Disney+: plano com anúncios deve ser lançado ainda em 2022; entenda como vai funcionar

A Disney anunciou que em breve o seu serviço de streaming, o Disney+, ganhará um novo plano de assinatura com anúncios, mas com um preço ligeiramente menor.

A proposta da empresa é a de lançar um novo plano para reduzir o custo de pagamento mensal do serviço de streaming, atraindo novos assinantes à plataforma, mas tudo isso sem modificar a experiência de uso dela. Ou seja: um preço menor, mas com todo o catálogo disponível, tendo como única diferença a presença de anúncios — algo que parece ser uma tendência hoje em dia, já que a Netflix também tem planos semelhantes, como veremos adiante.

Como será o novo plano de assinatura da Disney+?

Segundo o comunicado feito pela Disney, apenas conteúdos voltados para o público mais adulto terão anúncios, com os conteúdos voltados para crianças sem, pelo menos por enquanto. Também foi dito que anúncios com 4 minutos de duração serão exibidos em filmes e séries com episódios que duram até uma hora.

Serviços de streaming com anúncios não é algo novo, ao menos não no exterior. O HBO Max, por exemplo, também exibe anúncios com cerca de 4 minutos por hora e permite a exibição para conteúdos infantis. Outro serviço de streaming, a Peacock, da NBC também possui anúncios, exibindo cerca de 5 minutos a cada hora.

Plano da Disney+ com anúncios chegará em breve - Confira as novidades! (Imagem: Reprodução/ Disney+)
Plano da Disney+ com anúncios chegará em breve – Confira as novidades! (Imagem: Reprodução/ Disney+)

A Disney também disse que todos os comerciais que serão exibidos na plataforma manterão a “imagem amigável e familiar da empresa”. Ou seja, comerciais adultos, como de bebidas alcóolicas, política ou de outros serviços de streaming não serão exibidos na plataforma.

Outra coisa que será levada em conta pela Disney é que os usuários que utilizarem uma conta classificada como infantil para navegar nos conteúdos adultos terão todos os anúncios removidos da plataforma. E, caso os usuários utilizem um perfil adulto normalmente, todas as propagandas serão bloqueadas automaticamente para os perfis infantis.

O plano foi anunciado no início de março desse ano, e a data do lançamento do novo plano de assinatura ainda não foi confirmada. Porém, uma coisa é certa: o lançamento acontecerá ainda em 2022.

Netflix estuda plano semelhante

O plano de assinatura com anúncios para a Disney+, segundo a própria Disney, será mais barato justamente para atrair mais espectadores, pois a empresa deseja conseguir entre 230 e 260 milhões de usuários até 2024.

Enquanto a Disney finaliza a criação do seu novo plano, a Netflix, uma das rivais da Disney+, também pensa em criar um plano similar, pois, mesmo sendo a plataforma de streaming mais assistida do mundo, ela tem ficado numa situação muito ruim recentemente.

Por exemplo: desde o início de 2022, a Netflix tem perdido um número muito grande de assinantes, principalmente pela mensalidade mais cara em relação às de outros serviços, passando a dividir a conta com colegas e familiares (ou seja, duas pessoas utilizam a mesma conta enquanto somente uma delas paga).

Essa queda no número de assinantes também teve relação com a recente Invasão da Ucrânia pela Rússia, já que a Netflix saiu do território russo (perdendo cerca de 700 mil assinantes), e com a competitividade do mercado, que agora está bem mais diversificado.

Isso gera uma grande bola de neve que a Netflix tem tido muita dificuldade em parar. Pois, com cada vez mais pessoas cancelado as assinaturas, a Netflix vai perdendo cada vez mais dinheiro, obrigando-a a cancelar várias produções e demitir muitos funcionários para reduzir gastos.

Diante desse cenário, uma possível solução achada pela Netflix foi a de criar um plano mais barato, mas com anúncios, tentando atrair mais espectadores e manter os atuais. Esse plano será bom para aquelas pessoas que não têm condições de pagar um plano mensal muito caro. Por outro lado, essa novidade vem sendo alvo de críticas de muitos assinantes, que temem que a Netflix acabe se tornando o que a TV já é há bastante tempo.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
5 séries brasileiras da Netflix para quem gostou de Irmandade

Eduardo PeresRedator da WebGo desde 2022. Gosta bastante de filmes de ação, aventura, terror e guerra, além de documentários sobre história. Gosta de passar o tempo se divertindo com jogos de simulação e estratégia ou assistindo conteúdo aleatório (preferencialmente de humor) no YouTube.
Fechar