Developer Preview 2 – Modo de uma mão e novidades do Android12

O Android 12 já teve seu ciclo de desenvolvimento anunciado, e, em março, chegou o momento do seu segundo Developer Preview (DP2). Por enquanto, essa versão ainda é muito recente e focada em permitir que os desenvolvedores testem e deem feedback sobre os novos recursos. 

Tela de smartphone mostrando o novo modo de uma mão em um sistema Android 12
Modo de uma mão chega para o DP2 (Imagem: Reprodução/9to5google)

Já apresentamos no site, em fevereiro, as novidades do primeiro developer preview do Android 12. A seguir, você confere tudo que chega de interessante no DevPreview 2.

Deslizar para baixo para mostrar notificações

O recurso já estava presente de forma similar no Pixel Launcher, onde o usuário poderia deslizar para baixo em qualquer parte da tela e abrir a barra de notificações. Agora, a empresa libera o recurso para todos os dispositivos que utilizarem o Android 12.

Tela com diagrama de como ver as notificações com o gesto
Notificações por gesto (Imagem: Reprodução

Nessa versão, o gesto deve ser feito na borda inferior da tela.

Este pode ser muito útil para a experiência de utilizar o celular com uma mão só, já que os smartphones têm ficado cada vez mais altos e difíceis de alcançar a tela inteira. Ele pode ser encontrada nas configurações sob o menu de “Gestos” e “Deslizar para notificações”.

Google Pay

O recurso ainda está em desenvolvimento, mas já é funcional e a empresa o colocou como um dos top problemas resolvidos no DP2.

Essa informação é interessante porque muitos usuários deixam de instalar versões prévias do Android pela impossibilidade de fazer pagamentos do tipo “contactless”. Com a resolução dos bugs do Google Pay, isso não será mais um problema

Widget para o People Space

Um dos features inovadores que chegará ao sistema operacional é o “People Space”, um aplicativo que auxiliará o usuário a manter contato com amigos e família

Tela do smartphone com a função de Pessoas
Widget de Pessoas agora está ativo (Imagem: Reprodução/9to5google)

O widget, que foi visto no DP2, colocará seus contatos na tela inicial. Além disso, ele mostrará mensagens não lidas, pessoas com quem você não conversa há algum tempo e datas de aniversário.

Game Dashboard

O Game Dashboard deve funcionar como um overlay, e no DP2 já pode-se ver alguns dos recursos que ele trará. Por exemplo, parece que será possível tirar screenshots e gravar a tela, visualizar a taxa de quadros e ativar o modo “não perturbe”. 

Tela de overlay com a função de jogos
Função de overlay de jogos funciona em abas (Imagem: Reprodução/9to5google)

Também é possível verificar a presença de dois quadros, um em branco, que futuramente trará algum recurso e um que gera acesso rápido ao YouTube. No momento, interagir com este quadro leva ao modo de livestream móvel do YouTube.

Media Player

Até agora, o sistema de reprodução de música na tela de bloqueio mudava de cor de acordo com o conteúdo que estava sendo tocado. A partir de agora, percebemos que ele utilizará apenas a cor escolhida pelo sistema. 

Tela do gadget de música com a mudança de cores
Gadget de música terá esquema de cores personalizado (Imagem: Reprodução/9to5google)

Além disso, nenhuma funcionalidade foi alterada. 

Lockscreen

O Google realizou outras mudanças na tela de bloqueio, principalmente no visual de senhas PIN e por padrão. Agora, não há mais uma linha separando os números do teclado e o código, e a tecla de “Enter” não é um botão azul, mas sim transparente, como o restante dos botões.

Apesar disso, o botão para chamadas de emergência, que era transparente, agora é azul e chama mais atenção. 

Outra mudança, mas para as senhas de padrão, é que a linha ao fazer o desenho é muito mais grossa e proeminente.

Lista de Widgets

A página para escolha dos widgets agora é mais minimalista e compacta. Ao invés de mostrar todas as opções disponíveis de uma vez, à primeira vista só existe uma lista de apps. Então, o usuário pode selecionar um desses aplicativos e expandir a opção, mostrando os widgets disponíveis só para o selecionado.

Tela do smartphone Android 12 com a lista de widgets
Lista de Widgets (Imagem: Reprodução/9to5google)

Modo de uma mão

Esse recurso ainda não estava disponível no DP1, mas, com a nova versão, ele já foi implementado e está totalmente funcional. Por isso, parece altamente provável que esse recurso chegará na edição final do Android 12.

O recurso terá três opções de uso. Primeiro, será possível ativar ou desativar completamente esse modo. Em segundo, existe a opção de automaticamente sair do modo de uma mão quando o aplicativo for fechado. Por último, o usuário pode determinar um timer de 4, 8 ou 12 segundos para voltar à visualização normal.

Para utilizar o recurso, quando estiver ativado, basta fazer um gesto de deslizar para baixo na borda inferior da tela.

Fonte: 9to5google

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário