Dual Sense – O novo controle do PS5 e suas funcionalidades surpreendentes

Estamos agora em época de lançamentos de novos consoles. E esses são períodos que exploram novidades e tornam ideias e conceitos tecnológicos em realidade. Isso é o que está acontecendo com o novo controle da Sony para o PS5.

A Dualsense está mostrando uma nova fronteira de funcionalidades de peso para controles de videogame agora com o lançamento das features de feedback sensorial que estão presentes no controle. Não só isso, uma nova tecnologia de vibração permite ajustes e sensações que não eram possíveis até então.

Tudo isso veio com o novo console da Sony através de um jogo showroom chamado Aastro’s Playroom, onde é possível se divertir e testar as novas funções mecânicas dos botões e vibração dinâmica.

No artigo a seguir explicamos com mais detalhes cada uma das novas funcionalidades do controle assim como a plataforma de teste que vem integrada no console.

Novidades do controle do PS5

A Dualsense já uma fabricante com experiência quando o assunto é controle de videogames. São anos e anos desenvolvendo e montando novos controles para as gerações cada vez mais avançadas e exigentes de consoles.

E a empresa demonstra essa expertise muito bem, propondo mudanças tão radicais na forma como os controles funcionam atualmente. E tudo com tecnologias que já existiam, que são parte do cotidiano do gamer, mas que foram melhoradas para atender um público que deseja fortemente avanços no feeling de jogar.

O primeiro ponto de importância é que o controle traz um auto-falante e um microfone embutidos. Ambos podem ser utilizados ou desabilitados nas configurações do console e têm por objetivo integrar uma complementação sensorial para o jogador.

Isso porque com um reprodutor de áudio nas mãos é possível criar interações com objetos de forma muito mais atraente e completa. Os sons emitidos pelo controle são integrados com os sons do jogo e complementam a experiência com mais riqueza de detalhes além de criar sensações táteis mais presentes e destacadas.

No jogo é possível ouvir, o tempo todo, pequenos sons quando há interação com objetos ou até mesmo os passos de um personagem em chãos de materiais diferentes. O controle ainda traz a opção de desativar o microfone com um botão físico no próprio controle, facilitando assim comandar a presença de voz nos jogos.

E é também nos botões que encontramos mais novidades e um retrabalho excelente de tecnologias mecânicas. Tanto os botões simples como os gatilhos agora possuem sensitividade motora que permite um clique mais firme e menos molengo.

Além disso os gatilhos traseiros, botão R2 e L2, agora possuem motores hápticos que mudam a maneira com que o jogador interage com o controle e principalmente como o jogo interage com o jogador. Isso porque com essa nova feature é possível definir pressões diferentes para funções diferentes de controle dentro do software.

E o que esses motores fazem é simplesmente controlar a pressão necessária para pressionar o botão até o final, podendo existir dois tipos de pressão, um mais leve e contínuo que inicia o clique do botão, e, no final, um clique mais firme e curto. Essas características permitem uma gama maior de recursos para o controle.

Por fim, uma das mudanças mais notáveis e que será a mais encontrada em games daqui em diante é o sistema de vibração interdependente que utiliza de vários pequenos motores espalhados por vários pontos do controle para criar estilos de vibração diferenciados.

Isso permite, como nos mostra o jogo, sentir desde variações de peso lateral, sensações de textura e contato com superfícies, além de feedbacks táteis de elementos do jogo como sons e movimento.

E para fechar com chave de ouro o controle ainda conta com sensores de movimento captados em tempo real pelo controlador do console. Isso faz com que seja possível mapear a direção e o sentido no qual o controle aponta, assim como permite ao jogador utilizar movimentos de girar e inclinar para dar comandos.

Astro’s Playroom

Criado como forma de demonstrar, com mecânicas de mini games e simulações de ambientes em forma de jogo, as capacidades do controle e suas novas features, Astro’s Playroom é uma experiência muito rica em detalhes.

Para começar o jogo possui uma série de elementos de calibragem para que os comandos do controle possam ser adaptativos a todos os usuários. Isso faz com que seja auto explicativo e fácil para os novos jogadores.

Ao longo da experiência serão mostrados os elementos de vibração, principalmente, além dos novos motores de mecanismo dos gatilhos na parte traseira do controlador. Além de ser um jogo que traz uma gamificação muito bem feita, ele também permite uma nova visão a respeito do que o jogador conhecia sobre controles até então

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário