Dia das Crianças | 10 filmes infantis com lições importantes

Na data de hoje, o Brasil comemora o Dia das CriançasEste público, que sempre foi visado com muita estima pela indústria cinematográfica, compõe um grupo importantíssimo para os grandes estúdios de produções, que viabilizam filmes e séries com temáticas infantis todos os anos.

Apesar da maioria desses títulos abordarem seus enredos de uma forma lúdica e divertida, alguns filmes se destacam dos demais por apresentar importantes lições para a educação e amadurecimento desses jovens seres humanos. Sejam inspirados em livros ou criados a partir de um roteiro original, essas histórias são capazes de marcar o desenvolvimento e a formação de centenas de crianças pelo mundo.

Sabendo disso, o Sobre Sagas selecionou 10 filmes imperdíveis com lições importantíssimas para crianças e adolescentes. Do universo inclusivo de Extraordinário” até a sensibilidade de O Pequeno Príncipe“, a lista promete agradar crianças, jovens e adultos de todos os gostos. Confira:

Extraordinário

Sinopse Oficial: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Elenco Principal: Julia Roberts, Jacob Tremblay, Owen Wilson
Direção: Stephen Chbosky
Ano de Estreia: 2017
Onde Assistir: Telecine

Turma da Mônica: Laços

Sinopse Oficial: Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O menino desenvolve então um plano para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Elenco Principal: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo
Direção: Daniel Rezende
Ano de Estreia: 2019
Onde Assistir: Globoplay, Telecine

Divertida Mente

Sinopse Oficial: Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
Elenco Principal: Miá Mello, Otaviano Costa, Dani Calabresa
Direção: Pete Docter
Ano de Estreia: 2015
Onde Assistir: Disney+

O Pequeno Príncipe

Sinopse Oficial: A Pequena Garota encontra o excêntrico Aviador, que a introduz ao mágico mundo do Pequeno Príncipe. Neste mundo em que tudo é possível, a Garota aprende a redescobrir sua infância.
Elenco Principal: Larissa Manoela, Marcos Caruso, Mackenzie Foy
Direção: Mark Osborne
Ano de Estreia: 2015
Onde Assistir: Netflix, Prime Video

Tomboy

Sinopse Oficial: Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.
Elenco Principal: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson
Direção: Céline Sciamma
Ano de Estreia: 2012
Onde Assistir: Telecine

Ponte para Terabítia

Sinopse Oficial: Jess sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos.
Elenco Principal: Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb, Zooey Deschanel
Direção: Gabor Csupo
Ano de Estreia: 2007
Onde Assistir: Prime Video

Procurando Nemo

Sinopse Oficial: Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.
Elenco Principal: Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould
Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich
Ano de Estreia: 2003
Onde Assistir: Disney+

Como Treinar o Seu Dragão

Sinopse Oficial: Soluço é um jovem Viking que desafia a tradição, quando fica amigo de um dos mais mortais inimigos — um feroz dragão que ele chama de Banguela. Juntos, os improváveis heróis têm que lutar contra tudo para salvar o mundo.
Elenco Principal: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera
Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois
Ano de Estreia: 2010
Onde Assistir: Netflix

Homem-Aranha no Aranhaverso

Sinopse Oficial: O Homem-Aranha atravessa dimensões paralelas e se une aos Homens-Aranha dessas dimensões para impedir uma ameaça a toda a realidade.
Elenco Principal: Shameik Moore, Jake Johnson (XVI), Hailee Steinfeld
Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
Ano de Estreia: 2019
Onde Assistir: Telecine

Up – Altas Aventuras

Sinopse Oficial: Carl é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que isto aconteça, decide levantar voo com a própria residência. Só que descobre que um problema ainda maior embarcou junto: Russell, um menino de 8 ano.
Elenco Principal: Chico Anysio, Duda Ribeiro, Reginaldo Primo
Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Ano de Estreia: 2009
Onde Assistir: Disney+

Já assistiu algum desses filmes? Aproveite o Dia das Crianças para uma maratona! Não se esqueça de compartilhar suas opiniões conosco assim que assistí-los!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar