Este documentário da Netflix vai te fazer ter medo das redes sociais

Conheça o documentário "O Dilema das Redes", uma das produções mais interessantes da Netflix que vai te mostrar os perigos das redes sociais.

Se você assim como boa parte da população mundial hoje, é um hard user de redes sociais, o documentário “O Dilema das Redes” da Netflix apesar de amedrontador, pode ser uma forma muito útil de saber como as Big Techs podem controlar a sua vida no futuro.

O pior de tudo é que essa última frase não é nenhuma história de conspiração. A manipulação de ações e mesmo de pensamento já é algo real e está mais próximo de nós do que gostaríamos de acreditar.

“O Dilema das Redes” não é um lançamento recente da Netflixo documentário já está disponível há um bom tempo na plataforma. No entanto, com tanta coisa relacionada as redes sociais presente na mídia ultimamente, ele é ainda mais relevante nesse momento.

Confira mais detalhes sobre a produção a seguir.

Sobre O Dilema das Redes

“O Dilema das Redes” traz a história fictícia de um jovem viciado em redes sociais e os problemas que isso acaba causando em sua sua vida pessoal.

Ao mesmo tempo, a história é intercalada com os depoimentos de vários especialistas de tecnologia que trabalharam nas empresas mais populares do mundo, que trazem a luz a realidade por trás do funcionamento das redes sociais e todo o perigo que elas representam.

Um documentário apavorante, mas quase obrigatório

o dilema das redes

“O Dilema das Redes” talvez seja o documentário com maior impacto social-generalista dos últimos tempos. Isso porque o assunto aqui abordado não está ligado a uma pauta que atinge mais a um ou outro grupo característico, e sim atinge igualmente a maior parte da população mundial com acesso à internet.

Reunindo um grupo de ex-funcionários de alto escalação de plataformas como Facebook, Google, Pinterest e outros, a produção nos leva em um mergulho sobre os perigos reais aos quais estamos diariamente expostos nas redes sociais. Alguns deles, que apavorantemente, não temos qualquer controle.

O documentário dirigido por Jeff Orlowski desmembra as questão de falsa sensação de privacidade que as redes proporcionam, as fake news e mesmo como a tecnologia de algorítimos vem sendo aperfeiçoada para praticamente “controlar” nossos hábitos de pesquisas, compras e outras ações que possam gerar lucros.

Para quem usa as redes sociais todos os dias, tudo o que é exposto nesse longa-metragem de uma hora e meia pode ser muito assustador. No entanto, também é essencial saber de tudo isso e entender como o mecanismo funciona para tentar se resguardar ao menos um pouco de todos os riscos.

Entendendo os algorítimos

Ainda que o que seja dito sobre a tecnologia de algorítimos ajudar a controlar nossas ações, seja apavorante, é muito interessante finalmente entender como essa ferramenta funciona.

Em “O Dilema das Redes” diversos especialistas explicam como o Facebook, o Twitter e outra redes usam esses códigos para monitorar as preferências dos usuários e filtrar aquilo que será mostrado a eles.

Considerando o tempo que acabamos passando navegando nesses ambientes, a falta de amplitude de pontos de vista, a percepção de que uma “curtida” ou publicação ignorada tem tudo a ver com nosso valor social, a vontade de ver cada vez mais coisas do nosso interesse, pode causar graves problemas psicológicos e mesmo sociais.

Uma linguagem simples e fácil de entender

Antes de qualquer coisa “O Dilema das Redes” funciona quase como um guia para usar a internet e as redes sociais de forma a pelo menos, tentar evitar ser ludibriado por elas.

Mas é claro que isso não funcionaria se toda a linguagem utilizada no documentário não fosse acessível à maioria das pessoas. Nesse ponto a produção é extremamente competente, deixando tudo muito claro para que mesmo os mais leigos no assunto, entendam como as coisas funcionam e ao que podem estar expostos.

Não dá para falar muito mais sobre “O Dilema das Redes” sem dar spoilers importantes. Sendo assim o conselho que a gente deixa é, enfrente seu medo de querer excluir seu Facebook, Instagram ou Twitter e assista a esse documentário. Ele tem o poder de mudar completamente sua perspectiva e suas ações no mundo virtual, para melhor!

CONFIRA Também:

7 melhores documentários da Netflix

Para mais dicas do que assistir na Netflix e para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do cinema e tecnologia, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário

seis − 2 =