Cyberpunk 2077 agora tem ferramentas oficias para criação de mods

Entre os dias 26 e 27 de janeiro, a CD Projekt Red enfim lançou algumas ferramentas oficiais para permitir que a comunidade crie mods para Cyberpunk 2077.

Com isso, espera-se que a própria comunidade ajude a resolver alguns dos problemas do game, na mesma medida em que ela vai ajudar a expandir o conteúdo do jogo.

Cyberpunk 2077 ganha suporte a mods
Cyberpunk 2077 ganha suporte a mods (Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

Entretanto, como funciona com a maior parte dos suportes a modificações de jogos, as ferramentas disponibilizadas pela CDPR são exclusivas para a versão de PC.

Ainda não há nenhuma previsão de quando a novidade vai chegar ao PlayStation 4/5 e Xbox Series X/S (se é que vai chegar algum dia, já que mods geralmente não são bem vistos pelas desenvolvedoras de consoles).

As ‘Modding Support Tools’ de Cyberpunk 2077

As ferramentas de criação de mods para Cyberpunk 2077 foram disponibilizadas pela própria CD Projekt Red em seu site oficial. As ferramentas são as seguintes:

  • Metadata, com os “metadados” (dados sobre outros dados) do game;
  • ArchiveDump, uma ferramenta que lista os conteúdos dos arquivos do game;
  • TweakDump, uma ferramenta que lista os conteúdos binários das configurações do game;
  • TweakDB IDs, uma lista das entradas do Tweak Dump.

As quatro ferramentas que a CDPR disponibilizou são muito úteis para aqueles que desejam modificar alguns dos arquivos do game para gerar novas modificações. Com isso, é possível não só corrigir alguns dos problemas do game, mas também incrementar o conteúdo do jogo, criando novas missões, armas, modelagens etc.

Cyberpunk 2077 ganha suporte a mods
As ferramentas disponibilizadas pela CDPR (Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

Além disso, a empresa polonesa já mencionou que planeja atualmente constantemente as ferramentas. Com isso, elas não vão deixar de funcionar, por exemplo, após uma determinada atualização (e o game precisa de várias!).

Ainda não está claro, entretanto, se as modificações criadas neste instante pela comunidade vão deixar de funcionar após uma ou duas atualizações. De qualquer forma, a atualização das ferramentas de criação de mod vão permitir que os criadores ao menos atualizem suas criações.

Próximas atualizações de Cyberpunk 2077

Se você está por dentro das novidades relacionadas a Cyberpunk 2077, certamente sabe que o game vem enfrentando uma série de problemas desde o seu lançamento bastante problemático.

Isso porque a CD Projekt Red, responsável pelo game, lançou o jogo com uma quantidade avassaladora de bugs. Tanto é que, depois de uma enxurrada de reclamações e solicitações de reembolso, a Sony removeu Cyberpunk 2077 da PlayStation Store.

Cyberpunk 2077
(Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

Para consertar os problemas, a CDPR vem lançando pequenas e grandes atualizações para o game. A última foi o Update 1.1, que a empresa lançou na última sexta-feira (22). O patch, entretanto, embora tenha prometido melhoras significativas, não corrigiu muitos dos problemas do game.

Para as próximas semanas, a CD Projekt Red já prometeu uma nova atualização, o Update 1.2, essa realmente grande e realmente efetiva (de acordo com a empresa). Além disso, ela também já confirmou DLCs gratuitas para o game e atualizações para as versões de PlayStation 5 e Xbox Series X|S, tornando o game realmente next-gen.

Suporte a mods da comunidade pode ajudar na correção dos problemas

E é aí que o já mencionado lançamento de ferramentas oficiais de modificação por parte da CD Projekt Red tranquiliza um pouco os fãs. Isso porque é comum que a comunidade trabalhe para corrigir alguns dos problemas do game.

Basta lembrar, por exemplo, da versão de PC de Dark Souls em 2012, um ano depois das versões de PlayStation 3 e Xbox 360. A comunidade trabalhou não só para para otimizar o jogo, mas também para melhorar a jogabilidade, que era bastante problemática na versão de computador.

Portanto, o suporte oficial a mods da comunidade pode ser uma maneira de Cyberpunk 2077 se livrar de alguns dos seus muito problemas. Fora, é claro, ganhar algumas bizarrices criadas pela comunidade.

Mas e você, como recebeu essa notícia de que Cyberpunk 2077 agora vai ter suporte oficial a modificações da comunidade? Está animado para ver o que vem por aí? Ou já desistiu de vez do game? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário