Brekker é manco em Sombra e Ossos?

Já teve curiosidade sobre o porquê de Kaz Brekker ser manco em Sombra e Ossos? Pois descubra nesta matéria o porquê disso — e de como esse detalhe diz muito sobre a personalidade do líder dos Corvos.

A série Sombra e Ossos estreou na Netflix na última sexta-feira (23) e, além de já criar uma legião de fãs, movimentou bastante o cenário das séries de fantasia do momento. Um dos personagens que mais se destacou na primeira temporada de Sombra e Ossos foi Kaz Brekker, líder do grupo Os Corvos, interpretado por Freddy Carter.

Entretanto, muitos ficaram curiosos com um detalhe de Kaz Brekker: o fato de ele ser manco. Na série, assim como nos livros que inspiraram a adaptação, Brekker se movimenta com a ajuda de uma bengala. Porém, diferentemente dos livros, a série da Netflix não explicou a origem do problema de Kaz.

Se você ficou curioso em relação ao porquê de Kaz Brekker mancar (e de como isso pode dizer muito sobre o personagem), continue lendo esta matéria do Sobre Sagas!

Freddy Carter como Kaz Brekker em Sombra e Ossos
Freddy Carter como Kaz Brekker em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)

Por que Kaz Brekker é manco?

Atenção, pequenos spoilers dos livros da Duologia Ketterdam (Six of Crows e Crooked Kindgom) adiante.

Como já comentamos em outra matéria do Sobre Sagas, a primeira temporada de Sombra e Ossos tem várias diferenças em relação à Trilogia Grisha e à Duologia Ketterdam, sagas nas quais a série foi inspirada. Por exemplo, os Corvos, um dos pontos fortes da primeira temporada, só aparecem no quarto livro da saga, Six of Crows. Toda a história sobre eles na primeira temporada é original da Netflix, inclusive a missão que eles recebem de sequestrar Alina Starkov (Jessie Mei Li).

Ainda assim, as personalidades e principais características dos três principais integrantes dos Corvos, Kaz Brekker (Freddy Carter), Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young), são fiéis aos livros. Inclusive o fato de Kaz mancar e precisar de uma bengala.

Embora a série ainda não tenha abordado essa questão, os livros da Duologia Ketterdam já explicaram o motivo. Kaz Brekker ficou com um problema na perna enquanto fazia uma missão com os Corvos. Depois de pular de um telhado, Brekker não aterrissou corretamente e acabou quebrando uma de suas pernas.

Por não ter recebido os devidos cuidados médicos, a fratura de Brekker nunca sarou por completo. O que o obrigou a usar uma bengala, criada para ele por um Grisha Fabricador, e também a conviver para sempre com dores constantes.

O que a fratura na perna pode dizer sobre a personalidade de Kaz Brekker?

Nos livros, a autora da saga, Leigh Bardugo, usa a fratura na perna de Kaz como uma metáfora. Em um trecho da obra Six of Crows: Sangue e Mentiras, o narrador afirma:

Isso se tornou uma declaração. Não havia nenhuma parte [de Kaz] que não estivesse quebrada, que não tivesse sido curada de maneira errada, e não havia nenhuma parte dele que não fosse mais forte por já ter sido quebrada” (tradução do Sobre Sagas).

Ou seja, o fato de Kaz Brekker ter uma fratura mal cuidada diz muito mais sobre a sua personalidade do que muitos imaginam num primeiro momento. É um reflexo de sua personalidade fria, implacável e dura. E isso parece ser algo de que Brekker se orgulha; afinal, em dado momento do livro, o líder dos Corvos recebe a possibilidade de ter a sua perna totalmente curada. Mas ele obviamente recusa a oferta, continuando a exibir a perna manca como um troféu, como um detalhe marcante de si mesmo.

Aproveite e leia também:
Sombra e Ossos | O que é e como surgiu a Dobra das Sombras?

Possível relação com a autora Leigh Bardugo

Além disso, o fato de Kaz Brekker ser manco pode ter relação com a própria autora dos livros, a escritora israelita (naturalizada americana) Leigh Bardugo. Isso porque ela sofre de uma doença chamada osteonecrose, uma doença degenerativa que causa a morte do tecido ósseo por problemas na irrigação sanguínea. O que também a obriga a andar com um bengala de vez em quando.

A autora até mesmo já comentou publicamente que se inspirou na sua própria condição física para criar essa característica de Kaz Brekker.

Como a série vai abordar essa questão?

Ainda não sabemos como a Netflix vai abordar essa questão (se é que vai). Afinal, o criador da série, Eric Heisserer, alterou bastante detalhes da história dos livros ao criar a adaptação para a Netflix, como já comentamos nesta outra matéria.

Ou seja, é possível tanto que a série da Netflix se mantenha fiel aos livros em relação a esse detalhe da perna de Kaz, quanto que ela crie um motivo completamente novo para isso. Seja como for, há grandes chances de vermos, em algum episódio futuro, um flashback mostrando o porquê de Kaz Brekker ser manco em Sombra e Ossos.

Veja também:
Sombra e Ossos | Teoria: Malyen Oretsev, o Mal, é um Grisha?

 

Mas e aí, o que você achou dessa curiosidade? Já sabia qual era o motivo de Kaz Brekker ser manco? Ou foi pego de surpresa? Pois conta para a gente aí nos comentários! Além disso, não se esqueça de se manter sempre ligado aqui no Sobre Sagas para ter acesso a mais matérias como essa!

Fontes: The Grishaverse Fandom e Screen Rant

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário