Cyberpunk 2077 – Saiba como melhorar a performance do jogo no PC

Cyberpunk 2077 foi um jogo muito esperado durante os últimos anos em que esteve em desenvolvimento. Talvez por isso o lançamento do game tenha sido um pouco decepcionante, principalmente se você comprou ele esperando jogar no PS4 ou no XOne.

Mas graças ao foco que a CDPR deu ao desenvolver a versão de PC, que mais tarde foi alterada para rodar nos consoles, o jogo até que roda bem nas máquinas. Claro, é necessário um computador preparado e com, pelo menos, uma placa de vídeo decente.

O que você não sabia é que é possível alterar uma porção de configurações dentro do jogo e dos arquivos, para que a experiência fique menos travada e feia. Sendo assim, é possível rodar o Cyberpunk até em desktops mais fraquinhos.

Se você quer saber como alterar as configurações do jogo para que ele rode melhor, confira a seguir o tutorial.

Algumas dicas antes de reconfigurar o jogo

O primeiro passo para regular corretamente as opções gráficas do jogo e permitir uma experiência mais suave é conferir com calma os requisitos de hardware necessários. A CD Projekt Red soltou, já faz um tempo, uma tabela com os pré-requisitos do jogo.

Vale ressaltar que, tirando os requisitos de memória RAM, o resto das configurações mínimas necessárias para rodar são bem razoáveis. Até a necessidade de 8Gb de RAM é um pouco questionável, sendo possível rodar o game em configurações mais baixas.

Apesar disso, o processador e a placa de vídeo são bem necessários. Se os seus componentes não alcançarem o mínimo necessário aqui, vai ficar um pouquinho mais complicado para rodar bem o jogo. Só não desista ainda, tem várias configurações que podem resolver o seu problema.

Também é uma boa dica rodar o jogo no SSD. Mesmo sem ter um PC parrudo, deixar os arquivos do jogo dentro do SSD permite que o processamento seja feito de forma mais rápida e vai garantir alguns FPSs a mais no final das contas.

Além de rodar o jogo no SSD, é sempre bom dar uma verificada nos seus drivers de vídeo. Algumas atualizações, especialmente para um jogo grande como o Cyberpunk, podem fazer bastante diferença.

Configurações de gráfico básicas

Existem algumas opções gráficas que podem melhorar a sua vida dentro do menu do jogo. Caso o seu PC seja mais fraco que os requisitos ideais para rodar, altere as opções listadas aqui aos poucos e descubra qual a melhor configuração para você.

Vale lembrar que baixar os gráficos deixa o jogo menos bonito, sendo assim, encontre o equilíbrio para cada caso. Para melhorar o desempenho do Cyberpunk 2077, existem algumas configurações que vão ajudar. Entre no menu de configurações do jogo e siga os passos:

  • Na aba de “Gráficos” do jogo, logo nas primeiras opções, selecione a “Predefinição rápida” e ajuste seu nível para “Baixo”;
  • Na aba de “Jogabilidade” procure a opção de “Densidade de multidão”, na seção de desempenho. Coloque no nível “Baixo” e confirme. Essa opção reduz muito o processamento das regiões mais populosas e mais pesadas do game, como no centro de Night City;
  • Voltando na parte de “Gráficos” encontre a opção de “CAS estático”. Essa função permite que o jogo renderize os objetos e cenário em baixa resolução, enquanto deixa a imagem mais nítida. Baixe a barra lateral dessa opção até encontrar o mínimo possível;
  • Também nos gráficos, desative a função de Anti-Aliasing. Ela deixa as bordas dos objetos um pouco cortada e feia, mas melhora bastante a carga de processamento de vídeo.

Configurações de gráfico avançadas

Caso o seu mínimo de porcentagem da opção CAS estático não seja suficiente, será preciso configurar o arquivo fonte do jogo. Será necessário encontrar a pasta dos arquivos do Cyberpunk nesse caminho:

Cyberpunk 2077 > r6 > config > settings > platform > pc

Dentro da pasta “pc” você deverá encontrar o arquivo “options.json” e usar o notepad, ou Notepad++ para abrir. Com ele aberto, aperte “Ctrl+F” e procure pelo termo “SRS_Resolution” sem as aspas.

Ao encontrar, altere o valor dessa linha, que deve ser de 50, para 20. Faça isso também no arquivo de configurações de usuário que está no caminho:

C:/ > Usuários > “SEU USUÁRIO” > AppData > Local > CD Projekt Red > Cyberpunk 2077

Na pasta do jogo localize o arquivo “UserSettings.json” e abra-o da mesma forma. Dentro dele, procure pelo mesmo termo do outro arquivo e substitua o valor de 50 por 20. Não esqueça de salvar os arquivos depois de feitas as alterações e pronto, seu jogo deve estar rodando muito melhor agora.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário