DARPA desenvolve micro robôs para trafegar em ambientes de alto risco

A agência do governo americano DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), anunciou recentemente que veem trabalhando em uma iniciativa que envolve o uso de tecnologia militar, para criar e desenvolver minúsculos e versáteis robôs, intitulado programa SHRIMP (Plataformas Microrobóticas Independentes de Intervalo Curto).

O programa SHRIMP é um projeto de desenvolvimento de mini robôs que tem o intuito de trafegar por zonas perigosas de desastres naturais críticos para inspecionar o ambiente, entrar em áreas altamente instáveis, detectar riscos adicionais entre os destroços e possibilitar o resgate de vítimas. De acordo com a DARPA, uma parceria de equipes de resgate com os micro robôs pode ajudar a aumentar a probabilidade de esforços de pesquisa e recuperação bem sucedidas, minimizando a ameaça a equipes humanas.

Seja em um cenário de desastre natural, uma missão de busca e resgate, um ambiente perigoso ou outra situação crítica de socorro, os robôs têm o potencial de fornecer ajuda e suporte muito necessários” disse o gerente do programa DARPA de Microssistemas Dr. Ronald Polcawich. “No entanto, há vários ambientes inacessíveis para plataformas robóticas maiores. Sistemas robóticos menores podem fornecer ajuda significativa, mas o encolhimento dessas plataformas exige um avanço significativo da tecnologia subjacente ”.

O diferencial do programa SHRIMP, em relação as demais plataformas robóticas, consiste especificamente no tamanho apresentado, uma vez que a nova tecnologia oferece uma escala de mm a cm que são proporcionais à de um inseto.

Devido aos obstáculos técnicos experimentados à medida que a tecnologia encolhe, essas plataformas não têm o poder, a navegação e o controle para realizar tarefas complexas eficientemente. Para combater esses desafios, os pesquisadores da DARPA planejam desenvolver materiais e mecanismos de atuadores que priorizem a geração de força, eficiência, relação força-peso e a densidade máxima de trabalho. Estes avanços, podem equipar o SHRIMP para que possuam a resistência e as habilidades necessárias para executar tarefas de alta intensidade ou operar em uma duração desejada.

Os micro robôs SHRIMP serão submetidos a testes rigorosos, a partir de março de 2019, que examinarão sua capacidade de pular, elevar massas cada vez maiores e atravessar inclinações e medir sua eficácia geral. A DARPA alega que prevê um investimento total de US$ 32 milhões, para a pesquisa e o desenvolvimento do projeto.

O programa SHRIMP  faz parte dos esforços da DARPA para impulsionar o desenvolvimento de micro robôs funcionais que ofereçam mobilidade, destreza e manobrabilidade irrestritas.

Fontes: DARPAEngadget

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário