Cyberpunk 2077 – Como melhorar a performance do jogo em CPUs Ryzen

O lançamento da CD Projekt Red, Cyberpunk 2077, foi um evento histórico para a comunidade gamer. Não somente o jogo é uma obra de arte gráfica, narrativa e de sonorização, como traz mecânicas inovadoras e sistemas de combate que são pura ação.

Mas infelizmente, como é comum com jogos de proporções gigantescas, os primeiros meses depois do lançamento podem ser conturbados. Isso graças, geralmente, à performance necessária para que os PCs ou consoles rodem o jogo do jeito que os jogadores querem. Títulos grandes assim são pesados e otimizar tudo não é bem um trabalho fácil.

Entretanto, se a empresa responsável estiver interessada em agradar o máximo de jogadores possível, patchs pós-lançamento são feitos com a maior pressa e corrigem boa parte dos bugs e problemas de desempenho. Os que ficam a gente tenta burlar da melhor maneira.

Se quiser saber como melhorar em até 15% os FPS do Cyberpunk 2077 no seu processador Ryzen, confira o tutorial do artigo a seguir.

Melhora de performance para CPUs Ryzen

Felizmente, para os jogadores de PC, é possível utilizar ferramentas para dar uma melhorada na interação do jogo com o hardware da sua máquina, isso é claro, se você usar um processador AMD Ryzen.

Os Ryzen possuem um sistema de arquitetura que aproveita mais da performance multi-thread do que de um só núcleo de processamento. Isso faz com que o desempenho de aplicativos que são capazes de aproveitar esse processamento múltiplo rodem muito mais rápidos e suaves.

Contudo, o Cyberpunk ainda não é um jogo que foi feito para aproveitar essa diferença de arquitetura. Sendo assim, em computadores de processador AMD o desempenho do jogo é prejudicado no que toca à participação do Ryzen quando o jogo está rodando.

Sendo assim, se você for capaz de alterar o jeito como o jogo interpreta e usa os núcleos de processamento, é possível ganhar alguns frames de performance a mais.

E é justamente o que esse hotfix promete fazer, alterando uma base hexadecimal nas linhas de código para que o software seja capaz de utilizar essa arquitetura dos processadores Ryzen.

Como realizar o hotfix e aumentar a performance

É importante deixar claro que nenhuma das alterações mostradas nos passos a seguir são oficiais ou suportadas pela CDPR. Na verdade elas são alterações encontradas pela comunidade do jogo, compartilhadas para que mais jogadores pudessem melhorar a qualidade do Cyberpunk 2077.

Apesar de serem inofensivas para o seu computador, elas ainda são mudanças que mexem com arquivos essenciais e podem causar problemas com o jogo. Sendo assim, recomendamos que você faça backup dos arquivos do Cyberpunk no seu computador antes de realizar qualquer alteração ou hotfix

Com tudo isso dito, vamos ao passo-a-passo de como fazer o Cyberpunk 2077 reconhecer a função de multi-thread dos processadores Ryzen:

  • O primeiro passo será acessar o link para baixar o HxD Hex Editor, um editor que permitirá o acesso às linhas de código do jogo.
  • Entre no site e encontre o botão verde de “Download Now”. Ao clicar o download começará automaticamente;
  • Depois que baixar utilize o Winrar para abrir o arquivo e executar o instalador. No instalador, aceite os termos de uso e escolha um local para instalar. Finalize o instalador e siga todos os passos.
  • Abra o HxD no local onde instalou. Se você não fez nenhuma alteração no instalador, o programa deve ter um atalho no menu iniciar do seu computador.
  • Dentro do HxD clique na aba “Abrir” e procure o executável do jogo. Se o seu Cyberpunk for da Steam, acesse as opções do jogo na plataforma e selecione “Navegar pelos arquivos locais”. Isso abrirá a pasta em que o jogo foi instalado.
  • Na pasta do jogo abra a “bin” e depois a “x64” e encontre o aplicativo de nome “Cyberpunk2077”. O arquivo possui pouco mais de 62Mb salvo em extensão “.exe”;
  • Ao abrir o .exe do Cyberpunk no HxD, uma longa lista de códigos hexadecimais aparecerá. Em seguida pressione o atalho Ctrl+F para abrir o menu de Localização, nele, mude para a aba de “Valores Hexadecimais” e localize o seguinte código: “75 30 33 C9 B8 01 00 00 00 0F A2 8B C8 C1 F9 08”. Copie sem as aspas.
  • Ao localizar, substitua o código encontrado pelo seguinte: “EB 30 33 C9 B8 01 00 00 00 0F A2 8B C8 C1 F9 08” sem as aspas também. Essa mudança autorizará a engine do jogo a utilizar o multi-thread dos processadores Ryzen.
  • Por último salve o arquivo no menu “Arquivo” e depois “Salvar” e feche o programa HxD.

O hotfix não vai mudar o jogo da água para o vinho, mas ajuda principalmente nos locais externos em que existem muitos fatores sendo calculados ao mesmo tempo. Caso algum problema aconteça nesse processo é possível utilizar o backup dos arquivos ou a opção de “Verificação de integridade dos arquivos” na Steam.

Luiz Torrens
Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

cinco × 4 =