Dicas para economizar dados do seu plano – Não fique sem internet móvel!

Os dados móveis são uma maneira de se conectar à internet por meio do plano de sua operadora de celular. Porém, esses pacotes podem ser caros e permitem apenas uma quantidade limitada de dados, representada em gigabytes. Por isso, é muito importante saber gerenciar nosso uso para não consumi-los antes de o mês acabar.

Há muitas maneiras de utilizar esses dados. Alguns aplicativos podem utilizá-los mais intensamente, enquanto outros consomem pouco, mas continuam gastando mesmo em segundo plano, ou seja, quando o app não está aberto.

Por isso, há vários modos diferentes de economizar os dados de seu plano, e você pode conferir algumas dicas a seguir.

Imagem representando os dados móveis de seu plano e wi-fi
Descubra dicas de como economizar seus dados móveis. (Imagem: Reprodução/Praveen Kumar)

Use o Wi-Fi ou Offline

A maneira mais fácil de economizar seu pacote de dados é se conectar à internet por meio do Wi-Fi, sempre que for possível. Inclusive, muitos lugares, como restaurantes, shoppings e até ônibus oferecem esse serviço gratuitamente em suas dependências.

Outra opção interessante é quando alguns aplicativos oferecem a possibilidade de armazenar o conteúdo para uso offline. Por exemplo, o Spotify permite que você escolha playlists para baixar, quando tem conexão ao Wi-Fi, e ouvir a hora que quiser, mesmo se não tiver internet.

O Netflix também oferece um serviço parecido, possuindo uma aba dedicada para esses downloads, que pode ser acessada a qualquer momento. Nela, você encontra suas mídias armazenadas na memória do celular, e até sugestões de títulos que podem ser do seu interesse.

Evite utilizar serviços de streaming

O “streaming” é uma tecnologia de transmissão de conteúdo de áudio e vídeo de um servidor para seu aparelho, em tempo real. Por essa razão, aplicativos que usam esse serviço consomem dados de forma intensa, e podem ser o motivo de seu pacote não estar durando o tempo desejado. 

Alguns exemplos de apps que funcionam dessa forma são YouTube, Netflix, Twitch e Spotify. Porém, existe uma maneira muito simples de verificar quais são os aplicativos que mais estão consumindo seus dados. Acompanhe o tutorial a seguir.

Android

  1. Abra o menu de configurações de seu celular;
  2. Selecione “Rede e Internet”;
  3. Procure pela opção “Uso de dados”. Se ela não estiver aparecendo, clique primeiro em “Rede Móvel” e então “Uso de dados”;
  4. Em seguida, surgirá um gráfico representando seu uso de dados móveis ao longo do tempo. Abaixo dele, haverá uma lista de aplicativos organizados em ordem de qual consome mais dados. 

iPhone

  1. Acesse os “Ajustes”;
  2. Toque em “Celular” ou “Dados Móveis”.
  3. Role a tela para visualizar a lista de aplicativos. Abaixo do nome de cada um, estará a quantidade de dados usado por ele.

Limite o uso em segundo plano

Muitos aplicativos continuam utilizando sua conexão à internet mesmo quando não estão abertos, como o Facebook. Dessa forma, uma das maneiras de economizar no uso de dados é desabilitar o uso em segundo plano de alguns aplicativos. 

Esse processo é muito simples, porém vale lembrar que, sem o uso contínuo de rede, os apps não poderão verificar novidades. Por isso, é importante avaliar cada aplicativo específico, e manter o uso em casos importantes, como o serviços de email ou apps de mensagem que você utilize para trabalho.

Para desabilitar o uso de dados em segundo plano, siga o tutorial.

Android

  1. Acesse as Configurações de seu celular;
  2. Toque em “Apps” e então selecione o aplicativo que deseja limitar;
  3. Selecione a opção “Dados móveis e Wi-Fi”;
  4. Desative a opção “Dados em segundo plano”.

iPhone

  1. Acesse os “Ajustes”;
  2. Clique em “Geral”;
  3. Então toque na opção “Atualização em 2° plano” e selecione os aplicativos que deseja desabilitar.

Limite o uso de dados

O sistema operacional Android oferece a opção de criar avisos e determinar um limite de uso. Isso é muito útil em casos no qual a operadora não interrompe o seu consumo quando o limite de seu plano é atingido, mas cobra os dados excedentes. 

Além disso, é um bom jeito de acompanhar e planejar o seu uso, já que é possível criar avisos quando se atinge determinada quantidade de dados. O processo é muito simples e rápido, e você encontra o passo a passo a seguir.

  1. Abra as Configurações de seu telefone;
  2. Selecione “Rede e Internet”
  3. Procure pela opção “Uso de dados”. Se ela não estiver aparecendo, clique primeiro em “Rede Móvel” e então “Uso de dados”;
  4. No painel “Uso de dados neste mês”, há a opção “Mais configurações de dados”;
  5. Então, é possível determinar um limite mensal de dados, a data de início do seu ciclo   lembretes de uso mensal ou diários.

Fonte: Business Insider

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

oito − 3 =